Newsletter
294
-
11 Março de 2021
Os fundos comunitários são estratégicos “para a promoção de uma atividade científica intensa e de ponta, em Portugal”
Comenta Goreti Sales, professora associada da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e fundadora do BioMark, sensor research do centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho na entrevista ao COMPETE 2020 a propósito do Dia Internacional da Mulher e da luta contra a COVID-19.
Ler mais
“Contribuir para uma maior consciência ambiental e um planeta mais sustentável e resiliente”
É este o legado de Marta Carvalho, da Direção de Engenharia e Operação da AdP Valor, na entrevista ao COMPETE 2020 a propósito do Dia Internacional da Mulher e do desafio de gestão num contexto de pandemia mundial. Um dos projetos desta empresa no âmbito da luta contra a COVID-19 é o COVIDETECT que visa analisar as águas residuais à entrada e à saída de estações de tratamentos de águas de centros urbanos.
Ler mais
“A qualidade científica é muito importante, mas é sobretudo a qualidade humana que é essencial”
Comenta Teresa Vieira acerca da gestão em tempos de pandemia, na entrevista ao COMPETE 2020 a propósito do Dia Internacional da Mulher e da liderança na luta contra a COVID-19. Esta Professora Catedrática, convidada, da Universidade de Coimbra é responsável por projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020, nomeadamente o STOP SARS-CoV-2 que desenvolvido pelo CTCV - Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, visa garantir que o vírus fica retido nos filtros e que é desativado no mais curto espaço de tempo.
Ler mais
"A Investigação seduz-me pelo conhecimento sem barreiras e pelas diferentes possibilidades que podem ser exploradas"
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher entrevistamos Catarina Marques, Investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, Coordenadora do projeto SENSECOR financiado pelo COMPETE 2020 e que tem por objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta de rastreio precoce para a deteção do vírus SARS-CoV-2.
Ler mais