Bolsa de Investigação para Licenciado | ECOBiB

O Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Universidade do Minho abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI2-CBMA/ECOBIB/2020) no âmbito do projeto ECOBiB - Eco-Innovative Bag in Box Solutions, código da operação: POCI-01-0247-FEDER-033997, financiado Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e pelo Portugal 2020.            

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 6 a 19 de outubro de 2020.

Requisitos de admissãoAs principais tarefas do projeto são: 4.1 Implementação da metodologia ACV em produtos e processos selecionados 4.2 Implementação de metodologia de avaliação da pegada de carbono, hídrica e ecológica em produtos e processo selecionados 4.3 Implementação de planos de certificação ambiental e de comunicação do desempenho ambiental e de sustentabilidade de produtos e processos selecionados.

Plano de trabalhosO presente trabalho tem como objetivo numa primeira fase o estudo da estrutura hierárquica e da molhabilidade das faces de folhas e pétalas das plantas selecionadas, seguida da triagem das amostras com efeito(s) superhidrofóbico(s) mais importante(s). Numa seguinte fase realizar-se-á a síntese de filmes, através de ”solvent-casting” ou “spin-coating”, de filmes hidrofóbicos híbridos orgânicos-inorgânicos ou filmes de biopolímeros. Por último, produzir-se-ão réplicas sintéticas das folhas e pétalas das plantas mais superhidrófobicas através da impressão, via moldagem, da rugosidade superficial destas em filmes híbridos ou filmes de biopolímeros optimizados.

Local de TrabalhoCentro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) e Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S), Universidade do Minho.

Duração da bolsaDuração de 3 meses, com início previsto em novembro 2020, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) (https:/www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro), O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao encerramento do projeto - 31 de agosto de 2021.

 

06/10/2020 , Por COMPETE 2020