11/09/2019
Magnificat Wine Boutique Hotel & SPA 5*****

Conversamos com António Correia sobre o sonho concretizado que é o Magnificat Wine Boutique Hotel & SPA, um hotel de cinco estrelas, situado em Santa Marta de Penaguião, que liga a atividade vinícola da região do Douro à arte musical e incorpora o primeiro SPA de vinho do Porto do mundo. O MagnificatWine abriu as portas este mês de setembro e criou 30 postos de trabalho.

11/09/2019
Craveiral Farmhouse: Já ouviu falar?

Trata-se do novo empreendimento turístico de 4 estrelas em Odemira, com uma oferta turística integrada "na comunidade e sustentável", que se diferencia pela "sensação de bem-estar e de liberdade que a maioria das pessoas que nos visita consegue experienciar, resultado da nossa forma descontraída de receber as pessoas", comenta Pedro Franca Pinto, Administrador.

11/09/2019
Entrevistámos Álvaro Lopes, Diretor Geral Quinta da Pacheca

Sintetiza o percurso percorrido no âmbito do projeto “Quinta da Pacheca Wine House Inovation Hotel”, destacando “a possibilidade de dormir num espaço único em todo o Douro, diante de um cenário idílico e romântico, que proporciona uma experiência de contacto com a natureza e descanso na região do Douro inesquecíveis”.

09/09/2019
Design nacional na Maison & Objet Paris

Paris não pára em setembro e a comitiva "From Portugal" também não! Na Maison & Objet que decorre até amanhã, as empresas 3D CORK , Amanda Dias, Burel Mountain Originals, Carapau Portuguese Products, Devilla, Jinja, Laboratório D’Estórias, Maria Portugal Terracota, Patrícia Lobo, SUGO CORK RUGS, Têxteis Iris e Vicara compõem a comitiva nacional com projectos que vão desde os têxteis-lar à decoração, passando pela cerâmica.

05/09/2019
Eco Sustainable Rail: um produto eco sustentável inovador

Liderado pela Extruplás, o consórcio deste projecto visa desenvolver protótipo de travessas de caminho-de-ferro eco-sustentáveis, a partir do aproveitamento de uma mistura de plásticos oriundos da fileira dos plásticos mistos, a serem testadas em cenário real na Infraestruturas de Portugal.

04/09/2019
Preparação para Brexit sem acordo: Comissão Europeia publica lista para apoiar empresas

A oito semanas da saída do Reino Unido da União Europeia, em 31 de outubro de 2019, a Comissão, na sua sexta Comunicação sobre a preparação para o Brexit, reiterou hoje o seu apelo a todas as partes interessadas na UE27 para que se preparem para um cenário de saída sem acordo

03/09/2019
Linha Ferroviária do Norte - Modernização do troço Ovar-Gaia

A modernização do troço Ovar - Gaia insere-se no projeto de modernização da Linha do Norte, identificado como uma das ações prioritárias relativas à rede ferroviária regional e nacional.

02/09/2019
COMPETE 2020 alavanca projeto de modernização da Linha do Minho

Infraestruturas de Portugal será responsável pela melhor gestão da frota ferroviária no troço entre Nine-Valença, que passa a ser eletrificado, sinalizado e telecomandado. A diminuição dos custos de operação e manutenção, o incremento das condições de segurança permitirá dinamizar o desenvolvimento económico regional, facilitando as trocas comerciais, melhorando a circulação de pessoas e bens, aumentando a competitividade da economia, da empregabilidade e do desenvolvimento do tecido empresarial português.

28/08/2019
A reparação, a substituição ou o reembolso são garantidos durante 2 anos

Pode exigir a reparação ou substituição de um produto defeituoso. O vendedor é obrigado, durante os primeiros dois anos, a reparar, substituir, reduzir o preço de venda ou reembolsar o valor da compra se o produto tiver um defeito ou não funcionar como anunciado.

26/08/2019
As regras da UE visam garantir que os produtos que compramos são seguros

Para se pôr um produto à disposição dos consumidores, devem obedecer-se a regras e a mecanismos de segurança. Neste sentido, as autoridades nacionais e a União Europeia tomam medidas para garantir que os produtos que se vendem são seguros. No entanto, há algumas precauções que nós próprios podemos tomar.

23/08/2019
A «publicidade enganosa» induz em erro ou é suscetível de induzir em erro as pessoas a quem se dirige

Quando fazem publicidade, vendem ou fornecem produtos, as empresas devem dar informações precisas e suficientes que permitam aos consumidores tomar uma decisão bem fundamentada.

14/08/2019
POTATOPLASTIC - O desenvolvimento de um composto bioplástico biodegradável à base dos subprodutos de batata

Para combater o plástico a empresa Isolago, em cooperação com a Universidade de Aveiro, está a desenvolver um composto bioplástico biodegradável utilizando como matéria-prima subprodutos não reutilizados nas indústrias de processamento de batata, tais como águas de lavagem, pequenos fragmentos de batata removidos das máquinas de corte, cascas, etc.

14/08/2019
PLASTICGLOBAL: qual o impacto de microplásticos em ecossistemas marinhos e na segurança alimentar humana?

Liderado pelo CIIMAR com o apoio do COMPETE 2020, este projeto visa avaliar a transferência de agentes químicos, mediada por microplásticos, em redes alimentares marinhas/estuarinas e os seus efeitos considerando cenários de mudanças climáticas globais.

14/08/2019
BIOPLASTIC 2.0 - um bioplástico 100% biodegradável e feito de amido

O projeto BIOPLASTIC 2.0 visa permitir à United Biopolymers, S.A. o desenvolvimento e comercialização da sua gama de produtos GuiltfreePlastics® através da BIOPAR® Technology que produz um bioplástico 100% biodegradável e feito de amido.

13/08/2019
ATP distinguido com um European Enterprise Promotion Award com o projeto Regeneração ITV

A ATP venceu o European Enterprise Promotion Award na categoria Promoção do Espírito de Empreendedorismo, com um projeto apoiado pelo COMPETE 2020, o Regeneração ITV,

13/08/2019
Picasso: Projeto da Tintex distinguido com Techtextil Innovation Award

Uma das empresas portuguesas mais premiadas internacionalmente, trouxe para Portugal o maior prémio mundial de inovação têxtil. Falamos do projeto “Picasso”, cofinanciado pelo COMPETE 2020, que desenvolveu um processo de tingimento sustentável e venceu o Techtextil Innovation Award na categoria de “Sustentabilidade”.

13/08/2019
Sublime Comporta distinguido como "Melhor Villa Resort em Portugal"

Considerados os "Óscares" do Turismo, os World Travel Awards premiaram, na edição de 2019, o Sublime Comporta na categoria “Portugal’s Leading Villa Resort 2019”. Um projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 que “nasceu como uma casa de campo com apenas 14 quartos e evoluiu para um Hotel - Apartamento na categoria de 5*”, comenta o proprietário e mentor.

