Bolsa de Investigação para Licenciado | S4Plast

A Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Mecânica, Engenharia Industrial e Áreas Afins, no âmbito do projeto S4Plast: Sustainable Plastics Advanced Solutions, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 21 de setembro a 4 de outubro 2022.

Requisitos de admissão: Detentores do grau de licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Mecânica, Engenharia Industrial e Áreas Afins. Os candidatos deverão estar inscritos em mestrado ou em um curso adequado não conferente de grau. Conhecimentos no desenvolvimento de software para sistemas industriais. Bons conhecimentos em ferramentas informáticas para o desenvolvimento de software para sistemas industriais. Elevada autonomia, forte motivação para o trabalho em equipa, vontade de aprender, de criar novo conhecimento e de se envolver no projeto.

O curso não conferente de grau académico deverá estar relacionado com o tipo de atividade da bolsa.

Consideram-se «Cursos não conferentes de grau académico» os cursos a que se refere a alínea e) do n.º 3 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, desde que desenvolvidos em associação ou cooperação entre a instituição de ensino superior e uma ou várias unidades de I&D, de acordo com o previsto na alínea e) do Artigo 3.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT.

Ainda que os(as) destinatários(as) tenham de estar inscritos num ciclo de estudos conducente à atribuição de grau académico ou em curso não conferente de grau académico, não é exigido no momento da candidatura que o candidato(a) tenha efetuado essa inscrição prévia, sendo que a prova de inscrição deve ser efetuada até à contratualização da bolsa. Aos candidatos apenas é exigido que cumpram os requisitos para se virem a inscrever na oferta formativa. Se existirem candidatos já inscritos (incluindo a frequentar um curso), estes concorrem ao concurso em pé de igualdade com aqueles que não se encontram inscritos.  

Plano de trabalhosDesenvolver e integrar informação provinda do chão de fábrica em conjunto com a construção de simulações dinâmicas de células de produção através do uso/implementação de tecnologia de geminação digital aplicada à área industrial dos moldes e dos plásticos. Objetivos: Investigação aplicada, combinada com o desenvolvimento e integração de hardware e software para a implementação de gémeos digitais avançados dos sistemas produtivos tipicamente usados nas indústrias dos moldes e plásticos, baseados no paradigma Indústria 4.0. Contribuir e desenvolver sistemas apara permitir a modelação fidedigna nos gémeos digitais do tipo de equipamentos mais comuns nível do chão de fábrica na área industrial dos moldes e plásticos, contribuindo para a respetiva simulação dinâmica. 

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Escola Superior de Tecnologia e Gestão_IPLeiria, sob a orientação do Professor Coordenador Luís Miguel Ramos Perdigoto e Professora Maria Teresa Freire Vieira.

Duração da bolsa: Oito (8) meses.  Eventualmente renovável.

 

 

 

 

21/09/2022 , Por COMPETE 2020