Já conhece o processo de tingimento inovador da Tintex?

A investigação no âmbito do projeto PICASSo permitiu desenvolver um processo industrial de tingimento natural, minimizando assim o impacto ambiental visto eliminar a utilização de corantes sintéticos.
 
1. Enquadramento
 
Pedro Magalhães, diretor de inovação da Tintex comenta que “a sustentabilidade é um dos pilares em que assenta a Tintex e, neste sentido, a procura de processos de tingimento mais sustentáveis faz parte da génese da nossa empresa. Consideramos assim, que o desenvolvimento e implementação industrial de um processo de tingimento natural é de elevada importância para o futuro dos processos tintoriais. 
A investigação no âmbito do PICASSo tem estado focada em dois desafios: a extração de compostos naturais, a partir de cogumelos e plantas, com base em processos eco eficientes e de fácil implementação industrial, e a compatibilidade dos compostos extraídos com substratos têxteis.
Este processo tira ainda partido da elevada biodiversidade do nosso país, aproveitada neste projeto pela parceria com empresas nacionais focadas no estudo e comercialização de plantas e cogumelos. 
Assim, para responder à necessidade da indústria têxtil, no que respeita à obtenção de compostos base natural (com potencial de coloração e antimicrobianos) para a produção de têxteis com impacto reduzido no ambiente e na saúde humana, foi criado um consórcio com complementaridade de valências constituído por empresas com experiência no setor têxtil (TINTEX) e no fornecimento de plantas (ERVITAL) e cogumelos (BIOINVITRO) e por entidades do sistema I&I (CeNTI e CITEVE), que são os dinamizadores das tarefas de I&D".
 
2. Resultados
 
O projeto apresentado permitiu à empresa o desenvolvimento de um processo industrial de tingimento natural, minimizando assim o impacto ambiental do processo de tingimento, visto eliminar a utilização de corantes sintéticos. 
 
As evoluções obtidas neste projeto permitiram ainda a obtenção de uma muito interessante e variada palete de cores através deste método mais sustentável. 
Neste momento, o projeto encontra-se nos meses finais da sua execução, e os resultados obtidos até agora apontam para a implementação deste processo a nível produtivo, com reprodutibilidade de cores e valores de solidez à luz alinhados com as referências atuais para corantes sintéticos. 
 
A expectativa da empresa prevê que, nos próximos anos, este processo garanta um aumento de 10% do seu volume de negócio.
 
Divulgação
 
“Para nós, a divulgação da empresa, é também importante na promoção da zona em que nos encontramos e que se encontra fora das regiões tradicionalmente associadas à indústria têxtil em Portugal”, comenta o responsável do projeto.
 
 
Prémio
 
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, o projeto PICASSo envolveu um investimento elegível de 816 mil euros, a que correspondeu um incentivo FEDER de 591 mil euros.
 
 
4. Mais informação
 
Tintex

16/04/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia