Bolsa de Investigação para Mestre | Bioinformática, Ciências ou Engenharia

O Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (Compete2020), Programa Operacional Regional de Lisboa (Lisboa 2020) e Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve2020), através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito projeto “GenomePT: Laboratório Nacional de Sequenciação e Análise de Genomas”. 

Período da candidatura: 29 de janeiro a 11 de fevereiro de 2020.

Destinatários: 

- Titular do grau de Mestre em área de Bioinformática, Ciências ou Engenharia, com inscrição válida em Doutoramento;

- Experiência de utilização de sistemas operativos com interface de linha de comandos, nomeadamente baseados em Unix.

- Conhecimentos de programação e “scripting”.

- Experiência na análise bioinformática de dados de microarrays e/ou sequenciação de próxima geração.

- Conhecimentos de criação de imagens Docker e administração de “contentores” Docker.

- Excelente conhecimento de Inglês escrito e oral.

Plano de trabalhos: 

- Desenvolvimento de “pipelines” de análise bioinformática de dados de genómica gerados por plataformas de microarrays e sequenciação de próxima geração e respectiva containerização com Docker.

- Elaboração de um manual de boas práticas na criação de imagens Docker para partilha pública de software de análise de dados de genómica.

- Estabelecimento, gestão e manutenção de repositório de imagens Docker anotadas para utilização pela Infraestrutura Nacional, assim como do respectivo interface de acesso.

Local de Trabalho:  O trabalho será desenvolvido num dos seguintes laboratórios do iMM: Imunodeficiências Humanas & Reconstituição Imunitária, Microbiologia Molecular e Infeção, Regulação de Linfócitos, Transcritómica de Doença.

Duração da bolsa: 12 (doze) meses em regime de exclusividade, eventualmente renovável, não excedendo o período de elegibilidade do projeto, previsto terminar em 31.05.2021.

29/01/2020 , Por COMPETE 2020