07/08/2019
Projetos de inovação nacionais nomeados para o Prémio INNOVATION RADAR 2019

Há duas entidades nacionais a concurso no Innovation Radar Prize 2019, que abriu no passado dia 5 de agosto. A Unparallel Innovation e o INESC Microsistemas e Nanotecnologias estão entre os nomeados das categorias Tech for Society e Women-led innovations, respetivamente. Votação do público aberta até 23 de agosto

06/08/2019
SmarTHER CORE Transformers - O desenvolvimento de transformadores termicamente mais eficientes, inteligentes e flexíveis

Promovido pela EFACEC e cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto SmarTHER CORE Transformers, visa desenvolver integrada e transversalmente as capacidades que permitam a conceção e construção a curto-prazo de transformadores termicamente mais eficientes, mais inteligentes e mais flexíveis.

05/08/2019
Levante III - conceber e desenvolver um novo conceito de autocarro de longo curso, para o segmento de turismo

Promovido pela CaetanoBus e cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto Levante III visa conceber e desenvolver um novo conceito de autocarro de longo curso, para o segmento de turismo, nas versões 3 e 2 eixos e para dois modelos distintos de chassis, com características inovadoras e distintivas, a nível multidimensional.

03/08/2019
A investigação e desenvolvimento estão no ADN da Compta

Quem o diz é Paulo Fernandes, responsável pela área e pelo projeto inovador Waste to Value, no âmbito da economia circular, que criou uma solução para a gestão de resíduos sólidos urbanos.

01/08/2019
Conheça os seus direitos quando reserva uma viagem organizada

Quando reserva uma viagem organizada, está a comprar uma combinação de, pelo menos, dois tipos diferentes de serviços para a mesma viagem ou período de férias. Estes serviços podem incluir o transporte, o alojamento, o aluguer de um automóvel e, em determinadas condições, qualquer outro serviço turístico. Conheça e exerça os seus direitos quando compra aquela viagem de férias que tanto planeou...

01/08/2019
Greenmed aposta na gestão da informação baseada nas TIC

Em declarações ao COMPETE 2020, Miguel Almeida, sócio-gerente da Greenmed enfatizou o fato do apoio deste Programa ter permitido à empresa "munir-se de ferramentas informáticas e recursos humanos necessários para enfrentar os novos desafios”, bem como “tornar-se uma empresa mais eficiente e competitiva.”

31/07/2019
Inovação Organizacional, de Marketing, TIC e Economia digital

Com a implementação deste projeto a Geonext pretende promover a inovação organizacional e digital da empresa.

30/07/2019
Projeto de Inovação Logística, Organizacional, Economia Digital e Tecnologias de Informação e Comunicação

Este projeto representa um fortalecimento competitivo importante, colocando a Dimpomar como um player de referência a nível nacional e internacional.

26/07/2019
H2SE - Hidrogénio de Sustentabilidade Energética

Em declarações ao COMPETE 2020, José Campos Rodrigues, Presidente da Direcção AP2H2 falou sobre o projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 que "transporta na sua matriz a promoção do conhecimento, a investigação, a inovação e utilização do H2 enquanto fonte de energia limpa".

26/07/2019
Unidades de frio inovadoras: a mais recente aposta da Tensai e da Universidade de Aveiro

O projeto UFA+EE, cofinanciado pelo COMPETE 2020, visa o “desenvolvimento de unidades de frio autónomas da energia da rede e eficientes energeticamente e com uma gestão inteligente do funcionamento consoante a disponibilidade de energia ou o seu custo”, comenta João Mendes, Diretor Industrial.

25/07/2019
RehaBioSys: Reabilitação de Sistemas Naturais Contaminados - Bioremediação Avançada para a Sustentabilidade

Este projeto visa o desenvolvimento de biobarreiras constituídas por biofilme bacteriano suportado em argilas aplicáveis ao tratamento de soluções aquosas contaminadas com solventes e metais a baixas concentrações.

18/07/2019
Leia a entrevista com Jacinto Reis, coordenador técnico-científico do projeto Eco Camões

Entrevistamos Jacinto Reis, coordenador técnico-ciêntifico do projeto de investigação e desenvolvimento Eco Camões, que criou o veículo de combate a incêndio 100% elétrico e não tripulado que ganhou o 1º Prémio de Inovação na última edição da SEGUREX.

18/07/2019
BIODI: Biometria e Detecção de Incidentes

Em declarações ao COMPETE 2020, José Agostinho, CEO da TOMI Portugal elucidou que este projeto, cofinanciado pelo COMPETE 2020, “visa o desenvolvimento de modelos capazes de responder a necessidades no domínio da preservação da vida, da segurança pública e do bem-estar do cidadão”.

18/07/2019
Amorim Isolamentos inova no arrefecimento evaporativo passivo de fachadas

Desenvolver um novo sistema evaporativo passivo de fachadas revestidas com ICB, capaz de promover o arrefecimento de edifícios e mitigar o fenómeno da ilha de calor em países quentes e secos é o objetivo do projeto EvaporCork cofinanciado pelo COMPETE 2020.

11/07/2019
Portuguese Jewellery Newborn finalista dos European Enterprise Promotion Awards .

O projeto Portuguese Jewellery Newborn promovido pela AORP Associação Ourivesaria - que contou com o apoio do Compete2020 - venceu a sessão nacional dos European Enterprise Promotion Awards, na categoria “Apoio à internacionalização das empresas” e irá representar Portugal na final internacional que decorrerá em Helsínquia

10/07/2019
MoedINOV: Desenvolvimento de Moedas de coleção com estética inovadora recorrendo a tecnologias avançadas

"O Projeto MoedINOV, liderado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), visa a aplicação de técnicas avançadas de materiais na criação de novos efeitos estéticos nas moedas de coleção" refere Sílvia Garcia, responsável do projeto MoedINOV, em declarações ao COMPETE 2020.

09/07/2019
MC-pool - um conceito inovador de piscinas modulares, pré-fabricadas em betão

O projeto MC-Pool tem por objetivo desenvolver um conceito inovador de piscinas modulares, pré-fabricadas em betão, mais económicas, mais rápidas de executar, mais duráveis, mais termo eficientes e mais eco eficientes.

05/07/2019
Do Cartão de Cidadão à Chave Móvel Digital - um passo gigante na Transformação Digital da Administração Pública

A Agência para a Modernização Administrativa, I.P.- AMA - esteve na Mostra PT 2020 e mostrou o que tem sido o contributo dos Fundos da União Europeia para melhorar eficiência e qualificar a prestação do serviço público. A aposta da Transformação Digital da Administração Pública é um eixo estruturante do COMPETE 2020

03/07/2019
TransConTech

O projeto TRANSCONTECH vai disponibilizar às empresas um conjunto de recursos no âmbito da Indústria 4.0 e Economia Circular, nomeadamente bibliografia técnica, ações de demonstração, workshops, fóruns de discussão

03/07/2019
Pela primeira vez, a Pedra portuguesa é manuseada por artistas plásticos

Os artistas plásticos Julião Sarmento, Carsten Höller e Marina Abramović participam no projeto Primeira Pedra.

