Newsletter
255
-
4 Junho de 2020
A relevância dos projetos de I&I para recuperar a aposta na economia azul
Ler mais
ValorMar: a aposta da Sonae Center sob o lema da inovação na cadeia de valor agroalimentar
Este projeto valoriza a cooperação entre diferentes entidades na busca de produtos, processos ou serviços que, valorizando os recursos marinhos, combinem sustentabilidade, inovação e a capacitação de entidades nacionais, conforme explica Ana Machado Silva, Senior Project Manager na Sonae Center em entrevista ao COMPETE 2020.
Ler mais
COMPETE 2020 alavanca investimento do consórcio Oceantech em operações marinhas
Entrevistamos Luís Almeida, VP of Technology da Abyssal e coordenador do OceanTech que destaca a “dinâmica de trabalho e espírito colaborativo que se conseguiu imprimir” neste projeto de gestão de operações submarinas com base em veículos robóticos inteligentes para explorar o mar global a partir de Portugal.
Ler mais
Como carregar sensores subaquáticos através de wireless?
É este o principal objetivo do projeto Endurance que está a desenvolver uma tecnologia “que permita que veículos autónomos subaquáticos se aproximem de sensores subaquáticos sem bateria, energizando-os e recolhendo dados”, explica Luís Pessoa, investigador sénior do INESC TEC.
Ler mais
NESSIE - soluções tecnológicas para reduzir os custos com a inspeção e monitorização de infraestruturas marítimas submersas
O grande objetico do projeto NESSIE "...é desenvolver tecnologias que auxiliem na inspeção e manutenção de instalações offshore, que vão desde a aquacultura, passando pela monitorização ambiental, recursos minerais até à produção de energia" explica Cláudia Matos Pinheiro, CEO da A. Silva Matos Metalomecânica.
Ler mais