Newsletter
298
-
15 Abril de 2021
UVtizer: um sistema de inativação de vírus por radiação UV-C
"O objetivo do projeto UVtizer foi desenvolver um sistema de inativação de vírus, por intervenção direta no seu meio de transmissão, cuja eficácia deveria ser comprovada por testes reais com o vírus SARS-CoV-2 dando resposta a todo um xadrez ainda desconhecido," afirmou Paulo Mendes, Diretor R&D+I da Castros Iluminações Festivas e responsável do projeto.
Ler mais
WireLOX: Monitorização à distância de oxigénio líquido
“Com o WireLOX pretende-se desenvolver um protótipo que permita otimizar (o) processo de assistência domiciliária, adequando o número de visitas dos profissionais de acordo com as necessidades clínicas dos doentes, diminuindo o número de contactos presenciais e consequentemente o risco de contágio”, diz Tiago Esteves, Diretor Geral da Linde Homecare Ibéria, França e Benelux.
Ler mais
Investigação nacional desenvolve solas de sapatos antivirais
“Foi no contexto de situação pandémica que surgiu a ideia do projeto SM4S: Safety Materials for Shoes, com o objetivo principal de conferir propriedades antivíricas às solas de calçado”, comenta Elio Parodi, administrador da ROPAR/Arcopedico, empresa de calçado com forte ligação ao sector da saúde, na newsletter semanal do COMPETE 2020.
Ler mais
CoVis: Monitorização inovadora de sinais vitais com tecnologia wireless
Falámos com João Milheiro, da Wavecom sobre o projeto CoViS, cofinanciado pelo COMPETE 2020, que está a desenvolver uma solução de monitorização, em tempo real, de sinais vitais com recurso a técnicas que não exigem contacto com o paciente. Além de ser mais confortável, permite aos profissionais de saúde evitar o contacto permanente com pacientes que possuam doenças altamente contagiosas, como é o caso do coronavírus SARS-CoV-2.
Ler mais