Newsletter
90
-
14 Fevereiro de 2017
Inovação na Economia do Mar : o COMPETE 2020 apoia projetos que redescobrem o nosso horizonte azul.
Ler mais
Aquatropolis - Intelligent Management System for Sustainable Aquacultures
Um consórcio, composto por seis organizações públicas e privadas, une-se com a missão de promover a inovação, o desenvolvimento tecnológico e a internacionalização de tecnologia portuguesa inspirada no advento da Indústria 4.0 aplicado ao desenvolvimento sustentável do setor aquícola nos países da Bacia do Atlântico.
Ler mais
DeepFloat Sistema de variação de flutuação para aplicações submarinas
O projeto DeepFloat consiste num sistema de variação de lastro flexível para aplicações submarinas com capacidades avançadas de controlo. Este sistema consiste num componente que permite variar a flutuabilidade de uma vasta gama de veículos e sistemas para operação em meio oceânico, em diferentes profundidades até aos 4.000m.
Ler mais
OPWEC - Otimização de Conversores de Energia das Ondas
Liderado pela Universidade do Porto - Faculdade de Engenharia, o projeto tem dois objetivos muito claros: por um lado, desenvolver e avaliar duas tecnologias para converter a energia das ondas; por outro, projetar sistemas de amarração eficientes para os dispositivos quando instalados perto da costa e ao largo.
Ler mais
Peniche e a Reserva Natural das Berlengas, um mar de oportunidades
Liderado pelo Politécnico de Leiria, a equipa multidisciplinar de investigadores do projeto Red2Discovery acredita que a solução para o tratamento de algumas doenças poderá ser encontrada “debaixo de água”.
Ler mais
Cooperação Transnacional ERA-NET COFUND MarTERA
A FCT é parceira da ERA-NET Cofund MarTERA, um projeto focado na inovação e no desenvolvimento tecnológico de uma vasta gama de aplicações marinhas e marítimas. A MarTERA foi implementada em estreita colaboração com a JPI Oceans e é coordenada pela Alemanha por um período de 5 anos (2016-2021). Os outros países parceiros da MarTERA são: Argentina, Bielorrússia, Bélgica (Flandres), França, Irlanda, Itália, Malta, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, África do Sul, Espanha e Turquia8
Setembro
Ler mais
Apresentação e abertura de candidaturas do Programa MARE STARTUP e Prémio MARE INOV MONTEPIO
Decorre no próximo dia 15 de fevereiro, pelas 18h00, com a presença de S. Exª a Srª Ministra do Mar, Engª Ana Paula Vitorino, uma cerimónia pública de apresentação e abertura de candidaturas do Programa MARE STARTUP e Prémio MARE INOV MONTEPIO na Universidade Católica em Lisboa.15
Fevereiro
Ler mais