Bolsa de Investigação para Licenciado | FlutVibHyb

O INEGI-Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial abre concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Licenciadono âmbito do projeto  FlutVibHyb: Aperfeiçoamento das características dinâmicas e da resistência a instabilidades aeroelásticas de painéis em materiais compósitos através de nanotubos de carbono e de fibras de carbono curvilíneas, co-financiado pelo FEDER, através do COMPETE 2020.

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 25 de setembro a 9 de outubro 2020. 

Requisitos de admissãoEstudantes inscritos em mestrado integrado em Engenharia Mecânica. São condições preferenciais para a avaliação dos candidatos conhecimentos adequados ao desenvolvimento das atividades descritas no ponto 2, incluindo: i. conhecimentos sobre vibrações de sistemas mecânicas; ii. conhecimentos sobre mecânica dos sólidos e de estruturas; iii. conhecimentos fundamentais de análise matemática e de álgebra; iv. línguas Portuguesa e Inglesa: prioridade elevada, nível Bom; v. intenção de realizar a dissertação de mestrado no âmbito desta bolsa.

Plano de trabalhosAplicação de métodos de otimização para determinar trajetos de fibras curvilíneas que maximizem frequências naturais de painéis. O trabalho incidirá inicialmente sobre placas; se a execução o permitir, cascas serão também analisadas. Serão utilizados elementos finitos do tipo p previamente desenvolvidos. O plano de trabalhos inclui as seguintes tarefas: i. revisão bibliográfica; ii. implementação de métodos de otimização para maximizar frequências naturais de painéis, regime linear; iii. aplicação dos métodos implementados a modos naturais de vibração de flexão e a modos de membrana; iv. procurar trajetos de fibras que maximizem o efeito “hardening spring” (aumento da rigidez com a amplitude de vibração) em regime não linear.

Local de TrabalhoOs trabalhos decorrerão nas instalações do INEGI e FEUP, no Porto.

Duração da bolsaDuração até 10 meses, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto; início da bolsa previsto para outubro de 2020.

25/09/2020 , Por COMPETE 2020