Bolsa de Investigação para Licenciado | THEIA

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado em Ciência de Computadores, Engenharia Informática ou Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, no âmbito do projeto  THEIA: Automated Perception Driving, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 31 de janeiro a 13 de fevereiro de 2023.

Requisitos de admissão: Os candidatos deverão

- ser detentores de Licenciatura em Ciência de Computadores, Engenharia Informática ou Engenharia Eletrotécnica e de Computadores;

- estar inscritos em mestrado em Ciência de Computadores, Engenharia Informática ou Engenharia Eletrotécnica e de Computadores ou curso não conferente de grau.

Nas bolsas em que os seus beneficiários têm de estar inscritos num ciclo de estudos conducente à atribuição de grau académico ou em curso não conferente de grau académico, não pode ser exigido no aviso de abertura do concurso que, no momento da candidatura, o candidato tenha efetuado essa inscrição prévia, sendo que a prova de inscrição deve ser efetuada até à contratualização. Aos candidatos apenas pode ser exigido que cumpram os requisitos para se virem a inscrever numa oferta formativa. Se existirem candidatos já inscritos (incluindo a frequentar um curso), estes concorrem ao concurso em pé de igualdade com aqueles que não se encontram inscritos. 

Nota: No caso de licenciados que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico, a bolsa apenas pode ser atribuída a quem não exceda, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de dois anos nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados.

Requisitos de preferência: Será ainda dada preferência aos candidatos com experiência em implementação de sistemas distribuídos e programação de bases de dados replicadas. Aprovação em cadeiras ligadas a sistemas distribuídos, programação e bases de dados será tida em conta. 

Requisitos de contratação: Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e da alínea e) do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei nº 60/2018, de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação. 

Plano de trabalhosDesign e especificações técnicas de replicação de dados com alta disponibilidade e consistência de forma a suportar carros autónomos. As tarefas associadas ao plano de trabalhos são as que constam do projeto THEIA - PERFIL 232.

Estas tarefas podem ser alvo de ajustamento em função de exequibilidade do projeto. Todas as alterações que impliquem a afetação a outras tarefas serão alvo de pedido de aprovação à Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Departamento de Ciência de Computadores, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), sob a orientação científica do Prof. Doutor Hugo Pacheco.

Duração da bolsaA presente bolsa terá a duração de 4 meses, com início previsto a março de 2022, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto (30/06/2023).

31/01/2023 , Por COMPETE 2020