Bolsa de Investigação para Doutorado | ReinventO

A Faculdade de Motricidade Humana abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Doutorado em Cinesiologia, Exercício e Saúde, Engenharia Biomédica, Fisioterapia com tese na especialidade de Biomecânica, no âmbito do projeto ReinventO: Reinvent the way we build custom made Orthosis, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto até 3 de junho 2022.

Requisitos de admissão: a) Possuir um Doutoramento em Cinesiologia, Exercício e Saúde, Engenharia Biomédica, Fisioterapia com tese na especialidade de Biomecânica.

b) Ter domínio técnico das técnicas de análise fundamental do movimento para a realização de estudos em biomecânica do movimento humano, nomeadamente Análise Computadorizada do Movimento Humano 3D.

c) Domínio de modelagem de multicorpos rígidos e dinâmica inversa, domínio de uso e análise de EMG, sendo considerado fator relevante a experiência em modelagem de músculo esquelético em plataformas OpenSim.

Plano de trabalhosa) realizar as coletas experimentais de análise clínica do movimento computadorizado utilizando o sistema Qualisys QTM e modelagem biomecânica em Visual 3D testando o efeito agudo do uso de órteses desenvolvidas por fabricação rápida (reinvenção) VS órteses convencionais.

b) Testar as propriedades psicométricas (precisão, confiabilidade e responsividade) do protocolo de avaliação da análise clínica do movimento estabelecido em b. Testar a validade e confiabilidade de um sistema de captura de movimento 3D sem marcadores (tarefa 5) para pacientes caracterizados por movimento pendente do pé.

c) Prever padrões de movimento pós-tratamento (reinventar órteses) com base em resultados simulados do modelo SS-MSK desenvolvido em (1) e análise funcional pré-tratamento. As simulações serão validadas comparando o resultado previsto com os dados da análise da marcha pós-tratamento medidos experimentalmente.

Local de trabalho e orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Laboratório de Biomecânica da Faculdade de Motricidade Humana, localizado na Estrada da Costa, 1499-002 Cruz Quebrada, Portugal, sob a orientação científica do Professor Doutor António Prieto Veloso.

Duração da bolsaA Bolsa de Investigação terá a duração de 8 meses e não poderá ultrapassar a data final do financiamento atribuído no projeto de I&D POCI-01-0247-FEDER-040021, previsto para 31 de Janeiro de 2023. A duração máxima do contrato a ser estabelecida entre a Faculdade de Motricidade Humana e o candidato selecionado estão inteiramente vinculados à duração do projeto ao abrigo do qual a bolsa foi atribuída, não podendo exceder a duração do financiamento do projeto.

20/05/2022 , Por COMPETE 2020