Bolsa de Investigação para Licenciado ou Mestre | S4Plast

Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado ou Mestre em  engenharia, energia, sustentabilidade ou áreas afins, no âmbito do projeto  S4Plast: Sustainable Plastics Advanced Solutions, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 3 a 16 de fevereiro de 2023.

Requisitos de admissão: Mestrado ou Licenciatura em engenharia, energia, sustentabilidade ou áreas afins. Inscritos num curso de doutoramento ou mestrado numa instituição de ensino superior portuguesa, ou num curso de grau não académico. 

Conhecimentos em avaliação do ciclo de vida, ecodesign ou áreas afins, preferencialmente demonstrados pela (co-)autoria de artigos científicos publicados em revistas indexadas na Web of Science (WoS).

Será dada preferência a candidatos com o grau de Mestre e só serão admitidos candidatos com o grau de Bacharel se não se candidatarem candidatos com o grau de Mestre, OU, caso se candidatem, estes últimos não se enquadrem na área de formação pretendida e/ou careçam a experiência acima referida.

Os “Cursos não conferentes de grau académico” devem estar relacionados com o tipo de atividade da bolsa de investigação. “Cursos não conferentes de grau académico” são os cursos referidos na alínea e) do nº 3 do artigo 4º do Decreto-Lei nº. 74/2006, de 24 de março, na redação atual, desde que sejam desenvolvidos em associação ou cooperação entre a instituição de ensino superior e uma ou mais unidades de I&D, de acordo com o disposto na alínea e) do artigo 3.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

Embora os beneficiários devam estar inscritos num ciclo de estudos conducente à atribuição de grau académico ou num curso não conferente de grau académico, no momento da candidatura não é necessário que o candidato tenha feito tal inscrição, e comprovativo de inscrição deverá ser apresentado até a contratualização da bolsa. Aos candidatos apenas é exigido o cumprimento dos requisitos de inscrição na oferta formativa. Havendo candidatos já matriculados (inclusive frequentando curso), concorrem em pé de igualdade com os não inscritos.

Plano de trabalhosEsta bolsa visa desenvolver trabalhos de investigação no âmbito do projeto para:

- Colaborar na realização de estudos de Avaliação do Ciclo de Vida e ecodesign.

- Participar de reuniões com empresas e parceiros envolvidos no projeto, bem como na coleta de dados.

- Colaborar na preparação de publicações científicas e relatórios dos projetos.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, sob a orientação científica do Professor Fausto Miguel Cereja Seixas Freire e da Doutora Carla Abreu Rodrigues.

Duração da bolsaCinco (5) meses, não se estendendo além da data final do projeto (30-06-2023). A bolsa pode ser renovada por períodos adicionais até à duração máxima do projeto ou da bolsa para a qual o candidato foi selecionado.

 

03/02/2023 , Por COMPETE 2020