Bolsa de Investigação para Licenciado ou Mestre | cLabel+

A Universidade de Aveiro abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado ou Mestre em  Química, Química de Alimentos, Biotecnologia, Bioquímica ou áreas afins, no âmbito do projeto  cLabel+: Alimentos inovadores clean label naturais, nutritivos e orientados para o consumidor, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 3 a 16 de fevereiro de 2023.

Requisitos de admissão: Candidatos com grau de Mestre/Licenciado preferencialmente com média final igual ou superior a 14 (catorze) valores e preferencialmente com média final de mestrado igual ou superior a 16 (dezasseis) valores ou média de mestrado preferencialmente de 15 ( quinze) valores (os candidatos ao grau de Licenciatura não carecem de grau de mestre), inscritos em programa de doutoramento (para os candidatos ao grau de Licenciatura a respetiva inscrição tem de ser em curso de mestrado) nas áreas de Química, Química Alimentar, Biotecnologia, Bioquímica ou áreas afins ou inscritos em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo da Universidade de Aveiro e/ou desenvolvidos em associação ou cooperação com uma ou mais unidades de investigação.

Será dada preferência a candidatos com o grau de mestre e só serão admitidos candidatos com o grau de licenciado se os candidatos com o grau de mestre não se candidatarem, ou caso se candidatem, não sejam da área de formação exigida e/ou não tenham a experiência exigida na chamada.

Será dada preferência a candidatos com experiência em tecnologia de alta pressão hidrostática e na operacionalização de equipamentos de alta pressão, sendo também valorizados os conhecimentos em técnicas de análise alimentar.

Se o diploma tiver sido emitido por uma instituição de ensino superior estrangeira, deve ser reconhecido por uma instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico do reconhecimento de graus universitários e diplomas do ensino superior, emitidos por instituições de ensino superior estrangeiras, e a alínea e) do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei nº. 60/2018, de 3 de agosto, e todas as formalidades nela previstas devem ser cumpridas na data do ato de contratação.

Plano de trabalhosO plano de trabalho visa valorizar produtos alimentícios nutritivos por meio de seus macronutrientes para alcançar um posicionamento clean label dos produtos finais a serem desenvolvidos. As proteínas exibem propriedades tecnológicas e funcionais que podem ser modificadas por meio de processos físicos diferenciadores, como a tecnologia de alta pressão (HPP), conferindo-lhes textura e propriedades (por exemplo, solubilidade e capacidade de retenção de água) que influenciam suas características reológicas e sensoriais. Assim, será objetivo realizar tarefas relacionadas com a texturização por alta pressão hidrostática de produtos cárneos, nomeadamente fiambre, bacon e peito de peru (da Empresa Primor), bem como a modulação por HPP da textura de proteínas vegetais que são utilizadas como análogos de carne. O plano de trabalho inclui também a divulgação científica e técnica relacionada com as tarefas desenvolvidas.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, na Unidade de Investigação LAQV-REQUIMTE, sob a coordenação científica do Dr. Jorge Saraiva.

Duração da bolsaA bolsa tem início a 1 de março de 2023 e poderá ter a duração máxima de 4 (quatro) meses, sem renovação, caso o Projeto em que se insere seja prorrogado até ao final de junho de 2023. Caso o Projeto não seja prorrogado, terminando em maio de 2023, a bolsa terá duração máxima de 03 (três) meses Se por algum motivo a bolsa não puder ser iniciada no dia 1º de março de 2023, ela terá apenas a duração de meses desde a data de seu início até o final do período Projeto pelo qual é financiado (“cLabel+: Alimentos inovadores, naturais, nutritivos e voltados para o consumidor, clean label, com referência POCI-01-0247-FEDER-046080), mas terá que ter duração mínima de 03 (três) meses.

03/02/2023 , Por COMPETE 2020