Bolsa de Investigação para Mestre | Engenharia Química

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto SunStorage - Recolha e armazenamento de energia solar, financiado pelo FEDER através do COMPETE 2020.

Período da candidatura: 15 de Novembro de 2019 a 28 de Novembro de 2019.

Requisitos de Admissão: Os(as) candidatos(as) deverão possuir formação na área científica, com mestrado nas áreas da Engenharia Química, ou da Química, ou em alternativa em áreas afins, com experiência prévia em redução de dióxido de carbono dissolvido em líquidos iónicos, preferencialmente a alta pressão.

Plano de trabalhos: No âmbito do projecto será desenvolvido um processo para converter dióxido de carbono em CO e/ou metanol. Serão desenvolvidos e testados diferentes catalisadores para processos homogéneos e heterogéneos de redução do CO2. O processo será monitorizado, através de cromatografia gasosa (GC-FID e GC-MS) e RMN dos líquidos iónicos. O trabalho também incluirá a síntese de líquidos iónicos para serem testados como eletrólitos nos processos. Todos os compostos preparados serão caracterizados por técnicas espectroscópicas (RMN, FTIR, Massa, analise elementar). Os sistemas catalíticos mais promissores serão testados em processos de electro redução do CO2. No âmbito do projeto pode ser possível testar protótipos laboratoriais com vista à otimização do seu desempenho como sistemas de armazenamento de energia solar.

Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido no LAQV-REQUIMTE, Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em Dezembro de 2019.

15/11/2019 , Por COMPETE 2020