RDD +: Portal do Setor Vitivinícola da Região Demarcada do Douro

Enquadramento

O valor económico, social e cultural das Denominações de Origem Protegidas (DOP) Porto e Douro e IGP Duriense, alicerces para o progresso e afirmação internacional do seu território, exige a consolidação e modernização do papel do sector vitivinícola como um fator de desenvolvimento, de sustentabilidade e de diversidade da RDD, fomentando uma atuação concertada que leva à definição e implementação de estratégias de qualificação e internacionalização dos agentes económicos e promovendo a inovação e o reforço da comunicação e promoção dos vinhos do Porto e do Douro e do seu território, numa lógica diferenciadora e adaptada às dinâmicas sociais e económicas da sociedade atual.

O IVDP, I.P. tem assumido uma clara dinâmica na construção e adequação de aplicações informáticas para o exercício das suas competências, inicialmente apenas para a gestão da DOP Porto e posteriormente com a assunção das novas competências na DOP Douro, abrangendo, desta forma, a totalidade da fileira vitivinícola na RDD (Região Demarcada do Douro).

Alicerçada no diagnóstico do estado atual dos sistemas de informação do IVDP, I.P. e da necessidade de resposta adequada às necessidades dos agentes económicos do setor vitivinícola da RDD este projeto visa criar uma interligação entre todas as aplicações já existentes, promover o desenvolvimento das aplicações em falta e disponibilizar serviços online a toda a sua cadeia interna e externa de utilizadores.

O Projeto

A grande finalidade deste projeto é criar um Portal para o setor vitivinícola da Região Demarcada do Douro (RDD+), que funcione como uma plataforma de serviços e gestão integrada que abranja toda a cadeia de agentes económicos, desde os viticultores (cerca de 22 mil utilizadores) e comerciantes, armazenistas e exportadores (superior a 500 utilizadores), passando por fornecedores e clientes e incluindo todos os cidadãos nacionais e estrangeiros potencialmente interessados em informação, consumo e garantia de qualidade e genuinidade dos vinhos da Região Demarcada do Douro.

Tem ainda como grande finalidade a promoção, comunicação e marketing do vinho da RDD, visando o desenvolvimento e competitividade da RDD em particular, da NUT II do Norte e da economia nacional.

Este projeto tem como objetivos gerais a implementação de uma Arquitetura de Sistemas, fundamentada na reengenharia de processos. Além disso, procura instalar uma Infraestrutura tecnológica, seguindo o princípio da interoperabilidade dos sistemas de informação existentes, com foco na racionalização e otimização de custos relacionados às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Administração Pública.

A iniciativa visa melhorar os serviços online destinados aos agentes económicos por meio da Extranet, com destaque para a melhoria do acesso ao Portal RDD+, proporcionando-lhes a capacidade de gerir suas atividades de forma mais eficiente. No âmbito da Intranet, procura-se melhorar as funcionalidades online destinadas aos colaboradores do IVDP, I.P., consolidando num único sistema informático as operações de seus membros.

Adicionalmente, pretende-se melhorar as funcionalidades online destinadas aos cidadãos, viticultores e empresas por meio da Internet. Todos esses serviços e funcionalidades serão integrados no Portal da Região Demarcada do Douro (RDD+). Para assegurar o pleno aproveitamento das novas funcionalidades tecnológicas, será executado um plano de formação específica para os colaboradores do IVDP, I.P., visando adquirir as competências necessárias.

No âmbito da comunicação, será desenvolvido e implementado um plano abrangente que acompanhará todas as fases do projeto, desde a conceção até à divulgação interna e externa dos resultados. Destaca-se a promoção dos resultados e valor acrescentado do trabalho realizado pelo IVDP, I.P.

Além disso, o projeto tem como objetivo contribuir para a disseminação de boas práticas na Administração Pública e, por fim, gerir e avaliar o projeto com foco na gestão da mudança e no controle de riscos associados.

O Apoio do Compete 2020

O projeto foi promovido pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP) e contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio da Modernização da Administrativa (SAMA), envolvendo um investimento elegível de 2 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de 1,7 milhões de euros.

17/01/2024 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa
COMPETE 2030
Portugal 2030