03/07/2019
A marca Tenowa, dedicada aos produtos produzidos no âmbito do projeto R4Textiles, vencedora de vários prémios.

No projeto R4Textiles, a RIOPELE tem apostado numa estratégia de investigação que tem levado à adoção de políticas sustentáveis, de redução do impacto ambiental.

03/07/2019
Campanha “Portuguese Jewellery Legacy”

A nova campanha de promoção internacional do setor celebra a essência da joalharia portuguesa como mensagem de sensibilização para a valorização e recuperação da joia como um legado. Um legado de arte, de valores, de memórias, passado de geração em geração, num ciclo eterno. E para assinalar o lançamento da nova campanha, a AORP irá promover o primeiro showcase de joalharia portuguesa, nos dias 5 e 6 e julho, na Casa da Arquitetura, em Matosinhos.

26/06/2019
Assinatura Digital com Atributos Profissionais: Uma medida que transforma dias em minutos

A Assinatura Digital para atributos profissionais, um procedimento que permitirá a aprovação imediata de termos de aceitação de fundos concedidos no âmbito do programa Portugal 2020, foi hoje apresentado dia 25 de junho , no Salão Nobre do Ministério da Economia

11/06/2019
Drones inovam a investigação de acidentes de viação

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto REVEAL visa desenvolver uma solução para medir e reconstruir acidentes de viação, originando uma nova metodologia, que representará uma mudança de paradigma na investigação e reconstrução de acidentes de viação, tornando o processo mais rápido, rigoroso e seguro.

11/06/2019
Sonae investe em Investigação e Desenvolvimento de novas funcionalidades para próxima geração de robots de cozinha

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto Future Yämmi visa “desenvolver soluções tecnológicas que sejam vetores de uma vida familiar com maior conveniência” e promover “a alimentação saudável”, comenta Marlos Silva, da Sonae.

07/06/2019
GARMIO: Geolocalização não-Assistida por GPS para Redes Móveis em Ambiente Indoor e Outdoor

O projeto GARMIO assenta na investigação e desenvolvimento de uma solução de software direcionada a operadores de comunicações móveis e destinada a localizar e caracterizar com elevada precisão os utilizadores da rede móvel no exterior e interior dos edifícios sem o recurso ao GPS.

06/06/2019
WISEN: Rede de Comunicação sem Fios com Eletrónica Inteligente Integrada

"O projeto WISEN tem como objetivo o desenvolvimento de uma solução integradora de elementos de sensorização e comunicação em tempo real que pretende minimizar riscos em ambientes industriais potencialmente perigosos" revelou Pedro Rodrigues, Coordenador Técnico de I&D na PROEF/Eurico Ferreira, SA.

04/06/2019
Portugal apresenta estratégia nacional para a inteligência artificial

Intitulada “AI Portugal 2030”, a Estratégia Nacional de Inteligência Artificial já foi apresentada oficialmente. Trata-se de um projeto integrado no programa INCoDe.2030, que pretende promover a investigação e a inovação nesta área específica, em prol do seu desenvolvimento e aplicação em campos como a administração pública, o ensino, a formação e as empresas. Portugal dá assim mais um passo de liderança, em linha com as diretivas da Comissão Europeia que pretendem levar os Estados-Membro a promover o desenvolvimento e a utilização da Inteligência Artificial na Europa.

30/05/2019
ALOFT lança gamas de calçado técnico inovadoras mundialmente

O objetivo do projeto é aumentar a capacidade produtiva da empresa, baseado na introdução de novas gamas de produtos, inovadores na empresa e a nível internacional, que lhe permitirá evoluir claramente na cadeia de valor.----------------------------------------------------------------------------The aim of the project is to increase the company's production capacity, based on the introduction of new product lines, innovative in the company and internationally, that will allow it to evolve clearly in the value chain.

30/05/2019
RiopeleTech - Fabrics4Future - Investing in Industry 4.0

"Para a Riopele o apoio do Compete 2020 tem permitido alavancar e concretizar em tempo útil novos investimentos, tendo como principais drivers a Indústria 4.0/ Digitalização" revela Bernardino Carneiro, administrador da Riopele.--------------------------------------------------------------- "For Riopele, the support of Compete 2020 has allowed it to leverage and materialize new investments in good time, having as main drivers Industry 4.0 / Digitization", reveals Bernardino Carneiro, administrator of Riopele.

28/05/2019
Portuguese Jewellery no 4.0: A aposta na valorização da oferta da ourivesaria de Portugal para 2018-2020

Este é o título do projeto da AORP, cofinanciado pelo COMPETE 2020, que através da transversalidade da era 4.0, visou a valorização da oferta, inovação organizacional, vulgarização de uma cultura de proteção e registo de marcas e atuação ao nível da economia digital.---------------This is the title of the AORP project, co-financed by COMPETE 2020, which through the transversality of the 4.0 era, aimed at enhancing supply, organizational innovation, popularizing a culture of trademark protection and registration and performance in the digital economy.

28/05/2019
Naturally Advanced by TINTEX

O projeto Naturally Advanced by TINTEX é um importante passo no plano de Inovação Produtiva I4.0 e de afirmação da estratégia de especialização sustentável e inteligente da TINTEX, perspetivando-se como fator distintivo na abordagem aos mercados internacionais. "Naturally Advanced by TINTEX" is an important step in the Productive Innovation plan (I 4.0) and affirmation of TINTEX's sustainable and smart specialization strategy, with a distinctive focus on the approach to international markets.

27/05/2019
GLADZ: a marca de sapatos nascida da obsessão pelo design depurado e a paixão pelo detalhe perfeito

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto visou crescer de forma sustentada nos mercados internacionais, através da dinamização e projecção da marca própria GLADZ, posicionando-a no segmento de “luxo acessível” e subindo na cadeia de valor. --------------------------------- Co-financed by COMPETE 2020, the project aimed to grow sustainably in international markets through the promotion and projection of the GLADZ brand, positioning it in the "affordable luxury" segment and moving up the value chain.

