Isto é Matemática

 

Projeto: 5 Minutos de Matemática

Promotor: Sociedade Portuguesa de Matemática

Investimento Elegível: € 386.942,26 

Incentivo: € 267.760,79 

Aceda à síntese do projeto 

2013

Prémios Autores

Melhor programa de entretenimento
2013

Prémio Ciência Viva Montepio

Media
2013

VerCiência

Homenagem Especial

 

O projeto “5 Minutos de Matemática” pretende mostrar como a matemática está presente no dia-a-dia de todos, e como é imprescindível mesmo nas tarefas mais simples. O "Isto é Matemática" é um programa inovador, conduzido por um professor universitário, Rogério Martins, num registo informal e dinâmico, que mostra de forma clara como a matemática faz parte de tudo aquilo que nos rodeia.

 

 

Os programas até agora difundidos abordaram assuntos muito específicos da matemática (como o número Pi, os paradoxos, as elipses, as probabilidades, entre outros) adaptados a situações particulares do quotidiano. Na maioria dos episódios são lançados, inicialmente, um "teaser" (em muitos casos não chega a ser propriamente uma charada) que acaba por ser descortinado no final do programa.

 

Prémios

2013 | "Prémios Autores" - Melhor programa de entretenimento

Estes galardões premeiam a cultura em Portugal.

2013 | "Prémios Ciência Viva Montepio" - Categoria MEDIA

Estes prémios pretendem contribuir para o reconhecimento e estímulo do esforço individual e coletivo na promoção da cultura científica e tecnológica.

2013 | "Ver Ciência" - Homenagem Especial

A VerCiência 2013 é uma mostra que promove a divulgação de programas televisivos sobre ciência produzidos em todo o mundo e a discussão de estratégias de divulgação científica junto do grande público, através da televisão e de outros meios audiovisuais.

 

Mais detalhes: Prémio Ciência Viva Montepio nos Media 2013 | Homenagem Especial VerCiência 2013

 

Curiosidades

Curiosidades: O ‘Isto é Matemática’, na sua oitava série, é promovido pela Sociedade Portuguesa de Matemática e transmitido na SIC Notícias e SIC Internacional, com o apoio da Fundação Vodafone Portugal.

Além da transmissão televisiva, o ‘Isto é Matemática’ tem sido usado nas salas de aula como material didático, não só em Portugal mas também no Brasil e em El Salvador. A sua primeira série foi traduzida para Inglês pela European Mathematical Society, e disponibilizada no portal mathematics-in-europe.eu

25/01/2016 , Por Célia Pinto