Bolsa de Investigação para Mestre | Biopaint

A Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestres em Engenharia Química e afins, no âmbito do projeto  Biopaint: Tinta de base natural, energeticamente eficiente e com propriedades funcionais distintivas direcionada ao setor automóvel, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 31 de janeiro a 13 de fevereiro de 2023.

Requisitos de admissão: Mestres em Engenharia Química e afins inscritos em cursos não conferentes de grau de académico integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior ou inscritos em doutoramento Experiência na síntese e caracterização de materiais poliméricos Experiência em trabalho de laboratório.  

O curso não conferente de grau académico deverá estar relacionado com o tipo de atividade da bolsa.  

Consideram-se «Cursos não conferentes de grau académico» os cursos a que se refere a alínea e) do n.º 3 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, desde que desenvolvidos em associação ou cooperação entre a instituição de ensino superior e uma ou várias unidades de I&D, de acordo com o previsto na alínea e) do Artigo 3.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT.  

De acordo com o RBI no n.º5 do artigo 6.º apenas admite atribuições de BI a licenciados e mestres inscritos em ciclos de estudo não conferentes de grau académico que não tenham excedido dois anos a cumprir em diferentes contratos de bolsa.

Ainda que os(as) destinatários(as) tenham de estar inscritos num ciclo de estudos conducente à atribuição de grau académico ou em curso não conferente de grau académico, não é exigido no momento da candidatura que o candidato(a) tenha efetuado essa inscrição prévia, sendo que a prova de inscrição deve ser efetuada até à contratualização da bolsa. Aos candidatos apenas é exigido que cumpram os requisitos para se virem a inscrever na oferta formativa. Se existirem candidatos já inscritos (incluindo a frequentar um curso), estes concorrem ao concurso em pé de igualdade com aqueles que não se encontram inscritos. 

Plano de trabalhosDesenvolvimento de novos poliuretanos utilizando monómeros de base natural para aplicação em tintas do sector automóvel.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra - FCTUC, sob a orientação científica do Jorge Fernando Jordão Coelho.

Duração da bolsa4 meses, não podendo ultrapassar a data de fim do projeto (30/06/2023). Não Renovável.

31/01/2023 , Por COMPETE 2020