16/05/2019
«Lei da Ciência»

Foi aprovada hoje a «Lei da Ciência», que se traduz na revisão e modernização do regime jurídico das instituições que se dedicam à investigação e desenvolvimento, conforme consagrado no programa de Governo

16/05/2019
Best Horizon

A Best Horizon é uma Entidade Veiculo que investe, orienta e dá acesso a uma rede de contactos e parceiros na Europa e nas Américas. Este Business Angel, ajuda as Startups a expandir os seus negócios nos primeiros e mais criticos anos. A Sparkl foi uma das Startups acompanhada pela Beste Horizon

14/05/2019
Magikbee

A Magikbee nasceu da perceção de que havia uma oportunidade enorme no mercado de poder ajudar as crianças a terem experiências mais positivas com dispositivos digitais

14/05/2019
Shilling Capital Partners

Na Shilling, algumas das principais motivações para ser Business Angel relacionam-se com a vontade acompanhar de perto a evolução tecnológica, de dinamizar o tecido económico Português, de promover a cultura de apoio à inovação e iniciativa, assim como a criação de emprego e riqueza

14/05/2019
MindProber

Com a MindProber consegue medir e avaliar o impacto dos seus conteúdos nos diferentes segmentos e prever o comportamento das suas audiências

14/05/2019
Sparkl

Sparkl, um negócio de Beauty On Demand quer seja em casa ou no local de trabalho. Serviços de manicure, pedicure, depilação, cabeleireiro ou maquilhagem onde e quando quiser, das 8h00 às 23h00, todos os dias da semana, durante todo o ano.

13/05/2019
Ideias Glaciares

Ideias Glaciares é uma Entidade Veiculo que investe em Startups em fase inicial especialmente nas áreas tecnológicas. Fique a conhecer 2 exemplos de Startups onde este Business Angel investiu: Magikbee e MindProber

07/05/2019
Semana do Empreendedorismo

Semana do Empreendedorismo - de 06 a 11 de maio na Marinha Grande. Uma iniciativa integrada nas comemorações do dia da Europa destinada a todos a todos os empreendedores, e, em especial, àqueles que procuram encontrar um caminho para o seu futuro

07/05/2019
Ação de Formação “EU AMO EduPARK – Educação Ubíqua com a Aplicação Móvel Outdoor EduPARK”

No âmbito do programa Cientificamente Provável, vai decorrer a 2ª edição da Ação de Formação de Curta Duração “EU AMO EduPARK – Educação Ubíqua com a Aplicação Móvel Outdoor EduPARK”. A iniciativa fará parte do calendário de eventos que marcam as celebrações do dia da Europa

07/05/2019
Primeira Pedra na Bienal de Veneza

Obras com Pedra portuguesa na 58ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza, através do projecto Primeira Pedra com inauguração a 9 de Maio e associado à iniciativa a Europa na Minha Região

02/05/2019
Semana do Empreendedorismo

Durante 6 dias pode partilhar, conhecer, interagir e trocar ideias e experiências relacionadas com o Empreendedorismo. Uma iniciativa destinada a todos a todos os empreendedores, e, em especial, àqueles que procuram encontrar um caminho para o seu futuro

30/04/2019
Criação de Fundo para a Inovação Social | FIS

O Fundo para a Inovação Social (FIS) destina-se a potenciar e apoiar Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) que desenvolvam respostas inovadoras, impactantes e sustentáveis à resolução de problemas sociais.

30/04/2019
Gera Talentos / Talents Generation

O Gera Talentos é um programa estruturante de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo, promovido pela Fundação da Juventude, que visa detetar e estimular jovens talentos para a geração de iniciativas inovadoras e a criação de empresas em atividades nas indústrias culturais e criativas.

30/04/2019
FuEL - Future Entrepreneurs' League

O Programa The Next Big Idea deu a conhecer um dos vários projetos apoiados pelo Fuel. O projeto FuEL - Future Entrepreneur’s League desenvolveu a plataforma FuEL ROOM que incentiva o empreendedorismo em atividades do conhecimento, tecnologia e indústrias criativas, concedendo acesso a uma vasta rede de entidades do ecossistema de empreendedorismo nacional e internacional.

24/04/2019
Petratex aposta e inova no processo de estampagem

Falámos com Sérgio Neto, CEO da empresa ligada ao setor têxtil que falou sobre os desafios atuais e que o projeto PetraMAX, cofinanciado pelo COMPETE 2020, nasceu “devido à fraca oferta/eficiência dos processos de estampagem tradicionais existentes no mercado e da inexistência de processos de estampagem do produto customizado”.

24/04/2019
MOLATECH 4.0 - Nova unidade produtiva de colchões de maior valor acrescentado

O MOLATECH 4.0 visa a criação de uma nova unidade produtiva com uma maior capacidade e flexibilidade industrial, que promova a inovação no setor da colchoaria através do desenvolvimento e produção de colchões diferenciadores e de maior valor acrescentado.

24/04/2019
INOVBORDALLO: A aposta da Bordallo Pinheiro na inovação, partilha de conhecimento e criação de emprego qualificado

Entrevistámos Paulo Pires, Presidente da Comissão Executiva da Vista Alegre que nos falou deste projeto e do processo de revitalização desta marca centenária - à beira da falência em 2009 – assente em três pilares: “visão estratégica; paixão pela arte Bordalliana e pelo legado de Bordallo Pinheiro e capacidade de realização e superação”.

24/04/2019
Entrevista com Androgeu Mauch, responsável pelos projetos DESIAM e DESi2COMP

Leia a entrevista com Androgeu Mauch, Diretor Financeiro da Embraer Portugal, e responsável pelos projetos DESIAM e DESi2COMP.

16/04/2019
EduPARK: Mobile Learning, Realidade Aumentada e Geocaching na Educação em Ciências - um projeto inovador de I&D

Uma App que permite aceder a conteúdos em realidade aumentada no modo livre e no modo de jogo com conteúdos interdisciplinares específicos para o Ensino (desde o Básico ao Superior).

16/04/2019
Internacionalizar um território, com marca turística própria - Montanhas Mágicas®

O projeto Montanhas Mágicas teve como principal objetivo internacionalizar um território, com marca turística própria - Montanhas Mágicas® .

16/04/2019
Já conhece o processo de tingimento inovador da Tintex?

A investigação no âmbito do projeto PICASSo permitiu desenvolver um processo industrial de tingimento natural, minimizando assim o impacto ambiental visto eliminar a utilização de corantes sintéticos.

15/04/2019
FallSensing: Como reduzir o risco de queda nos idosos?

Com este propósito três instituições portuguesas- Sensing Future Technologies, Fraunhofer Portugal e Coimbra Health School - criaram um sistema que avalia o risco de queda e estabelece um plano personalizado de exercícios de prevenção.

11/04/2019
ITeCons fomenta a implementação de TIC em PME

Em declarações ao COMPETE 2020, António Tadeu, presidente do ITeCons comenta que o projeto DreAM | DigitAl Management visa facilitar o acesso de empresas “dedicadas ao fabrico e comércio local de materiais e sistemas construtivos, à economia digital”, sendo “disponibilizada, gratuitamente, uma ferramenta informática online”.

11/04/2019
Já ouviu falar da Plataforma Portugal i4.0?

Promovido pela COTEC com o apoio do COMPETE 2020, este projeto visa qualificar as PME nacionais para vencer os desafios do paradigma da Indústria 4.0, tendo como objectivo central colmatar lacunas e deficiências na incorporação de conceitos e tecnologias característicos da 4a revolução industrial, contribuindo para reforçar competências de gestão e inovação e assim a respectiva competitividade.

