Projeto - "SHIP: Solar Heating for Industrial Process"

O Projeto “SHIP: Solar Heating for Industrial Process" apresenta como principal objetivo a demonstração de um sistema holístico de integração direta de tecnologias que funcionam com tecnologia solar térmica em processos industriais de média temperatura.

São várias as vantagens económicas e técnicas oferecidas por esta solução. Destaca-se, por exemplo, o aumento da eficiência energética das unidades industriais onde será instalado, traduzindo-se na redução da fatura de eletricidade e, por conseguinte, na melhor aceitação da energia solar térmica e de outros meios eco eficientes, em geral.

 

Enquadramento

A promoção de tecnologias que contribuam para maior rentabilidade e utilização de fontes de energia renováveis é hoje uma necessidade premente para promover a sustentabilidade da sociedade.

O setor industrial assume particular importância neste tema, pois, para além do impacto negativo das suas atividades nas emissões de gases com efeito de estufa, o custo da energia continua a ter um peso muito significativo na estrutura de custos das empresas.

A procura é crescente por soluções que permitam às organizações melhorar a sua eficácia energética, diminuindo custos e o impacto ambiental da sua ação.

O “SHIP” vai ao encontro desta oportunidade/necessidade de mercado, tirando partido do elevado potencial da energia solar térmica.

 

O Projeto

Este projeto envolve o desenvolvimento e apresentação ao mercado de uma tecnologia que ajude de forma eficaz a promoção da sustentabilidade energética e ambiental dos processos de produção. É um produto/sistema chave-na-mão que poderá ser diretamente introduzido nos processos industriais das empresas, contribuindo de forma muito significativa para a redução dos seus custos energéticos e para a diminuição das emissões dos gases com efeito de estufa, através da utilização da energia solar.

A iniciativa nasce de uma oportunidade identificada pelos seus promotores, e, em particular, pelo promotor líder, a MCG.  Os resultados anunciados pelo “SHIP” constituem uma excelente opção para alavancar o crescimento da área de comércio solar. Na prática, é composto da seguinte forma:

- Coletor solar que capta a energia solar e aquece o fluido térmico que circula pelo sistema (Inclui um sistema anti estagnação que permite uma operação segura e durável do sistema).

- Sistema de armazenamento de energia térmica, que permite a acumulação de energia, disponibilizando-a, posteriormente, para utilização fora das horas de produção, de forma proveitosa;

- Sistema de interface com o processo industrial (sistemas de transferência de calor) que visa, de uma forma ágil, a integração direta do sistema holístico no processo industrial;

- Sistema de monitorização, controlo e operação do sistema solar térmico global, que permite também fazer uma gestão dos fluxos de energia de forma mais eficaz.

O “SHIP” revela-se, assim, inovador pelo aproveitamento da tecnologia de coletores solares térmicos de gama média de temperatura, associada à acumulação de energia, e pela gestão integrada da utilização destas fontes de energia renováveis, contribuindo para a conservação de recursos e para a proteção do clima e do ambiente.

 

O Consórcio

Para a prossecução dos fins definidos para o projeto “SHIP”, foi constituído um consórcio composto por cinco entidades: três promotores empresariais (MCG, KEMET Electronics Portugal e OnControl) e duas entidades não empresariais do Sistema Nacional de Investigação e Inovação (INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial e UEVORA - Universidade de Évora). Estes promotores estiveram ativamente envolvidos na execução de projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico anteriores, cujos resultados serão agora postos em prática.

A finalidade destas parcerias é aproveitar uma base de conhecimento científico e tecnológico nacional, com a cooperação entre empresas e instituições, colocando em marcha as atividades necessárias para otimizar e tornar a solução “SHIP” numa ferramenta de mercado eco eficiente que possa ser adotada e implementada pela indústria. 

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de Demonstrador em co promoção, envolvendo um investimento elegível de 654 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 374 mil euros.

10/09/2020 , Por Pedro Neves