Newsletter
345
-
14 Abril de 2022
AlgaPhlor: Florotaninos de algas castanhas: da biodisponibilidade ao desenvolvimento de novos alimentos funcionais
"Este projeto só foi possível com o apoio do COMPETE 2020, que permitiu garantir os meios materiais e os recursos humanos imprescindíveis à sua bem-sucedida implementação", afirmou Susana Cardoso, responsável do AlgaPhlor, ao COMPETE 2020.
Ler mais
Val-WRACK: Sargaço como recurso de alto valor numa mudança global. Vale a pena investir neste recurso?
"[U]m dos objetivos deste projeto foi explorar os fatores ecológicos que controlam a quantidade de sargaço que chega às praias do norte de Portugal. ... Adicionalmente, este projeto também analisou o papel do aquecimento global na alteração da abundância e composição do sargaço, com o objetivo de prever mudanças na abundância e composição do sargaço no futuro," comentou Marcos Rubal García, Investigador responsável pelo Val-WRACK em declarações ao COMPETE 2020.
Ler mais
Conferência sobre os Oceanos em Lisboa | 27 de junho a 1 de julho de 2022
Portugal acolhe pela primeira vez a Conferência sobre os Oceanos das Nações Unidas. Sob o mote “Salvar o Oceano, Proteger o Futuro”, esta Conferência representa um apelo à ação pelos oceanos, procurando incentivar líderes e decisores dos 193 países da ONU a mobilizar parcerias e aumentar o investimento em abordagens científicas e inovadoras que contribuam para reverter o declínio da saúde dos oceanos.
Ler mais
GIIP: Gestão Inteligente de Infraestruturas Portuárias
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto visa a criação de um sistema de gestão inteligente de infraestruturas portuárias, contemplando a avaliação do estado de conservação das infraestruturas, a sua monitorização, parametrização de tipologias de danos e análise de risco, constituindo uma inovadora ferramenta de apoio à decisão.
Ler mais