10/04/2019
Comércio Digital - Qualificar empresas do comércio e serviços para a Economia Digital

"Até 2020 o programa vai percorrer o país para realizar um total de 150 sessões e colocar cerca de 50 mil empresas na economia digital" revela António Teixeira, coordenador do Programa COMÉRCIO DIGITAL, ao COMPETE 2020.

05/04/2019
PME QUALIFY: reforço das capacidades de organização e gestão das PME para a economia digital

Apoiado pelo COMPETE 2020 e promovido pela AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, o PME QUALIFY visa o "...reforço das capacidades de organização e gestão das PME, através da realização de acções que sensibilizem, orientem e fomentem a inclusão das micro e PME na economia digital, para a importância da indústria 4.0 e da incorporação tecnológica nos modelos de negócio, bem como para a sua integração e participação em redes de cooperação."

03/04/2019
Comissão Europeia aprova Grande Projeto do COMPETE 2020 | troço Ovar-Gaia da Linha do Norte

No dia 2 de abril a Comissão Europeia apresentou um pacote de investimentos de 4 milhões de euros em 25 grandes projetos de infraestruturas em 10 Estados-Membros. Entre estes o grande projeto “Linha do Norte – Modernização do Troço Ovar-Gaia (2.ª fase)”.

02/04/2019
Comissão adota pacote de investimentos de 4 mil milhões de EUR para projetos de infraestruturas em 10 Estados-Membros

Decorreu hoje, 2 de abril, em Bruxelas, uma cerimónia precedida por uma conferência de imprensa com a Comissária Corina Crețu, Comissária responsável pela Política Regional, em torno da aprovação de 25 grandes projectos da Política de Coesão . Em Portugal foi aprovada a modernização do troço Ovar-Gaia da Linha do Norte, que faz parte da rede transeuropeia de transportes. Os passageiros beneficiarão de um tempo de viagem mais curto, maior conforto e maior segurança neste eixo.

21/03/2019
SmartTransit: Um Sistema Inteligente de Gestão Avançada de Mobilidade

Leia a entrevista com Vitorino Rocha, Director Coordenador da UN Transportes da EFACEC - Engenharia e Sistemas SA, que nos conta as origens do projeto SmartTransit, os seus desafios e resultados.

19/03/2019
Porto de Leixões: Investimentos visam aumentar competitividade portuária

O conjunto de investimentos a realizar inclui o prolongamento do quebra-mar, o aprofundamento do anteporto e da bacia de rotação, um novo terminal e melhorias no porto de pesca, o que “permitirá responder à pressão da procura por navios de maior dimensão no porto de Leixões, a qual se faz sentir em todos os segmentos de mercado, nomeadamente na carga contentorizada” esclarece a Presidente do Conselho de Administração da APDL.

19/03/2019
NTW-DAS: Sistema de Eficiência Energética aplicado ao Material Circulante Ferroviário

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto NTW-DAS consiste na investigação e desenvolvimento de uma solução inovadora de gestão integrada e universal da rede de transportes de Material Circulante Ferroviário, incluindo sistemas universais de monitorização do estado energético do Material Circulante, bem como o sistema de apoio à condução.

19/03/2019
Linha da Beira Baixa - Modernização do Troço Castelo Branco/Covilhã/Guarda

A Modernização da linha da Beira Baixa assenta em princípios de aumento da eficiência do sistema de transportes, dinamização do desenvolvimento económico, aumento da coesão social e territorial e incremento da sustentabilidade do sistema de transportes.

14/03/2019
BRAIN-LIGHTING: Sondas neuronais dotadas com interação elétrica, ótica e comunicação sem fios para controlo de neurónios-alvo

Leia a entrevista com Raquel Sousa, gestora do projeto BRAIN-LIGHTING, que fala do cérebro, da neurociência e do seu projeto que pretende desenvolver um dispositivo optogenético inovador utilizando sondas neuronais óticas 3D.

13/03/2019
Aberto Concurso para projetos de I&D em co-promoção | Parcerias Internacionais (MIT-Portugal, UTA-Portugal e CMU-Portugal)

Foi hoje publicado um concurso para financiar projetos em copromoção entre empresas e entidades não empresariais do sistema de I&I. O orçamento previsto é de 22,8 Milhões de euros.Os projetos a concurso deverão incluir a participação de pelo menos um Investigador Principal da Universidade de Carnegie Mellon, do MIT ou da UT Austin, num ou mais tópicos referidos para cada parceria.

13/03/2019
Finance for Growth apoia o crescimento das PME portuguesas

O projeto Finance for Growth é uma iniciativa lançada em 2018 pela AEP - Associação Empresarial de Portugal e a AIP - Associação Industrial Portuguesa, cofinanciado pelo Compete2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e contando para a sua execução com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, da Instituição Financeira de Desenvolvimento e da Euronext.

12/03/2019
insitu.BIOMAS: Reinventar sistemas de biofabricação para a produção de implantes temporários para a regeneração de tecidos

"O projeto insitu.BIOMAS pretende desenvolver um equipamento de fabricação aditiva que “fale a linguagem” dos profissionais de saúde, pois estes equipamentos estão normalmente direcionados aos engenheiros, arquitetos e outro pessoal técnico. Assim, poderão ser fabricados implantes personalizados, em ambiente limpo e em contexto hospitalar, pela mesma equipa que irá implantá-lo."

11/03/2019
Cancro da mama: Solução inovadora na análise de mamografias

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto MammoAssist visa lançar no mercado uma ferramenta capaz de auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico precoce de cancro da mama, através da detecção e classificação automática de microcalcificações presentes em mamografias.

11/03/2019
SENSE BED: inovador revestimento de colchões para acamados

Em declarações ao COMPETE 2020, Carina Cunha, investigadora na Universidade do Minho sintetiza o percurso de dois anos de investigação em parceria com a Vital Marques e a importância do apoio do COMPETE 2020 no âmbito deste projeto que resultou numa gama de quatro produtos “desenvolvida a partir de materiais e estruturas fibrosos que atuam como sensores, proporcionando conforto e auxílio na identificação de riscos para a saúde dos seus utilizadores”.

07/03/2019
“Acredito que devemos promover Portugal de forma concertada”

A propósito do Dia Internacional da Mulher, conversamos com Cláudia Domingues, presidente da InovCluster que se sente orgulhosa por "saber que conseguimos contribuir de forma significativa para a dinamização do setor agroalimentar, não só ao nível local, mas também ao nível nacional. Um setor maioritariamente constituído por micro e pequenas empresas, em que a intervenção da InovCluster é reconhecida como importante para estas empresas."

07/03/2019
“Nem sempre o mais importante é o mais urgente, e o contrário também é válido”

A propósito do Dia Internacional da Mulher, conversamos com Isabel Furtado, CEO da TMG Automotive, empresa dedicada à produção de têxteis técnicos que fatura mais de 100 milhões de euros, que partilhou o seu percurso profissional, preenchido de desafios “mas, ao fim destes anos, o resultado tem sido positivo”.

