Bolsa de Investigação para Doutorado | BioProtect

A Universidade Católica Portuguesa abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Doutorado em Engenharia Química, Engenharia de Polímeros, Engenharia de Materiais, Biotecnologia, Química ou similar, no âmbito do projeto BioProtect: Desenvolvimento de material de embalagem biodegradável com propriedades ativas para conservação de alimentos, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 6 a 31 de maio 2022.

Requisitos de admissão: A bolsa de investigação de pós-doutoramento só pode ser atribuída se estiverem cumulativamente preenchidos os seguintes requisitos:

1. Doutoramento obtido nos três anos anteriores à data de início da bolsa;

2. A investigação de pós-doutoramento será realizada numa entidade de acolhimento diferente daquela em que foi realizado o trabalho de investigação conducente à atribuição do grau de doutor;

3. O bolseiro não excede, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo eventuais renovações, um período acumulado de três anos nesta modalidade de bolsa, seguidos ou interpolados.

Para além dos requisitos acima referidos, os candidatos à bolsa de investigação devem possuir um doutoramento na área científica de Engenharia Química, Engenharia de Polímeros, Engenharia de Materiais, Biotecnologia, Química ou similar.

Os candidatos devem ter um bom domínio da língua inglesa e experiência em investigação. Como fatores de preferência será considerada a experiência em processamento e aplicação de biomateriais e desenvolvimento e biodegradação de filmes e revestimentos.

Plano de trabalhosA atividade a desenvolver pelo bolseiro integra um projeto de investigação cujo objetivo principal é desenvolver um biomaterial reciclável e biodegradável. O material será produzido com agentes funcionais específicos para melhorar as propriedades de barreira a gases e umidade e propriedades mecânicas em relação aos materiais atuais, e para dar um papel ativo na preservação de alimentos perecíveis. O bolsista de investigação participará de todas as tarefas do projeto, desde o desenvolvimento do biomaterial, testes e estudos de seu desempenho como embalagem.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no laboratório de materiais e embalagens integrado na Faculdade de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, sob a orientação da Dra. Fátima Poças.

Duração da bolsaA bolsa com início previsto para 1 de julho de 2022, terá duração de 12 meses em regime de exclusividade. Esta bolsa não pode ser renovada.

 

 

06/05/2022 , Por COMPETE 2020