Bolsa de Investigação para Mestre | Engenharia Mecânica

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto FlutVibHyb "Aperfeiçoamento das características dinâmicas e da resistência a instabilidades aeroelásticas de painéis em materiais compósitos através de nanotubos de carbono e de fibras de carbono curvilíneas", financiado por fundos FEDER através do COMPETE 2020.

Período da candidatura: 03 a 16 de outubro de 2019.

Requisitos de AdmissãoMestrado em Engenharia, Civil, Física ou afins. É condição preferencial na avaliação o candidato deter médias finais de licenciatura e de mestrado, ou de mestrado integrado, iguais ou superiores a 14 valores. São também condições preferenciais para a avaliação dos candidatos: I. conhecimentos sobre vibrações (sistemas com 1 grau de Liberdade, n graus de liberdade e sistemas contínuos); II. conhecimentos sobre placas e cascas; III. conhecimentos sobre métodos de aproximação úteis para analisar vibrações de estruturas (como os métodos de Galerkin, de Rayleigh-Ritz e dos elementos finitos); IV. conhecimentos sobre análise modal experimental; V. intenção de inscrição em programa doutoral adequado; VI. línguas Portuguesa e Inglesa: prioridade elevada, nível Bom.

Plano de trabalhosModelação, análise teórica e experimental de vibrações de vigas e placas em materiais compósitos híbridos. Análise de vibrações de vigas e de placas em materiais compósitos híbridos, nos quais uma matriz (resina) é reforçada com nanotubos de carbono (CNTs) e com fibras de carbono: - realizar análises experimentais; - verificar e adaptar modelos teóricos para vibrações de vigas e placas em materiais compósitos híbridos; - investigar o efeito dos CNTs e da orientação das fibras nas frequências naturais, nas razões de amortecimento, nas formas naturais de vibração e nas funções de resposta em frequência.

Local de Trabalho: INEGI-Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial - Porto

Duração da bolsaDuração de 6 meses, eventualmente renovável até ao término de projeto (21 de julho de 2021), início previsto para outubro de 2019.

03/10/2019 , Por COMPETE 2020