Newsletter
406
-
28 Julho de 2023
BioComp_2.0: Compostagem da espécie invasora jacinto-de-água
Conversamos com Tiago Vaz Serra, gestor de projetos a propósito deste projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, que visa avaliar a viabilidade da «produção de compostados orgânicos a partir do resíduo do jacinto-de-água em conjunto com subprodutos agropecuários, florestais e agroindustriais da região, numa perspetiva de economia circular».
Ler mais
Wast'Awareness: Projeto visa a valorização de resíduos e melhoria da sustentabilidade da economia
Entrevistámos Joana Carvalho, Coordenadora para o Desenvolvimento e Inovação no CVR - Centro para a Valorização de Resíduos sobre este projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, cuja motivação prendeu-se com a «necessidade de garantir um aproveitamento ótimo dos resultados de ID+i e assegurar a transferência de tecnologias ready-to-market para as empresas».
Ler mais
WildForests: Conservação de vida silvestre em florestas de produção de Eucalipto
"O principal objetivo do WildForests foi o de perceber os impactos das plantações de eucaliptos nos padrões ecológicos dos mamíferos, uma vez que estes são uma taxa particularmente relevante devido à sua importância nos ecossistemas mediterrânicos," afirmou Carlos Fonseca, responsável do projeto WildForests, em declarações ao COMPETE 2030.
Ler mais
Be Smart - Be Circular - A entrevista a Luísa Magalhães, Diretora Executiva da Associação Smart Waste Portugal
"A ASWP sentiu necessidade de desenvolver um projeto estruturante na área da Economia Circular e é neste âmbito que surge o projeto Be Smart – Be Circular, promovido pela Associação e cofinanciado pelo COMPETE" explicou Luísa Magalhães, Diretora Executiva da Associação Smart Waste Portugal em entrevista ao COMPETE 2030.
Ler mais
ORGANIC OAK | Projeto dedicado ao sobreiro e à conservação do solo
O projeto Organic Oak incide em plantações de sobreiro com diferentes idades e tem por objetivo estudar e promover a adoção de práticas de conservação do solo e de fertilização orgânica.
Ler mais
UB Cabril - Conservação de povoamentos autóctones pós incêndio
São mais de 110 hectares de floresta autóctone a ser alvo de intervenções específicas de modo a aumentar a resiliência de territórios florestados em regime florestal e em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, bem como aumentar a suas potencialidades no aproveitamento de outros recursos.
Ler mais