06/03/2019
Temos o intuito de “aumentar o número de empresas spin off originadas no seio das atividades de investigação”

A propósito do Dia Internacional da Mulher, conversamos com Ana Sargento, vice-presidente do Politécnico de Leiria, com competências centradas ao nível da partilha e valorização do conhecimento com a sociedade, tomando como exemplo os esforços em "divulgar e, como consequência, transferir para as empresas a tecnologia gerada internamente e protegida em termos de propriedade industrial".

06/03/2019
"Fico muito orgulhosa quando os investigadores que estão a trabalhar comigo conseguem receber reconhecimento"

A propósito do Dia Internacional da Mulher, conversamos com Cláudia Cavadas, investigadora e recentemente nomeada como Vice-reitora para a Investigação da Universidade de Coimbra visa "contribuir para que mais financiamento chegue aos centros de investigação", "aumentar a divulgação e impacto da investigação desenvolvida" e "atrair mais estudantes de doutoramento e investigadores doutorados".

01/03/2019
Satinskin

Na Satinskin oferece-se um mundo de possibilidades, no que concerne à impressão sobre tecido ou malha, garantindo um rigoroso controlo de qualidade, desde o tratamento prévio da matéria-prima ao acabamento final. O objetivo é surpreender, recriar sensações

01/03/2019
Universidade do Minho

A UMinho tem também um grande número de projetos financiados pelo Compete 2020, quer na qualidade de promotor quer como parte de consórcios promovidos por empresas que contam com o Know how da Universidade do Minho para a sua concretização

01/03/2019
INL: Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia

O INL dedica-se a várias aplicações das nanotecnologias: das quais se pode destacar a nanomedicina, o controle de qualidade alimentar e ambiental, a energia, a nanoelectrónica e os nanossistemas

01/03/2019
Bosch

Os produtos e serviços do Grupo Bosch são concebidos para cativar e melhorar a qualidade de vida das pessoas através de soluções inovadoras e úteis. Desta forma, a empresa oferece mundialmente "Tecnologia para a Vida".

20/02/2019
Investigação portuguesa aposta em meias de aquecimento inovadoras

Sabia que o projeto WYFEET Extreme surgiu “após um pedido especial de um cliente nórdico que queria umas meias que lhe permitissem estar algumas horas no exterior para ver o rally da Suécia”? Conheça a história na entrevista de Nuno Costa, Diretor Geral da Faria da Costa ao COMPETE 2020.

20/02/2019
Entrevistámos António Selada, responsável pelo projeto BEPIM III que visa produzir implantes dentários diferenciadores

Comenta que da sua experiência, os fatores de sucesso para uma empresa ser inovadora passam por promover “a adaptação contínua, a investigação experimental, a apropriação de conhecimento, a comunicação interna e a partilha do conhecimento, estimulado o empreendedorismo e a capacidade de assumir riscos”.

19/02/2019
AlgaeCoat: revestimentos comestíveis baseados em extratos de macroalgas para aumentar o tempo de prateleira de alimentos

Entrevistamos Délio Raimundo, responsável pelo Departamento de Inovação da Campotec e pelo projeto AlgaeCoat, que fala do projeto e da importância da inovação para as empresas.

14/02/2019
Leia a entrevista com Manuel Serrão, Diretor da Associação Selectiva Moda

Falamos com Manuel Serrão, Diretor da Associação Selectiva Moda, que nos contou o percurso do projeto From Portugal e do seu sucesso na divulgação e promoção “do melhor que se faz em Portugal” na indústria do têxtil e do vestuário.

13/02/2019
Presidente da PortugalFoods quer divulgar Portugal como país produtor de excelência

Amândio Santos comenta que o COMPETE 2020 tem cofinanciado diversos projetos de internacionalização que têm sido “a ferramenta que a PortugalFoods identificou, desde o primeiro momento, como meio para a concretização da sua missão e que possibilitou organizar um plano anual de ações para promover a competitividade das empresas sob uma marca chapéu”.

13/02/2019
Engineering & Tooling from Portugal: A Marca do Cluster

Ao COMPETE 2020, o secretário-geral da Cefamol, Manuel Oliveira, disse que o projeto "Engineering & Tooling from Portugal tem sido o principal e mais visível instrumento da campanha de imagem e promoção internacional da Indústria Portuguesa de Moldes", tendo sido ao longo dos anos "um elemento estratégico e decisivo para a consolidação do posicionamento de destaque da Indústria Portuguesa de Moldes no mercado global, assumindo-se, atualmente, como terceiro produtor europeu e oitavo a nível mundial".

12/02/2019
Business On the Way - a internacionalização das empresas Portuguesas

Entrevistamos Mónica Moreira, Diretora da AEP Internacional e responsável do projeto Business On the Way, que falou da importância da internacionalização das empresas portuguesas para o crescimento da economia e da ambição do projeto nesse desígnio.

06/02/2019
CONFINSEAT: Desenvolvimento de Pele Artificial com capacidade de Gestão de Calor

TMG Automotive aposta, com o apoio do COMPETE 2020, no desenvolvimento de soluções inovadoras de pele artificial com capacidade de gestão de calor e conforto melhorado, com vista a dar resposta às tendências atuais crescentes no âmbito do conforto para o utilizador.

06/02/2019
Product in Touch: a exploração da sensação táctil

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto propõe-se desenvolver um sistema virtual de haptics num ambiente imersivo de realidade virtual cujo cenário é o interior de um automóvel, onde o utilizador pode tocar e sentir os produtos compósitos sem que estes sejam reais.

05/02/2019
Inovação de produto e processo e aumento da capacidade produtiva no fabrico de componentes para automóveis elétricos e híbridos

Com o apoio do COMPETE 2020, a SONAFI pretende, com este projeto, desenvolver novos componentes auto para dar resposta à nova geração de veículos - elétricos e híbridos - por via do aumento considerável do nível de automação, rapidez, eficiência energética e ambiental do seu processo produtivo.

04/02/2019
Dotar a TESCO tecnologicamente para a produção de peças para uma inovadora geração de compressores AC elétricos

Fruto de um trabalho de I&D, o projeto pretende aumentar a capacidade produtiva da empresa, dotando-a tecnologicamente para a produção de peças para uma inovadora geração de compressores AC elétricos.

31/01/2019
FLEXERGY: A aposta da Efacec em sistemas de armazenamento de energia

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto «visa a criação de uma plataforma de gestão de sistemas de armazenamento de energia» altamente inovadora e dotada de inteligência artificial, comenta Ismael Miranda, Coordenador de I&D na empresa.

30/01/2019
Leia a entrevista de Sérgio Salústio, Director do Consórcio Smart Green Homes entre a Bosch e a Universidade de Aveiro

Desenvolver soluções inovadoras para ambiente doméstico, com uma perceção de conforto melhorada, associada a uma maior sustentabilidade e menor impacto ambiental é o objetivo deste projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020.

