Bolsa de Investigação para Mestre | i4REV

O Departamento de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação – Mestre no âmbito do projeto, i4REV - Desenvolvimento de Revestimentos Nanoestruturados, com a referência POCI-01-0247-FEDER-042783, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e pelo Portugal 2020, Gerido pela Agencia Nacional de Inovação.

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 14 a 29 de outubro de 2020.

Requisitos de admissãoMestrado em Física ou Mestrado Integrado em Engenharia Física, Engenharia de Materiais, ou áreas afins, com conhecimentos em processamento e caracterização de filmes finos.

Plano de trabalhosOrientado à indústria automóvel, o projeto i4REV pretende desenvolver novos revestimentos nanoestruturados que possam conferir funcionalidades avançadas a peças poliméricas e de vidro. Principais objetivos: 1. Estudo e desenvolvimento de um novo processo, pela combinação de materiais em estrutura multicamada, para desenvolvimento de revestimentos multifuncionais em substratos poliméricos e de vidro 2. Melhorar a durabilidade, caracterizada pela boa adesão e performance, dos revestimentos atualmente aplicados, nomeadamente quando aplicados em plásticos e na superfície da totalidade da volumetria da peça (revestimento na totalidade de uma superfície 3D) 3. Estudo e caracterização das propriedades morfológicas, físico-químicas e óticas dos filmes funcionais e nanoestruturados desenvolvidos e qual o seu efeito sobre as propriedades de superfície desejadas. 4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Cientifica); alterada pelo Decreto-Lei 202/2012 de 27 de agosto, pela Lei nº 12/2013 de 29 de janeiro de 2013, pelo Decreto-Lei n.º 89/2013, de 9 de julho, e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019 de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – em vigor https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamentos.phtml.pt.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no Centro de Física da Universidade do Minho,em Azurém.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 6 meses, eventualmente renovável até ao máximo de 28 meses, nunca podendo ultrapassar o limite da duração do projeto, com início previsto em novembro 2020.

07/10/2020 , Por COMPETE 2020