Inovação nacional na valorização sustentável da madeira de pinho

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto WOOD.SHAPE4.0 tem como objetivo responder aos desafios impostos pelos setores automóvel e de construção. Pretende-se alcançar um mercado mais exclusivo, valorizando o acabamento de peças interiores e procurando novos produtos personalizados e com maior consciência ambiental. Para tal, o projeto usa folhas de madeira de pinheiro-bravo, recorrendo à tecnologia da conformação da madeira e do overmoulding, com o objetivo de produzir peças interiores de automóveis e do sector de construção.
Leia a entrevista a Nânci Alves, gestora de projetos na TJ Moldes e responsável do WOOD.SHAPE4.0.
 
Wood.Shape 4.0 | Intelligent injection moulding on wood veneers aided by cyber-physics systems
 
 

Síntese do projeto

O projeto WOOD.SHAPE4.0, cofinanciado pelo COMPETE 2020, surge da sinergia entre a indústria florestal e o setor automóvel. O desafio? Valorizar a folha de pinho, um tesouro nacional. O foco é claro: criar produtos inovadores para o setor automóvel e de construção, respondendo à crescente consciencialização ambiental e à procura por personalização.

Porquê madeira? Além do aspeto visual apelativo, a baixa condutibilidade térmica faz dela uma escolha valiosa. O resultado esperado vai além da estética – são produtos com elevado valor comercial e um impacto positivo na balança comercial nacional.

No WOOD.SHAPE4.0, a meta é clara: desenvolver produtos com valor acrescentado, aprimorando propriedades e características. Está-se a moldar não apenas a madeira, mas também o futuro sustentável da indústria.

Trata-se de um projeto em copromoção liderado pela empresa TJ Moldes, com participação da empresa Valco, Makertech e Plásticos Agostinho Batista e das entidades não empresariais Instituto Politécnico de Leiria, SERQ e Universidade de Coimbra.

 

A Entrevista 

Em entrevista ao COMPETE 2030, Nânci Alves, gestora de projetos na TJ Moldes e responsável do WOOD.SHAPE4.0 falou-nos do projeto, dos desafios, bem como dos resultados alcançados.

 
Nânci Alves | Gestora de Projetos
 
> Como nasceu o projeto WOOD.SHAPE4.0? Quais foram as principais motivações?
 
O projeto Wood.Shape 4.0 surgiu com a intenção de promover uma ligação transversal entre indústrias de diferentes sectores da região centro, o sector florestal e o sector dos moldes e plásticos. 
 
O recurso à madeira na indústria dos moldes foi de encontro às novas exigências dos clientes e promoveu a valorização e uso eficiente dos recursos endógenos, numa região caracterizada pela forte implementação industrial na área dos moldes e florestal.
 
A necessidade de a indústria nacional ser competitiva e ambientalmente responsável e inovadora, respondendo ao apelo dos clientes, levou à procura de novas soluções de produtos, dentro dos objetivos das estratégias de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (RIS3). 
 
O projeto visou responder a diversas necessidades de mercado, como as constantes renovações de design com a valorização de materiais naturais, novos produtos para segmentos de mercado mais exclusivos, como o sector automóvel e houseware e séries mais curtas. 
 
> Quais foram os principais desafios com que se depararam no desenvolvimento do projeto?
 
Durante o desenvolvimento do projeto, o consórcio deparou-se com diversos desafios tecnológicos. O projeto visava a integração de visão computacional, da incorporação de tags RFID e do desenvolvimento de sistemas automatizados para agilizar e sequenciar todo o processo produtivo. A automatização do processo produtivo foi desenvolvida desde a seleção e caracterização da folha de madeira de pinho através da visão computacional, o corte, a gravação do código de barras, a conformação da folha de madeira de pinho, a colocação das tags e a sobreinjeção.  
 
Outro aspeto que impactou o projeto foi a conformação da folha de pinho, em que testámos a folha de madeira molhada, seca, molde de conformação frio, moldes de conformação quente, isto para que a folha cumprisse com a geometria e sem que a mesma rasgasse.  
 
 
> Os objetivos definidos para o projeto foram alcançados?
 
Os objetivos definidos para o projeto foram alcançados, refletindo-se na estação piloto que foi desenvolvida para agregar todo o processo produtivo e na injeção de peças finais com a folha de madeira. Os resultados alcançados neste projeto foram bons, contudo em peças com maior complexidade geométrica ainda são necessários novos desenvolvimentos.  
 
 
> De entre os resultados alcançados, há algum que gostaria de destacar?
 
O resultado deste projeto foi termos uma peça final injetada com plástico e sobremoldada com folha de madeira natural. Como tal temos apresentado as peças em diversas feiras internacionais do sector dos moldes e dos plásticos e em visitas aos clientes. 
 
 
O resultado do projeto tem suscitado interesse por parte de clientes e novos clientes e como tal têm existido diversas iterações para que se possa aplicar esta tecnologia nas peças dos clientes. 
 
 
Apoio do COMPETE 2020 
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto WOOD.SHAPE4.0 envolveu um investimento elegível de cerca de 991 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 671 mil euros.
 
 
Links úteis
 

11/01/2024 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
COMPETE 2030
Portugal 2030