Newsletter N.º 77 | Ambiente & Energia

2016-11-15

Compete2020

Como se interliga o crescimento sustentável com o crescimento inteligente?

A entrada em vigor no passado dia 4 de novembro do Acordo de Paris e a emergência de ações para limitar o aumento da temperatura do nosso planeta dá o mote para falarmos de como se cruza o COMPETE 2020 que claramente se orienta para a promoção do crescimento inteligente e o crescimento sustentável, nestas ações.

greenURBANLIVING - Sistemas multifuncionais baseados em aglomerado de cortiça expandida para a construção de coberturas verdes

Apoiado pelo COMPETE 2020, este projeto tem como principal objetivo desenvolver novos sistemas de cobertura e fachada verdes estruturados em aglomerado de cortiça expandida, numa ótica de sustentabilidade, visando a proteção dos recursos, o aumento da eficiência energética dos edifícios e a mitigação de alguns efeitos das alterações climáticas no espaço urbano.

Projeto OptimOdour - promoção da eficiência energética

O Projeto OptimOdour é um projeto de IDI empresarial com elevado cariz tecnológico que pretende desenvolver um produto inovador para controlo inteligente da ventilação em ETARs, visando atingir melhoria do desempenho energético e consequente redução de custos operacionais.

AVIGAE: Assistente Virtual Inteligente para a Gestão Ativa da Energia em Edifícios

Desenvolvimento tecnológico de uma solução que permite desencadear ações de gestão ativa de consumos de energia, com vista a um aumento da eficiência energética e a uma melhor gestão de energia em Edifícios.

Acordo de Paris sobre alterações climáticas entrou em vigor

O Acordo de Paris sobre alterações climáticas entrou em vigor a 4 de novembro de 2016, sendo uma luz verde à rápida ação climática, antecipada em quatro anos antes do prazo limite de 2020 e da COP 22 a decorrer até dia 18 novembro em Marraquexe, Marrocos e que terá como meta a ratificação do Acordo por todas as partes signatárias.

Oportunidades de Financiamento nas áreas do Ambiente e Ação Climática

Sessão a decorrer em Lisboa no próximo dia 17 de novembro, sobre as Oportunidades de Financiamento, no âmbito do Horizonte 2020, na área do Ambiente, Água, eficiência de recursos, biodiversidade e alterações climáticas.

Sessão de apresentação do Projeto +Agro

A apresentação do projeto "+Agro - Qualificação organizacional, energética e de segurança e saúde no trabalho da indústria agroalimentar" decorrerá no dia 24 de novembro e está integrada no INTERNATIONAL CONGRESS ON SAFETY AND LABOUR MARKET.

Scientists for Cycling Colloquium - S4C

A Sessão de divulgação dos resultados do projeto Portugal Bike Value faz parte do Programa do Colóquio Internacional S4C, que decorrerá na Universidade de Aveiro. O encontro irá reunir mais de cinquenta oradores e abordará temas relevantes relacionados com a importância do uso da bicicleta a nível global.

Ficha Técnica
Coordenação Editorial : Núcleo de Reputação Corporativa & Comunicação
COMPETE 2020

www.poci-compete2020.pt
info@poci-compete2020.pt