Newsletter N.º 76 | Excelência e Empreendedorismo

2016-11-08

Compete2020

A excelência e o empreendedorismo | Os desafios que Portugal está a ganhar

Numa semana em que decorre em Lisboa um dos maiores eventos de tecnologia da Europa, principalmente para quem está ligado às startups e ao empreendedorismo – Web Summit – vamos falar do aumento da actividade empreendedora em Portugal, do capital de risco co-financiado e da excelência das nossas empresas galardoadas nos mais variados concursos.

Projeto PictoPharma vencedor do 2.º lugar no concurso “Born from Knowledge”

O projeto PictoPharma- Pharmaceutical Pictogram System consiste num sistema inovador de pictogramas farmacêuticos, sobre perigos, precauções e informações do medicamento, associado a várias aplicações na indústria para um vasto mercado que não oferece qualquer resposta idêntica. Um projeto apoiado pelo POFC – COMPETE.

REVIFEEL PLUS: Revestimentos cerâmicos com conforto térmico melhorado

Projeto, desenvolvido pela Revigrés, em parceria com o CeNTI, distinguido com o 1º Prémio Inovação. REVIFEEL PLUS é um sistema inovador de pavimentos cerâmicos com elevado conforto térmico, que suaviza as sensações de frio ou de calor.

Estudo para atrasar a progressão da doença de Machado-Joseph premiado na 1ª Edição do Prémio Janssen Inovação

O 2º PRÉMIO atribuido na área das Neurociências foi para a equipa do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra cujo trabalho poderá constituir a base do primeiro medicamento relevante para tratar ou, pelo menos, atrasar a progressão da doença de Machado-Joseph.

Tecnologia 100% nacional e pioneira mundialmente é finalista nos Prémios Europeus de Banda Larga 2016

Tem o nome de NG-PON2 e permite aumentar as atuais velocidades de fibra ótica em 16 a 32 vezes; viabilizando assim o compromisso de levar a fibra a 5,3 milhões de casas e empresas portuguesas até 2020. Apoiado pelo COMPETE, trata-se de um projeto de elevado interesse técnico-científico e económico, capaz de revolucionar o sector das telecomunicações, um sector fulcral para a economia portuguesa.

Bolsas de Investigação

Estão a decorrer diversos concursos para atribuição de Bolsas de Investigação apoiadas no âmbito de projetos apoiados pelo COMPETE 2020. Conheça algumas das Instituições, as áreas científicas requeridas e as habilitações necessárias para concorrer.

Ficha Técnica
Coordenação Editorial : Núcleo de Reputação Corporativa & Comunicação
COMPETE 2020

www.poci-compete2020.pt
info@poci-compete2020.pt