Newsletter
227
-
14 Novembro de 2019
Um mar de oportunidades para um crescimento sustentável
Ler mais
DESARMAR: Drone Equipado com SAR passivo para aplicações MARítimas
O projeto DESARMAR é uma iniciativa de I&D para o desenvolvimento de um sistema SAR (Radar de Abertura Sintética) passivo baseado em SDR (Rádio Definido por Software) a bordo de um sistema autónomo aéreo (Drone) para monitorização e proteção do espaço litoral.
Ler mais
ORACLE: Sistema de análise de risco e otimização de fundações offshore no sector de energias renováveis marítimas em Portugal
O projeto ORACLE, promovido pela Universidade do Porto e apoiado pelo COMPETE 2020, contribui para a criação de um sistema de suporte à decisão e análise de risco para otimizar e avaliar as implicações do dimensionamento das fundações offshore no investimento em projetos à escala comercial, no sector de energias renováveis marítimas em Portugal.
Ler mais
HIPERSea: Sistema Hiperbárico para Recolha e Manutenção de Organismos do Mar Profundo
Em entrevista ao COMPETE 2020, Claudia Matos Pinheiro, Chairman da A. Silva Matos, Metalomecânica sintetiza o projeto de investigação que se propõe desenvolver componentes para a consolidação da cadeia de valor da exploração dos biorrecursos marinhos, que vão desde a sua captura a elevadas profundidades até à sua reprodução em cativeiro à superfície.
Ler mais
ValorMar: A importância da preservação e exploração sustentável dos recursos marinhos
​Em declarações ao COMPETE 2020, Ana Machado Silva, Senior Project Manager na Sonae Center sintetiza o projeto “com a visão e ambição do ValorMar, envolvendo mais de 30 entidades científicas e empresariais em torno de 5 grandes subprojetos – desenvolvendo novos produtos alimentares ou plataforma tecnológica integradoras, entre muitos outros – só possível com o apoio do COMPETE 2020”.
Ler mais