4 Bolsas de Investigação para Mestre | CLEVER

A Universidade de Aveiro abre concurso para atribuição de 4 Bolsas de Investigação para Mestres em Ciência e Engenharia de Materiais ou em áreas afins, no âmbito do projeto  CLEVER: Desenvolvimento de garrafas de vidro branco e transparente capazes de preservar a qualidade da cerveja, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 30 de janeiro a 10 de fevereiro de 2023.

Requisitos de admissão (requisitos cumulativos e sob risco de exclusão):

- Estudantes inscritos em curso avançado na Universidade de Aveiro;

- Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais ou em áreas afins;

- Média de mestrado mínima de 14 valores.

Requisitos preferenciais

- Experiência laboratorial em área relevante para o projeto;

- Domínio oral e escrito da língua portuguesa e da língua inglesa.

Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e da alínea e) do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei n. º 60/2018, de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação.

Plano de trabalhosOs candidatos selecionados desenvolverão desenvolver trabalho experimental no contexto das tarefas a seguir especificadas:

BI-1 – Investigação e desenvolvimento de revestimentos transparentes em vidro branco para bloquear a radiação – Hidrofobização dos revestimentos com dots de carbono

BI-2 – Investigação e desenvolvimento ao nível da massa vítrea no fabrico do vidro branco para bloquear a radiação – Estudo de potenciais iões polivalentes para controlar a razão redox do ião cério (III)/ cério (IV);

BI-3 - Investigação e desenvolvimento ao nível da massa vítrea no fabrico do vidro branco para bloquear a radiação – Estudo da reação redox do ião cério (III)/cério (IV) nomeadamente na formação de bolhas de O2 e reações com o refratário.

BI-4 – Investigação e desenvolvimento na área da vitroceramização de vidros – cristalização de nanopartículas no seio da massa vítrea.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica das Professoras Doutoras Paula Maria Vilarinho, Maria Helena Fernandes e Paula Ferreira.

Duração da bolsaA bolsa terá à duração de 3 (três) meses, com início previsto em março de 2023, podendo ser renovável até ao limite do prazo de execução do projeto.

 

30/01/2023 , Por COMPETE 2020