Hybrid Log Shield: Barreiras sustentáveis à base de troncos de madeira

Em declarações ao COMPETE 2020, Nelson Pedrosa, Diretor de Produção da Pedrosa & Irmãos fala do projeto Hybrid Log Shield - que visa desenvolver um conjunto de soluções inovadoras e altamente sustentáveis de barreiras em madeira de secção circular de baixo processamento industrial , destinadas à minimização dos efeitos do ruído de tráfego e/ou da exposição às radiações eletromagnéticas - e da estratégia de inovação da empresa em produtos da floresta.
 
Hybrid Log Shield: Barreiras sustentáveis à base de troncos de madeira para controlo de ruído e radiações eletromagnéticas
 
 
1. Enquadramento
 
O conceito de barreira acústica/eletromagnética proposto no âmbito do projeto Hybrid Log Shield baseia-se num conjunto de elementos discretos, com arranjo periódico, propondo-se a utilização de troncos de madeira para esse efeito. Este material encontra-se disponível no nosso país, por vezes com abundância excessiva (em particular de pinheiro bravo), proveniente de operações de desmatação que têm em vista a gestão da floresta, não só para propiciar um melhor desenvolvimento das árvores que não são abatidas bem como da redução e mitigação do risco de incêndio. Este é um recurso natural, abundante e renovável, mas que é, em muitos casos, inadequado para algumas aplicações correntes (p.ex. postes de eletricidade) por não possuir as dimensões adequadas para o efeito; apresenta, por isso, algumas dificuldades de aplicação prática e de introdução no mercado sem recorrer a níveis de processamento relativamente elevados e que levam a um custo muitas vezes pouco interessante. Trata-se de um recurso florestal endógeno da região, e que se pretende valorizar no âmbito do projeto.
 
 
2. Síntese
 
Os efeitos do ruído na saúde do ser humano encontram-se bem identificados, e constituem claramente um impacto significativo na população exposta. Existem disponíveis medidas de mitigação deste ruído, usadas frequentemente junto a vias de comunicação, nomeadamente barreiras acústicas. Por outro lado, a sociedade em geral tem vindo a estar mais desperta para os perigos de exposição a uma outra solicitação, designadamente a das ondas eletromagnéticas, associadas, por exemplo, a comunicações móveis. Soluções híbridas que possam conjugar a proteção a estes dois tipos de ondas não se encontram disponíveis, mas serão seguramente uma mais-valia para a sociedade, e uma aposta a considerar no futuro próximo. Pretende-se, neste projeto, o desenvolvimento de um conjunto de soluções inovadoras e altamente sustentáveis de barreiras em madeira de secção circular, de baixo processamento industrial, baseadas no conceito de cristal sónico, destinadas à minimização dos efeitos do ruído de tráfego e/ ou da exposição às radiações eletromagnéticas. Pretende-se que as soluções a desenvolver possam constituir-se como barreiras eficientes, quer do ponto de vista acústico quer do ponto de vista da radiação, podendo ser implementadas pensando apenas numa dessas componentes, mas podendo também constituir uma solução híbrida que garanta em simultâneo as duas componentes. Dado o caráter inovador e até disruptivo da tipologia de solução proposta, considera-se que o projeto poderá gerar um produto de grande interesse prático e permitir valorizar economicamente um recurso natural e renovável existente na Região Centro. Desta forma, espera-se um impacto económico muitopositivo, e considera-se como muito viável a possibilidade de internacionalização para mercados europeus, designadamente em países onde as exigências regulamentares e a consciencialização social no que respeita ao ruído e às radiações eletromagnéticas são mais intensas.
 
 
3. Testemunho de Nelson Pedrosa, Diretor de Produção da Pedrosa & Irmãos
 

>NELSON PEDROSA, Diretor de Produção da Pedrosa & Irmãos

O projeto HLS (Hybrid Log Shield) insere-se numa aposta da Pedrosa & Irmãos numa estratégia de inovação em produtos da floresta. Esta é uma área que julgamos fundamental para o país, e com potencial de criar novos produtos com valor acrescentado e passíveis de exportação, procurando os mercados internacionais. Em particular, neste projeto pretende-se desenvolver um novo conceito de barreira acústica para rodovias ou ferrovias, mas em que se junta também uma componente relacionada com a radiação eletromagnética (que serve de base às telecomunicações). A grande diferença para as soluções mais tradicionais está no caráter aberto desta estrutura, realizada à base de troncos de madeira de pequeno diâmetro dispostos periodicamente (conceito de “cristal sónico”), e com um princípio físico de funcionamento bastante diferente do habitual. Trata-se de um grande desafio para a empresa, mas também para os restantes parceiros (UC, IPL e SERQ).

>Imagem foto-realista de uma possível aplicação do conceito em desenvolvimento no projeto HLS.

O projeto tem sido desenvolvido com base em estudos de simulação e ensaios laboratoriais realizados pelos vários parceiros, tendo sido já construídos alguns protótipos a uma escala laboratorial para ensaio. Atualmente encontra-se numa fase de otimização de soluções com base no resultado das simulações e dos ensaios laboratoriais, o que nos permitirá passar à definição e construção de um protótipo à escala real, de modo a confirmar na prática os potenciais benefícios técnicos do produto.

>Preparação de elementos em fábrica pela Pedrosa e irmãos

    

>Ensaios realizados em laboratório no IPL e na UC

 O apoio do COMPETE 2020 foi fundamental para que este projeto se pudesse realizar, permitindo à empresa avançar para o desenvolvimento um produto de elevada inovação, mas que acarretava um investimento significativo. A mobilização dos recursos necessários para o desenvolvimento do projeto, e a própria parceria com as entidades do Sistema Científico e Tecnológico (UC, IPL e SERQ), apenas foi possível devido a este apoio. Para empresas como a Pedrosa & Irmãos, este tipo de apoio representa a diferença entre poder ou não avançar para o desenvolvimento de ideias e conceitos em que acreditamos, mas cuja complexidade e nível de desenvolvimento cientifico exigem um esforço muito relevante da empresa e parcerias alargadas com entidades do SCT.

 

4. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto contou com o apoio do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em copromoção, envolvendo um investimento elegível de cerca de 452 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 306 mil euros.
 
5. Links
 
 
 

06/08/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia