Bolsa de Investigação para Mestre | Engenharia Mecânica

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma bolsa de investigação no âmbito do projeto de I&D  “Freetilizer: Desenvolvimento de um novo equipamento de conversão enzimática para obtenção de um corretivo orgânico a partir de subprodutos alimentares”, financiado pelo FEDER através do COMPETE 2020. 

Período da candidatura: 27 de março 2020 a 09 de abril 2020.

Destinatários da bolsaMestre em Engenharia Mecânica.

Plano de trabalhosPretende-se que o candidato tenha apetência para a realização de trabalho de investigação, sendo responsável pela conceção técnico-científica do equipamento, tendo que interligar-se com os contributos, quer da equipa interna da PIPEMASTERS, seja em matéria de projeto, de construção e ou da qualidade, seja da equipa externa da UCP. Terá um papel fundamental na endogeneização de todo o conhecimento que seja gerado ao nível dos subprodutos alimentares e seu potencial de valorização, com a lógica de os passar à prática, para um equipamento eficiente, eficaz e com potencial de comercialização, seja a nível nacional, seja internacional. Ao nível do projeto, a sua intervenção será, assim, focada na definição das principais fases do processo de conversão e na definição de processo de conversão enzimática, tanto ao nível do pré-tratamento dos subprodutos alimentares, como na adaptação do processo de conversão enzimática ao tratamento dos subprodutos alimentares. Será responsável pela atividade 4 de projeto de protótipo de equipamento de conversão enzimática, em todas as suas componentes. Acompanhará, posteriormente, a construção de protótipo de conversão enzimática e os testes de conversão enzimática em instalação protótipo e a consequente avaliação técnica, económica e ambiental. Terá uma participação ativa na divulgação de cariz mais científico dos resultados do projeto, com especial enfoque na elaboração de artigos científicos e na participação em congressos científicos.

Local de TrabalhoAs funções serão exercidas nas instalações da PIPE MASTERS - Serviços de Soldadura e Manutenção Industrial, Lda., em Amorim, concelho de Póvoa de Varzim, distrito de Porto.

Duração da bolsaA bolsa tem início previsto para abril de 2020, com duração de 1 ano (12 meses), em regime de exclusividade, caso também esteja inscrito em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvidos em associações ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D., possivelmente renovável.

27/03/2020 , Por COMPETE 2020