29/01/2019
Isoladores inteligentes para uma gestão remota e ativa do transporte de energia e monitorização para aplicação em Smart Grids

Apoiado pelo COMPETE 2020 e promovido pela INDISOL, S.A., o ISOSMART é um projeto de I&D que visa a criação de uma nova geração de isoladores inteligentes para a aplicação em Smart Grids, os quais asseguram uma gestão remota e ativa do transporte e monitorização de energia.

28/01/2019
Dry2Value - Estudo e desenvolvimento de um sistema de secagem para valorização de lamas

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o Dry2Value tem como objetivo o desenvolvimento de um inovador sistema de secagem de lamas de ETAR urbanas e industriais, que é económica e energeticamente competitivo, eficiente e versátil, com um claro contributo para a economia circular e de baixo carbono.

24/01/2019
iHEATEX: Felpos multifuncionais e de hibridização inteligente

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto iHEATEX visa a investigação e desenvolvimento de novas estruturas e arquiteturas de felpo multifuncionais e de hibridização inteligente, com propriedades de gestão ativa de humidade e aquecimento com potencial aplicação nos têxteis-lar e hotelaria.

23/01/2019
“A sustentabilidade é um dos pilares em que assenta a Tintex"

"Neste sentido, a procura de processos de tingimento mais sustentáveis faz parte da génese da nossa empresa”, comenta Pedro Magalhães, Diretor de Inovação da Tintex, provavelmente a mais premiada das têxteis portuguesas com vários projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020. Um deles é o PICASSo que visou criar uma nova palete de cores através de corantes naturais, extraídos de plantas e cogumelos.

22/01/2019
RiopeleTech - Fabrics4Future

O Projeto RiopeleTech - Fabrics4Future prevê aumentar a gama de tecidos da Riopele através da industrialização e introdução no mercado de novos tecidos funcionais e sustentáveis, inovadores e de alto valor acrescentado, que resultam de projetos de I&D realizados pela empresa.

22/01/2019
MultiscaleProtech: Estruturas fibrosas multiescala para proteção térmica, química e elétrica

O presente projeto visa o desenvolvimento de estruturas fibrosas filiformes (fios) e planares biaxiais (tecidos) de elevado desempenho contra agentes químicos, térmicos e elétricos, com base em tecnologias emergentes, incluindo nanotecnologia, para utilização em vestuário orientado principalmente para aplicações nos domínios da proteção contra salpicos a elevada temperatura (soldadura) e exposição a agentes químicos e a descargas elétricas.

17/01/2019
Fábrica da Faurecia em Bragança: Uma das unidades portuguesas mais sofisticadas com tecnologia de indústria 4.0.

Em Bragança, foi feito um grande investimento, com o apoio de fundos da União Europeia, na extensão da unidade industrial que aí operava desde 2001, criando mais 400 postos de trabalho. Esta é atualmente uma das unidades portuguesas mais sofisticadas com tecnologia de indústria 4.0.

17/01/2019
SUProTOF: Processamento e Teste de superfícies para o fabrico de componentes óticas

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 e promovido pela POLO - Produtos Ópticos, SA e pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em regime de consultoria, este projeto consistiu na criação de novos produtos para aplicação à indústria oftálmica.

16/01/2019
A criação de uma unidade industrial de fabricação de perfumes e cosméticos em Trás-os-Montes.

Leia a entrevista a António José Flores, sócio-gerente e co-fundador da MIL POSSIBILIDADES, uma empresa Trasmontana dedicada à produção de perfumes e cosméticos

15/01/2019
Uma linha de transformação de quartzo alta pureza em Trás-os-Montes

Este projeto visa capacitar tecnologicamente a empresa Quarpor, Minas e Minerais, S.A., localizada em Carrazeda de Ansiães, Trás-os-Montes, para transformar quartzo de forma a fornecer mercados consumidores de HPQ (high purity quartz), nomeadamente a indústria eletrónica, fotovoltaica, de precisão e ótica.

09/01/2019
Step2Footure- Aposta digital

Decorre hoje, dia 9 de janeiro, em S. João da Madeira o evento Step2Footure, promovido pelo CTCP-Centro Tecnológico do Calçado de Portugal. Em demonstração vão estar as tecnologias e produtos inovadores, desenvolvidos no âmbito de projetos de IDT coordenados pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, como o Extra Light Safe Shoe, o Newark ou o Fascom, que assentam em produtos e tecnologias inovadoras para o cluster do calçado.

09/01/2019
Vale das Lobas: um projeto inovador de regeneração rural

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto visa oferecer um produto composto (Hotel, Parque de Campismo e Restaurante) de qualidade, para um segmento médio-alto que respeita os valores e princípios ligados ao desenvolvimento rural sustentável e regeneração da biodiversidade.

09/01/2019
Hotel Palácio do Sal

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto visa a criação de um estabelecimento hoteleiro, para o efeito um Hotel de 4*, em Alcácer do Sal, assente num conceito e atividades inovadoras, nomeadamente um SPA que irá prestar tratamentos de Haloterapia. Está prevista a criação de 34 novos Postos de Trabalho.

08/01/2019
A criação do Magnificat Wine Spa Hotel

Apoiado pelo COMPETE 2020 e promovido pela Magnificatwine Hotelaria & Serviços, Lda., o projeto consiste na criação de um Hotel de 5 estrelas dedicado à atividade vinícola da região do Douro e arte musical, localizado na antiga Quinta da Estação, em Santa Marta de Penaguião, Trás-os-Montes. Leia a entrevista com António Correia, o rosto por trás da criação do Magnificat Wine Spa Hotel.

08/01/2019
Comissão aprova medida de 320 milhões de euros para apoiar instalações de energia de biomassa

Comissão aprovou uma medida para apoiar instalações de energia de biomassa próximas das florestas em risco de incêndio em Portugal. A medida visa incentivar os proprietários florestais a limpar as florestas em risco, utilizando os resíduos florestais para produzir energia a partir de biomassa, o que contribuirá para evitar futuros incêndios florestais em Portugal.

04/01/2019
Moldes , um setor na vanguarda do futuro | Presidente do COMPETE 2020 visita o grupo Iberomoldes.

Em visita as empresas do Grupo Iberomoldes, o presidente do COMPETE 2020 , Jaime Andrez , destaca o pioneirismo do grupo num sector de grande intensidade tecnológica que aposta fortemente na I&I permitindo posicionar-se na cadeia de valor a seu favor para obter vantagem competitiva.

03/01/2019
CONNECTA-X: integração de appliances em ecossistemas de casas inteligentes

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto visa desenvolver uma plataforma de comunicação, recolha e tratamento de dados no domínio da inteligência computacional e monitorização de dispositivos que venha a suportar o desenvolvimento de novos produtos/serviços de valor acrescentado no domínio da Internet das Coisas (IoT).

