Bolsa de Investigação para Mestre | THEIA

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para detentor do grau de Mestre em Ciência dos Dados, Engenharia Eletrotécnica e dos Computadores, Eletrónica, Computação e Informática, ou outro domínio da engenharia ou das ciências exatas com formação relevante em áreas similares, no âmbito do projeto THEIA: Automated Perception Driving, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 27 de janeiro a 9 de fevereiro de 2023.

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a este concurso, os candidatos que reúnam cumulativamente os dois seguintes requisitos: 

Requisito 1:

- Ser estudante inscrito num curso de doutoramento nas áreas de Engenharia Eletrotécnica, Informática e Computação, Ciência de Dados, ou similares em domínios da engenharia, matemática ou física, requisito a ser devidamente comprovado no ato da contratação.

ou

- estar inscrito em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D, requisito a ser devidamente comprovado no ato da contratação.  

Nota: No caso de mestres que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico a bolsa apenas pode ser atribuída a quem não exceda, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de dois anos nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados.

e

Requisito 2:

- Ser detentor do grau de Mestre em Ciência dos Dados, Engenharia Eletrotécnica e dos Computadores, Eletrónica, Computação e Informática, ou outro domínio da engenharia ou das ciências exatas com formação relevante em áreas similares. 

Nota: Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira, a mesma tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas serem cumpridas até ao ato de contratação.

Plano de trabalhosColaborar na criação de testes de validação do desempenho da operação de sensores LIDAR e de algoritmos de perceção, e no estabelecimento de métricas de classificação. Em concreto, participar no desenvolvimento e na especificação técnica de testes de laboratório reproduzíveis, na implementação de protótipos, e na validação experimental e prova de conceitos de testes de laboratório reproduzíveis. Estas tarefas requerem o desenvolvimento de algoritmos de teste e análise estatística de resultados da percepção baseados em aprendizagem máquina (machine learning). Participar na gestão do sub-projeto e em ações de publicitação dos resultados.

Perfil 283: Tarefas SP4.A21.T4; SP4.A22.T4; SP4.A23.T4; SP4.A24.T1.

Estas tarefas podem ser alvo de ajuste em função da exequibilidade e das necessidades do projeto. Todas as alterações que impliquem a afetação a outras tarefas serão alvo de pedido de aprovação à AICEP.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação científica dos Professores José Machado da Silva e Miguel Velhote Correia.

Duração da bolsa A bolsa durará até 30 de junho de 2023, com início previsto em março de 2023, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas nunca ultrapassando a data de conclusão do projeto. 

Caso os procedimentos de contratação não permitam que a bolsa tenha a duração mínima de 3 meses consecutivos de acordo com o nº 3 do art.º 6º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. , a bolsa não será atribuída. 

A eventual renovação da bolsa será efetuada conforme determinado no art.º 6º do Regulamento de Bolsas de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P .

 

27/01/2023 , Por COMPETE 2020