Bolsa de Investigação para Mestre | BioLam

O Instituto Superior Técnico abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto “BioLam – Development of Eco-Efficient Bio-Based Carbon Fibre Laminates for Structural Strengthening and Rehabilitation”, POCI-01-0247-FEDER-039769, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC).

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 26 de março a 9 de abril de 2021.

Requisitos de admissão: - Ser mestre em engenharia civil (ou área afim) e estar inscrito em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D;

- Não exceder, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de dois anos nesta tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados.

Plano de trabalhos: O candidato selecionado deverá desenvolver as seguintes atividades no âmbito do projeto BioLam: (i) avaliar o potencial de diferentes abordagens possíveis para a obtenção de bio-resinas termoendurecíveis, nomeadamente utilizando biomassa proveniente de madeira liquefeita para obter resinas fenólicas; (ii) desenvolver em laboratório e aferir experimentalmente bio-resinas de elevado potencial; (iii) produzir provetes e protótipos de laminados em CFRP (laminados reforçados com fibra de carbono) e realizar a sua caracterização laboratorial mecânica e física; (iv) avaliar experimentalmente a aplicação dos laminados desenvolvidos no reforço de estruturas de betão armado; (v) redigir relatórios e artigos científicos relativos às atividades desenvolvidas.

Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS) do Instituto Superior Técnico.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em abril de 2021. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 6 meses.

26/03/2021 , Por COMPETE 2020