Bolsa de Investigação para Doutorado | WDS: Water Data Solutions

O I3N – Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelagem e Nanofabricação / Departamento de Física da Universidade de Aveiro abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Doutorado em Engenharia Física, Engenharia de Materiais, Engenharia Química ou áreas similares, no âmbito do projeto WDS: Water Data Solutions, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 24 de maio a 6 de junho de 2022.

Requisitos de admissãoDoutoramento em Física/Eng.ª Física, Eng.ª Materiais, Química/Eng.ª Química ou áreas afins, com experiência comprovada em fabricação e caraterização ótica e elétrica de dispositivos baseados em semicondutores orgânicos / híbridos, com particular relevo na área de sensores (resistivos / capacitivos -  eTongue e e-Nose, amperimétricos e FETs) para aplicações em controle de qualidade, incluindo processamento de dados (redução dimensional e redes neuronais artificiais).

São elegíveis os candidatos que tenham obtido o grau de doutor há menos de três anos e que cumpram o disposto no n.º 2 do artigo 2.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto, e ainda o regime estabelecido no artigo 8.º do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro. As BIPD só podem ser concedidas desde que se verifiquem cumulativamente os seguintes requisitos:

a) O grau de doutor tenha sido obtido nos três anos anteriores à data da submissão da candidatura à bolsa;

b) A investigação pós-doutoral seja realizada em entidade de acolhimento distinta da entidade onde foram desenvolvidos os trabalhos de investigação que conduziram à atribuição do grau de doutor;

c) As atividades de investigação não exijam experiência pós-doutoral;

d) As atividades de investigação tenham um prazo de desenvolvimento e execução igual ou inferior a três anos;

e) O bolseiro não exceda, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de três anos nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados.

Plano de trabalhosO plano de trabalhos consiste no desenvolvimento e caraterização de sensores flexíveis eletroquímicos para aferição da qualidade da água, incluindo especificamente a avaliação de BOD/COD, metais pesados e partículas residuais. Os sensores (amperimétricos, resistivos ou capacitivos) serão fabricados por técnicas de eletrónica impressa, em semicondutores orgânicos e híbridos (orgânico / inorgânicos) em sistemas de resposta individual ou cruzada (e-Tongue / e-Nose). Incluí o processamento de informação (redução dimensional de dados e redes neuronais artificiais). O objetivo será o desenvolvimento de um conjunto de sensores de baixo custo e integráveis, com potencial de aplicação tecnológica, integrado nos objetivos de controle de qualidade de água, do projeto WDS.

Local de trabalho e orientação científicaO trabalho será desenvolvido no i3N – Instituto de Nanoestruturas, Nanomodulação e Nanofabricação / Departamento de Física da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor Luiz Fernando Ribeiro Pereira.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de um ano, com início previsto em Julho de 2022, eventualmente renovável, até ao limite máximo do financiamento aprovado, não podendo em caso algum ultrapassar os limites definidos no Regulamento para a tipologia de bolsa em causa, nos termos do n.º 5 do artigo 8.º do Regulamento n.º 292/2020, de 28 de fevereiro, publicado em Diário da República, n.º 61, 2.ª Série, de 26 de março (Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro).

23/05/2022 , Por COMPETE 2020