Bolsa de Investigação para Licenciado ou Mestre | RoboShot@FRC

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado ou Mestre em Engenharia Civil ou áreas afins, no âmbito do projeto RoboShot@FRC: Sistema Robotizado para Projeção Otimizada de Betão Reforçado com fibras em túneis ferroviários, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 19 de maio a 10 de junho 2022.

Requisitos de admissãoPara se candidatar, os candidatos devem possuir:

- Licenciatura ou Mestrado na área de Engenharia Civil ou áreas afins;

- Os candidatos devem cumprir as condições de elegibilidade estabelecidas no artigo 9.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (2019).

No ato da respectiva contratação, os candidatos devem comprovar que estão matriculados num dos seguintes cursos:

- Doutoramento na área de Engenharia Civil, ou áreas afins;

- Num Curso que não confere grau académico, integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, na área ou área relacionada com a solicitada no concurso (ex.: pós-graduação, estudos avançados, formação especializada).

Fatores preferenciais:

- Ser fluente em inglês escrito e falado; - Consolidar conhecimentos na área das propriedades mecânicas e de durabilidade do betão reforçado com fibras; - Conhecimento na aplicação de algoritmos de aprendizado de máquina para problemas de engenharia.

Será dada preferência a candidatos com grau de Mestre. Os candidatos com Licenciatura só serão admitidos caso não se candidatem Mestres, ou caso se candidatem, não se encontrem na área de formação pretendida e/ou não possuam os conhecimentos consolidados acima referidos.

Requisito para concessão da bolsa:

- Os candidatos podem candidatar-se sem inscrição prévia no curso para o qual a bolsa está aberta. A obrigatoriedade de inscrição em curso de licenciatura ou curso de licenciatura não académico será verificada na data da contratação da bolsa.

- Só serão contratadas bolsas cujos candidatos selecionados apresentem comprovativo válido de inscrição em curso de licenciatura ou curso de licenciatura não académico, consoante o tipo de bolsa, emitido pelos serviços académicos da Instituição de Ensino Superior, indicando, respetivamente, o ano lectivo ou a sua duração (início e termo).

- A inscrição em cursos não certificados (sem unidades curriculares) não será considerada como prova de inscrição.

Plano de trabalhos

1. Aplicação de técnicas de aprendizado de máquina para a otimização de composições de concreto reforçado com fibras (CRF) a serem aplicadas de acordo com a nova tecnologia de shotcrete projetado;

2. Avaliação das propriedades mecânicas do CRF desenvolvido na tarefa 1;

3. Avaliação das propriedades de durabilidade do FRC desenvolvido na tarefa 1.

Local de Trabalho e Orientação CientíficaOs trabalhos serão realizados no ISISE - Instituto de Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas - do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, sob a orientação científica dos Professores Joaquim António Oliveira Barros e Eduardo Nuno Borges Pereira.

Duração da bolsaA bolsa de investigação terá duração de 10 meses, com início provisório em julho de 2022.

A bolsa poderá ser renovada até ao final do projeto e/ou legislação aplicável, caso seja necessária a conclusão do grau académico ou a realização de atividades essenciais à conclusão do projeto.

Se a bolsa for atribuída a candidatos inscritos num curso que não confere grau académico, a bolsa não pode ser renovada.

 

19/05/2022 , Por COMPETE 2020