Bolsa de Investigação para Mestre | Engenharia Mecânica

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto de I&D Factory of the Future: Smart Manufacturing, cofinanciado pelo FEDER através do COMPETE 2020.

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 01 a 16 de abril de 2020.

Destinatários da bolsa e Requisitos de admissão: os candidatos deverão possuir, à data de candidatura, o grau de Mestre em Engenharia Mecânica ou áreas afins. À data da respetiva contratação, deverão os candidatos comprovar a inscrição em um dos seguintes cursos:

- Doutoramento (na área ou área afim à solicitada em edital);

- Mestrado/Mestrado Integrado (na área ou área afim à solicitada em edital);

- Mestres inscritos em cursos não conferente de grau académico, integrado no projeto educativo de uma instituição do ensino superior, na área ou área afim à solicitada em edital (por ex.: pós-graduações, estudos avançados, formação especializada).

São fatores preferenciais a experiência anterior e trabalho desenvolvido no domínio do estudo, modelação e simulação do funcionamento de sistemas pick-up & placement, bem como na modelação matemática de sistemas mecatrónicos.

Plano de trabalhosO plano de trabalhos insere-se no Sub-Projeto de ID&T 3 - “Production Process” na linha “Pick-up & placement improvement”, no perfil “MSc Mecânica/Materiais” (perfil 23), nas atividades/tarefas associadas ao período concernente ao decurso efetivo da bolsa de investigação, que passam por:

- Identificar os parâmetros relevantes do processo em estudo;

- Desenvolver modelos para simulação do processo a estudar;

- Desenvolver modelos para simulação do comportamento dos equipamentos presentes no processo;

- Obter resultados de simulação do processo e equipamentos.

Este contexto de investigação e abordagem metodológica é a adequada para a concretização da dissertação de mestrado, no caso de candidatos inscritos em cursos de 2º ciclo, como Mestrados ou Mestrados Integrados, ou em Cursos de Doutoramento, para o desenvolvimento da tese doutoral.

Local de Trabalho:O trabalho será desenvolvido Centro de Investigação MEtRICs da Escola de Engenharia da Universidade do Minho – Campus de Azurém.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em 29 de abril de 2020. O contrato de bolsa será eventualmente renovável, no caso de estudantes de mestrado até dois anos, no caso de mestres inscritos em doutoramento até quatro anos e no caso de mestres inscritos num curso não conferente a grau académico até um ano. Em nenhuma situação as bolsas poderão ultrapassar o limite máximo da duração do projeto e/ou da legislação aplicável.

01/04/2020 , Por COMPETE 2020