Bolsa de Investigação para Mestre | ProjLigEst

O INEGI-Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial abre concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto   ProjLigEst: Desenvolvimento de modelos constitutivos e ferramentas para o projeto estático e dinâmico de ligações adesivas estruturais, co-financiado pelo FEDER, através do COMPETE 2020.

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 2 a 16 de outubro 2020.

Requisitos de admissãoEstudante de Doutoramento com Mestrado em Engenharia Mecânica. Os candidatos deverão deter uma média igual ou superior a 13 valores. São condições preferenciais para a avaliação dos candidatos: i. Experiência e conhecimentos ao nível de ferramentas computacionais de modelação e simulação com elementos finitos, em especial ABAQUS; ii. Experiência no software de programação MATLAB; iii. Experiência no fabrico de juntas e estruturas adesivas; iv. Experiência na realização de ensaios mecânicos e de fratura de materiais e juntas adesivas; v. Motivação para trabalhar na área das juntas adesivas estruturais (em alternativa aos 2 pontos anteriores); vi. Competências na escrita e preparação de publicações científicas; vii. Domínio da língua inglesa, escrita e falada.

Plano de trabalhosEstudo estático e dinâmico de juntas adesivas estruturais. O bolseiro irá desenvolver atividades de seleção, bem como ensaio mecânico e à fratura, de adesivos estruturais e aderentes como parte integrante de estruturas adesivas. Pretende-se também o desenvolvimento de uma ferramenta computacional baseada em métodos sem malha para análise de estruturas adesivas, incluindo programação de modelos constitutivos para prever o dano e rotura das mesmas estruturas. Finalmente, considera-se a realização de tarefas de validação da ferramenta numérica através da comparação com resultados experimentais e otimização de estruturas selecionadas.

Local de TrabalhoOs trabalhos decorrerão nas instalações do INEGI, no Porto.

Duração da bolsaDuração de 12 meses, com início previsto para novembro de 2020, eventualmente renovável até ao limite máximo permitido pela regulamentação aplicável.

02/10/2020 , Por COMPETE 2020