Bolsa de Investigação para Mestre | Move2LowC

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em Engenharia Biológica, Biotecnologia, Microbiologia, Bioquímica, Química, Engenharia Química, no âmbito do projeto Move2LowC: Combustíveis de Base Biológica, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período compreendido entre 25 de maio a 7 de junho de 2022.

Requisitos de admissão: Os candidatos devem estar matriculados num doutoramento  nas áreas de Engenharia Biológica, Biotecnologia, Microbiologia, Bioquímica, Química ou áreas afins, ou num curso que não confere grau académico no âmbito do projeto educativo de uma instituição de ensino superior, integrada ou não em Unidades de I&D.

Fatores de preferência: Conhecimentos nas áreas de Microbiologia, Biotecnologia e Bioquímica. Experiência anterior em manipulação e monitorização de culturas microbianas, incluindo citometria de fluxo; quantificação e caracterização de lipídios microbianos. Conhecimento nas áreas de Hidrodesoxigenação (HDO) de bio-óleos e análise química de gases e líquidos por cromatografia gasosa. No caso de um aluno Ph.D., o tema de doutoramento deve se enquadrar na investigação a ser realizada no âmbito do projeto. Os candidatos devem ser proficientes em inglês.

Plano de trabalhosPrevê-se que o candidato realize trabalhos de investigação no âmbito das tarefas do projeto, nomeadamente a preparação e monitorização de culturas microbianas para produção de lípidos intracelulares, e posterior extração e caracterização de lípidos. O candidato também participará dos testes de Hidrodesoxigenação do bio-óleo e da análise química de gases e líquidos.

Local de Trabalho e Orientação CientíficaAs atividades serão realizadas no Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P. – Unidade Bioenergia e Biorrefinarias no Campus Lumiar sob orientação científica de Teresa Lopes da Silva (PhD) e Francisco Gírio (PhD).

Duração da bolsaA duração da bolsa é de 12 meses, com início previsto para 1 de julho de 2022, com possibilidade de renovação até ao final do projeto (junho de 2023).

25/05/2022 , Por COMPETE 2020