Bolsa de Investigação para Mestre | E-NOx

Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto abre concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto  E-NOx: Valorização de correntes de N2O e NOx em reações de oxidação através de processos eletroquímicos, co-financiado pelo FEDER, através do COMPETE 2020.

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 11 a 24 de setembro de 2020.

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a este concurso, os candidatos que reúnem cumulativamente os seguintes requisitos:

- Ser estudante inscrito num doutoramento na área de Engenharia Química, requisito a ser devidamente comprovado no ato de contratação.

e

- Ser detentor do grau de Mestre em Engenharia Química

Plano de trabalhos

1) sintetizar e otimizar materiais de cátodo por forma a serem utilizados adequadamente num dispositivo eletroquímico de redução de N2O e NOx. Os materiais utilizados no cátodo, para além de oferecerem elevada atividade eletrocatalítica, devem ainda apresentar elevada condutividade elétrica, compatibilidade química com os outros componentes da célula eletroquímica, microestrutura controlada (porosidade adequada), estabilidade química bem como um coeficiente de expansão térmica adequados para o manuseamento e fabrico do mesmo. Desta forma, o objetivo deste trabalho está focado no desenvolvimento de um cátodo que preencha estes requisitos

2) A combinação do conhecimento obtido nas  tarefas anteriores permitirá a preparação de uma única célula (MEA), constituída por eletrólito e elétrodos que permitirá o tratamento simultâneo de N2O, NOx e produção de NO. Será ainda avaliado o desempenho eletroquímico da célula desenvolvida, nomeadamente a sua eficiência elétrica e a seletividade do produto em função da temperatura, através de espectroscopia de impedância e cromatografia gasosa.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em setembro de 2020, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto.

11/09/2020 , Por COMPETE 2020