Couro Azul desenvolve pele natural com propriedades de limpeza melhorada

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto NanoCleanLeather visa a investigação e desenvolvimento de pele natural com propriedades de limpeza melhorada - anti-soiling e self-cleaning - destinada ao interior automóvel, com recurso a aditivos nanoestruturados. 

 

1. Breve histórico da empresa

Fundada em 1986, com origem no Grupo Carvalhos, que remonta a 1939, a empresa de curtumes Couro Azul começou a exportar quando optou por acompanhar a deslocalização de multinacionais do calçado. Hoje fornece couro para grandes marcas de automóveis e está a estrear-se nos sectores aeronáutico e ferroviário.

Distinções

2012 | Projeto LIFE ganha o Prémio Crystal Cabin Award  O Projecto LIFE (Lighter, Integrated, Friendly and Eco-Efficient aircraft cabin) venceu o prémio internacional “Crystal Cabin Award”, na categoria “Visionary Concepts”. O projecto LIFE é uma visão para a aviação executiva do futuro, propondo uma experiência de viagem confortável e sofisticada através da combinação de soluções e tecnologia de ponta com materiais naturais e sustentáveis como o couro e a cortiça. 

2014 | Couro Azul ganha o Prémio Anual de Inovação na feira de Xangai  O “Prémio de Inovação”, ganho pela Couro Azul, reconhece o compromisso da empresa com a qualidade e a inovação, características que fazem parte do seu ADN. 

2015 | Couro Azul – Empresa com o Maior Crescimento na Indústria Nacional 

A Couro Azul foi considerada a empresa com o melhor crescimento na indústria nacional, tendo ocupado a 6ª posição na criação de emprego, de acordo com o ranking publicado pela publicação portuguesa “Money Alive” (Star Company – The Ranking of as 1000 Maiores Empresas – IGNIOS)

2016 | 1000 empresas a inspirar a Europa

Distinção da London Stock Exchange  pelo ritmo de crescimento da Couro Azul

2017 | 1000 empresas a inspirar a Europa 

Distinção da London Stock Exchange pelo segundo ano consecutivo pelo ritmo de crescimento da Couro Azul

2017 | Prémios Millennium Horizontes - Categoria Exportação 

A Couro Azul foi distinguida pelos prémios Millenniium Horizontes na categoria Grandes Empresas – Exportação no passado dia 15 de Novembro. Os Prémios Millennium Horizontes são uma iniciativa do Millennium bcp, em parceria com o Grupo Global Media, a COTEC, o AICEP e a Universidade Católica, que visa premiar as Empresas portugueses que mais se destacaram em 2016, seja pelo seu impulso exportador, pelo seu dinamismo internacional ou pelo cariz inovador dos seus produtos, serviços ou processos.

 

2. Síntese do Projeto NanoCleanLeather 

A Couro Azul, no âmbito do projeto NanoCleanLeather, desenvolveu pele natural com propriedades de limpeza melhorada - anti-soiling ou self-cleaning – destinada ao interior automóvel, ferroviário e aeronáutico. Desta forma é assegurada uma higienização superior e a consequente minimização dos procedimentos e materiais de limpeza gastos no processo, o que permitiu induzir uma diminuição do impacto ambiental e económico gerado. 

2.1 Âmbito

O projeto teve como objetivo a investigação e desenvolvimento de pele natural com propriedades de limpeza melhorada - anti-soiling ou self-cleaning - destinada ao interior automóvel, com recurso a aditivos nanoestruturados. Pretende-se ainda que estas melhorias permitam a utilização pioneira de nubuck e camurça na indústria dos transportes.

O anti-soiling é um conceito cada vez mais exigido pelas OEM da indústria automóvel, mas as propriedades self-cleaning são inexistentes na indústria de curtumes, revestindo-se por isso de um caráter altamente inovador.

É conhecido o potencial da aplicação de nano materiais para providenciar um abrangente espectro de funcionalidades a materiais diversos. No entanto, existem desafios na investigação quer ao nível da síntese de aditivos nanoestruturados para anti-soiling e self-cleaning, quer ao nível da sua compatibilidade com o couro.

As principais linhas de investigação serão: 1- Síntese de aditivos para propriedades anti-soiling, designadamente nanopartículas de sílica funcionalizadas com flúor, que assegurem elevada rugosidade e reduzida energia superficial; 2-Síntese de aditivos para propriedades self-cleaning, designadamente nanocompósitos de sílica e dióxido de titânio, que assegurem a degradação de contaminantes por ação fotocatalítica; 3-Investigação de processos paraincorporação de aditivosnanoestruturados em pele natural,para obtenção de propriedades anti-soiling ou self-cleaning, que potenciem um elevado desempenho (e uma durabilidade satisfatória)das funcionalidades, bem como a manutenção do aspeto natural do couro.

As formulações existentes para conferir propriedades anti-soiling à pele apresentam limitações ao nível do desempenho, durabilidade e alteração do seu aspeto natural. Os aditivos sintetizados, bem como os processos de incorporação, serão selecionados de modo a garantir melhorias em termos da limpeza e assegurar a manutenção das credenciais de estética e conforto caraterísticas da pele natural.

2.2 Apoio do COMPETE 2020

O projeto NanoCleanLeather foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de co-promoção, com um investimento elegível de 459 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 330 mil euros.

2.3 Consórcio

O consórcio do projeto NanoCleanLeather é constituído por três entidades, a empresa Couro Azul, e duas entidades do SI&I (Sistema Nacional de Investigação e Inovação): CTIC - Centro Tecnológico das Indústrias do Couro  e CENTITVC – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos Funcionais e Inteligentes.

 

3. Links

Artigo “Já ouviu falar do projeto NANOCLEANLEATHER?” 

Website da Couro Azul 

Website do CTIC - Centro Tecnológico das Indústrias do Couro 

Website do CENTITVC – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos Funcionais e Inteligentes 

 

30/10/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia