Bolsa de Investigação para Mestre | UP4REHAB

O Instituto politécnico de Bragança abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em  Ciências Agrárias, Ambientais ou área afim, no âmbito do projeto  Unidade de Paisagem para o Restauro de Habitats - UP4REHAB, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 1 a 14 de fevereiro de 2023.

Requisitos de admissão: Os candidatos deverão possuir o grau de Mestre em Ciências Agrárias, Ambientais ou área afim, com formação de base e interesse na temática da Gestão e Conservação dos recursos Solo e Água, e ter experiência em trabalho de campo (colheita de amostras de solo, monitorização de processos erosivos, avaliação de biomassa vegetal) e laboratorial (análises físicas e químicas do solo), bem como em tratamento de dados e em sistemas de informação geográfica. Os candidatos deverão ainda (i) estar inscritos num programa de Doutoramento em área de interesse para o projeto ou (ii) num curso não conferente de grau académico de uma instituição de ensino superior.

Plano de trabalhos: - Implementação de ações de melhoramento dos solos, na área de intervenção, através da instalação de culturas de cobertura, ricas em leguminosas e de técnicas de bioengenharia em áreas com evidências de processos erosivos;

- Gestão eficaz dos matos mediterrânicos com foco na redução do risco de erosão, e na conservação/aumento do teor da matéria orgânica e do armazenamento de carbono no solo;

- Monitorização e avaliação de indicadores da qualidade do recurso solo;

- Comunicação, sensibilização e partilha de conhecimento e fornecimento de informação de gestão relevante, alicerçado numa estratégia de proximidade e extensão rural.

Objetivos:

1. Implementar técnicas, na área de intervenção, que promovam a conservação do solo e a melhoria da sua qualidade, designadamente o aumento do teor de matéria orgânica do solo;

2. Instalar no terreno equipamentos e dispositivos de medição de erosão do solo;

3. Quantificar processos edáficos, hidrológicos e erosivos na área de intervenção;

4. Produzir cartografia relativa à área de intervenção;

5. Partilhar informação, conhecimento e boas práticas com as populações locais gestoras do território.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido em O trabalho será desenvolvido no Instituto politécnico de Bragança (IPB), Centro de Investigação de Montanha (CIMO), sob a orientação científica de Felícia Fonseca.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração inicial de 10 meses, com início previsto em 01/03/2023 (com possibilidade de renovação até um máximo de 12 meses, incluindo o período inicial).

 

02/02/2023 , Por COMPETE 2020