Bolsa de Investigação para Licenciado | CLEVER

A Universidade de Aveiro abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado em Ciência e Engenharia de Materiais ou em áreas afins, no âmbito do projeto  CLEVER: Desenvolvimento de garrafas de vidro branco e transparente capazes de preservar a qualidade da cerveja, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 30 de janeiro a 10 de fevereiro de 2023.

Requisitos de admissão: Estudantes titulares do grau de licenciado numa temática relevante para o projeto, com classificação final igual ou superior a 12 valores em 20 valores, inscritos num programa ou curso de doutoramento que não confira grau académico.

Requisitos preferenciaisExperiência em um tema relevante para o projeto. Interesse e motivação para atividades de I&D; Proficiência na língua portuguesa e inglesa. Bom relacionamento interpessoal, comunicação e trabalho em equipe, atuação proativa.

Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e da alínea e) do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei n. º 60/2018, de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação.

Plano de trabalhosO candidato selecionado desenvolverá um trabalho experimental no âmbito da tarefa especificada abaixo:

- Pesquisa e desenvolvimento ao nível da massa vítrea na fabricação de vidro branco para bloquear a radiação - Estudo do equilíbrio da reação redox do íon cério (III)/cério (IV) de acordo com o tipo de vidro.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será realizado no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro / Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC) da Universidade de Aveiro, sob orientação científica da Doutora Paula Ferreira (BI-1 e BI-2), Profª Maria Helena Fernandes (BI-3 e BI-4) e Professora Paula M. Vilarinho (BI-2 , BI-3 e BI-4).

Duração da bolsaA duração da bolsa será de 3 meses, com início em março de 2023, podendo ser renovada até o limite máximo do financiamento aprovado. Em caso algum deve ultrapassar os limites definidos nos n. 3º e 4º do artigo 6º, do Regulamento nº. 950/2019, de 29 de novembro, publicado em Diário da República, n. 241, Série II, de 16 de dezembro (Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P.).

30/01/2023 , Por COMPETE 2020