Bolsa de Investigação para Licenciado/Mestre| Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas Bolsas de Investigação no âmbito do projeto Easy Ride: Experience is everything, cofinanciado pelo FEDER através do COMPETE 2020.

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 26 de março a 09 de abril de 2020.

Destinatários da bolsa e requisitos de Admissão: Os candidatos deverão possuir, à data de candidatura, o grau de Licenciado/Mestre em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação, Sistemas de Informação ou áreas afins. À data da respetiva contratação, deverão os candidatos comprovar a inscrição em um dos seguintes cursos:

- Doutoramento (na área ou área afim à solicitada em edital);

- Mestrado/Mestrado Integrado (na área ou área afim à solicitada em edital);

- Licenciados ou Mestres inscritos em cursos não conferente de grau académico, integrado no projeto educativo de uma instituição do ensino superior, na área ou área afim à solicitada em edital (por ex.: pós-graduações, estudos avançados, formação especializada).

Será dada prioridade a candidatos com conhecimentos consolidados em Análise Inteligente de Dados (e.g., Deep Forward Neural Networks, Computação Evolucionária), tecnologias de bases de dados, ambiente de programação R e Python, participação em projetos de I&D e escrita de artigos científicos na área da Análise Inteligente de Dados.

Será dada preferência a candidatos com grau de Mestre (estudantes de doutoramento, Mestres inscritos em Mestrados ou Mestres inscritos em cursos não conferentes de grau). Só serão contratados candidatos com grau de Licenciado (estudantes de doutoramento, estudantes de Mestrado ou Mestrado Integrado ou inscritos cursos não conferentes de grau académico) caso não se candidatem Mestres, ou no caso de se candidatarem, que estes últimos não sejam da área de formação pretendida e/ou não possuam conhecimentos consolidados que se refere acima.

Plano de trabalhosO plano de trabalhos insere-se no Sub-Projeto de ID&T 4 - “Intelligent Cockpit” na linha “Sistema de deteção de anomalias a partir de fusão sensorial no interior de um veículo”, no perfil “Msc Ciência de Computadores” (perfil 174), nas atividades/tarefas associadas ao período concernente ao decurso efetivo da bolsa de investigação, que passam pelo desenvolvimento da componente analítica para a deteção de anomalias a partir de dados oriundos de múltiplos sensores; desenvolvimento de um sistema computacional para simular, testar e configurar os modelos analíticos de deteção de anomalias.

Este contexto de investigação e abordagem metodológica é a adequada para a concretização da dissertação de mestrado, no caso de candidatos inscritos em cursos de 2º ciclo, como Mestrados ou Mestrados Integrados, ou em Cursos de Doutoramento, para o desenvolvimento da tese doutoral.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido Centro de Investigação ALGORITMI da Universidade do Minho – Campus Azurém.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em 27 de abril de 2020. O contrato de bolsa será eventualmente renovável, no caso de estudantes de mestrado até dois anos e no caso de estudantes inscritos em doutoramento até quatro anos. Em nenhuma situação as bolsas poderão ultrapassar o limite máximo da duração do projeto e/ou da legislação aplicável.

26/03/2020 , Por COMPETE 2020