Newsletter N.º 22

2015-11-03

Compete2020

Como os fundos europeus mudaram a sua vida

O atual ciclo do Portugal 2020 é o quinto capítulo de três décadas de fundos europeus no país. A EXAME explica como é que a Comissão Europeia e as autoridades nacionais estão a mudar a forma de comunicar os fundos europeus à população e relembra alguns projetos que mudaram a vida dos portugueses.

CLICURB: Qualidade da atmosfera urbana, alterações climáticas e resiliência

Apoiado pelo COMPETE, o projeto pretende colmatar o fosso entre as tendências de alteração do clima a nível global e o desenvolvimento urbano, considerando a inclusão de estratégias de adaptação no planeamento e processo de decisão.

PEEP - Promoção da Etiquetagem Energética de Produtos

Foi lançada a fase experimental dos simuladores de desempenho energético. Os simuladores pretendem dar a conhecer aos fabricantes o processo de etiquetagem energética, assim como permitir o teste dos seus produtos de forma a conhecer a respetiva classificação energética.

ColorLens - Desenvolvimento de lentes oftálmicas fotocrómicas

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a empresa POLO, estão a desenvolver lentes oftálmicas fotocrómicas capazes de escurecer quando expostas ao sol e voltar ao estado incolor em locais não iluminados diretamente pelo sol, de forma rápida e confortável.

MCLAVA: Máquina de Corte Laser 3D Assistida por Visão Artificial

O projeto apoiado pelo COMPETE consistiu no desenvolvimento de um equipamento com 5 eixos para corte laser 3D utilizando tecnologia de fibra ótica e assistido por um sistema integrado de visão artificial. O objetivo final do projeto era conseguir maior eficiência, flexibilidade e elevados ganhos de produtividade no processo de corte de protótipos em chapa.

Prémio "Science Technology Transfer"

Prémio atribuído à investigadora do Centro para a Ecologia Industrial (CIE) da Universidade de Coimbra, Diana Rosa, no âmbito do projeto 'EDIL - EcoDesign and Impact Labelling' apoiado pelo COMPETE.

Taste Portugal in Suiça

A InovCluster encontra-se a divulgar a “Taste Portugal in Suiça”, uma ação promocional de Produtos Portugueses, em Berna - Suíça, cuja organização está a cargo da InovCluster. Inscrições até ao próximo dia 4 de novembro.

Ficha Técnica
Coordenação Editorial : Núcleo de Reputação Corporativa & Comunicação
COMPETE 2020

www.poci-compete2020.pt
info@poci-compete2020.pt