Bolsa de Investigação para Doutorado | NanoID

A Universidade do Minho abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para doutorados na área Engenharia de Materiais, Eletrónica, Biomédica ou Biológica, Química, Física, Ambiente ou áreas afins, no âmbito do projeto NanoID: Nanomateriais aplicados na reabilitação muscular de Idosos com recurso à Inteligência Artificial, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 28 de setembro a 13 de outubro de 2022.

Requisitos de admissão: As BIPD destinam-se a doutorados na área Engenharia de Materiais, Eletrónica, Biomédica ou Biológica, Química, Física, Ambiente ou áreas afins, que preencham cumulativamente os seguintes requisitos: 

- Titulares do grau de doutor obtido nos três anos anteriores à data de submissão da candidatura à bolsa; 

- Terem realizado os trabalhos de investigação que conduziram à atribuição do grau de doutor em entidade distinta da unidade de acolhimento (Centro de Física); 

- Não excedam, com a celebração do contrato em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de três anos nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados. 

Os candidatos que não preencham, cumulativamente, os requisitos descritos serão excluídos. 

Plano de trabalhosO(a) bolseiro(a) deverá realizar trabalho na área de baterias de iãoLítio. Em particular, será otimizado o processo de implementação de baterias através de métodos de impressão. Serão dimensionados os diferentes materiais e módulos a ser integrados para obter baterias com características específicas em função dos requerimentos da aplicação. Finalmente, serão desenvolvidas estratégias de encapsulamento e integração em diferentes substratos, incluindo o têxtil. As diferentes baterias desenvolvidas serão validadas em protótipos funcionais. 

Local de trabalho e Orientação científica O plano de trabalhos será desenvolvido no desenvolvido no Centro de Física da Universidade do Minho, sob a orientação científica do Doutor Senentxu Lanceros-Mendez e do Doutor Carlos M. Costa. 

Duração da bolsa  A bolsa terá à duração de 7 meses, com início previsto em novembro de 2022. A bolsa não é renovada de acordo com a execução do projeto e a legislação aplicável. 

28/09/2022 , Por COMPETE 2020