03/01/2019
TRUST: Sistema de Monitorização de Transporte e Rodovias para Serviços de Informações em Tempo Real

Contando com o apoio do COMPETE 2020, o projeto TRUST, visa o desenvolvimento de um sistema de monitorização meteorológica e ambiental capaz de identificar condições de risco para a condução em infraestruturas rodoviárias equipadas com tecnologias ITS.

03/01/2019
BarRod: a nova gama de produtos para guardas de segurança rodoviária

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o consórcio constituído pelas empresas Metalogalva, Metalocar e Infraestruturas de Portugal, em estreita colaboração com a Universidade do Minho, detetou a necessidade de conceber e desenvolver uma gama de barreiras de segurança inovadoras e diferenciadoras, únicas no mercado e com elevados níveis de desempenho.

03/01/2019
O Fundo de Inovação Social pronto a receber bons projetos de inovação e empreendedorismo social

A semana passada foi efetuada a declaração de início do Fundo de Inovação Social (FIS) , gerido pela PME Investimentos e co-financiado pelo COMPETE 2020.

02/01/2019
5GMEDE - 5G Mobile Edge Computing with Enriched Radio Network Information Services

O projeto 5GMEDE constitui a componente nacional do programa europeu EUREKA, aprovado pela iniciativa CELTIC-PLUS. Tem como objetivo investigar/avaliar arquitetura MEC como suporte a serviços da quinta geração móvel (5G) com muito baixa latência, elevada largura de banda e baixo consumo energético.

27/12/2018
RICEPLUS: A inovação do arroz Carolino

Com o apoio do COMPETE 2020, este projeto visa dotar tecnologicamente a Novarroz – Produtos Alimentares S.A., empresa líder na indústria de transformação de arroz em Portugal, para a produção de produtos alimentares baseados em arroz, com perfil nutricional e sensorial superior e inovador.

27/12/2018
Snack Fresh: A aposta da Sonae no desenvolvimento de produtos inovadores à base de frutas e legumes

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto Snack Fresh visa o desenvolvimento de novos produtos à base de frutas e legumes convenientes, com características organoléticas inovadoras e com benefícios nutricionais e de saúde.

21/12/2018
PlantFood: bebidas vegetais, não-lácteos e funcionais

Nos últimos anos verificam-se como tendências o poder da nutrição e o mercado alternativo aos produtos lácteos. É neste contexto que surge o presente projeto em que se pretende desenvolver alimentos e bebidas vegetais, não-lácteos e funcionais.

21/12/2018
SUBA – Sumos com um baixo teor alcoólico

Apoiado pelo COMPETE 2020 e promovido pela Sumol+Compal, o projeto “SUBA - Sumos Baixo Álcool”, tem como "objetivo principal criar bebidas alcoólicas que, do ponto de vista da saúde pública, sejam as mais equilibradas do mercado."

19/12/2018
Integrador HS.HELIOS para a comunicação e portabilidade de dados na Saúde

Em declarações ao COMPETE 2020, Isabel Alexandra Cruz, da HealthySystems (HLTSYS) sintetiza o projeto supra que visa implementar e evoluir a solução HS.HELIOS em contexto real de utilização em instituições prestadoras de cuidados de saúde, tendo em vista garantir um melhor alinhamento com o RGPD.

19/12/2018
Care4Value: Potenciar a criação de valor em unidades de cuidados continuados integrados de saúde geridas por IPSS

Em declarações ao COMPETE 2020, Ana Sargento, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Leiria e coordenadora do projeto sintetiza a estratégia levada a cabo pelo instituto e a importância do apoio dos fundos da União Europeia.

11/12/2018
Novo Aviso do SI Inovação assegura um financiamento total de 1 mil M€

Foi apresentado no dia 10 de dezembro, o Novo Sistema de Incentivos à Inovação.

04/12/2018
Novo Sistema de Incentivos à Inovação | Reprogramação PT2020

Sessão de Reprogramação do Portugal 2020 na Exponor dia 10 de dezembro

29/11/2018
Leia a entrevista com Jorge Noras, inventor e empresário, criador da U SAFE, a bóia de salvamento telecomandada.

Com o apoio do COMPETE 2020, o projeto U SAFE 4.0 tem por objetivo construir uma unidade industrial em Portugal com capacidade para satisfazer a enorme procura do mercado mundial para as bóias de salvamento U SAFE. Leia a entrevista com Jorge Noras criador da U SAFE que nos fala dos objetivos e desafios no desenvolvimento do projeto, bem como da importância dos apoios dos fundos comunitários.

28/11/2018
Plataforma Operacional Integrada de Gestão

O Instituto de Gestão Financeira da Educação, IP (IGeFE) desenvolveu uma plataforma a POIG – Plataforma Operacional Integrada de Gestão que agrega informação tratada a nível das diversas áreas de atuação do IGeFE, libertando recursos dispersos ao longo de outras estruturas e organismos geridos através do orçamento do MEC e reduzindo custos através da racionalização de métodos e sistemas. A plataforma permite também implementar medidas de deteção e prevenção de fraudes e controlo dos gastos públicos.

28/11/2018
Reduzir custos e manter a segurança dos serviços públicos num projeto da INCM

Falámos com Bruno Fragoso, Diretor na Imprensa Nacional Casa da Moeda que coordena o projeto de disponibilização do atributo de Dirigente Público do DRE que “representa uma redução de custos”, mantendo “o nível de segurança do cidadão e dos serviços públicos”. Trata-se de uma sinergia entre o Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital e o Diário da República Electrónico.

23/11/2018
Assinatura Digital do Termo de Aceitação: com segurança uma medida que transforma dias em minutos

A Assinatura Digital é uma medida Simplex+ do Compete2020 e vai possibilitar de uma forma simples, rápida, segura e mais eficiente a assinatura do Termo de Aceitação (TA), garantindo a confirmação dos poderes para o ato de quem o assina sem nunca sair do Sistema de Informação onde decorre todo o processo relativo ao projeto

21/11/2018
ENDURANCE: carregamento de sensores subaquáticos através de wireless

Uma equipa de investigadores do INESC TEC está a desenvolver uma tecnologia que permita que veículos autónomos subaquáticos (AUVs) se aproximem de sensores subaquáticos sem bateria, energizando-os e recolhendo dados, possibilitando "o funcionamento perpétuo de sensores em ambiente subaquático, permitindo uma grande redução de custos".

21/11/2018
PLATICEMAR explora novas oportunidades para a Economia do Mar

Liderado pela Inova-Ria, o projeto PLATICEMAR – Plataforma de Consolidação do Setor TICE e Empreendedorismo na Economia do Mar é cofinanciado pelo COMPETE 2020 e visa potenciar o apoio ao empreendedorismo de base tecnológica para que seja alcançado um modelo de desenvolvimento sustentável na economia do mar.

14/11/2018
Font Salem Portugal: ampliação da capacidade da fábrica de Santarém

O investimento realizado pelo projeto, que resultou na duplicação da capacidade da fábrica, "contribuiu, de forma efetiva, para o alcance, na sua plenitude, dos objetivos traçados pela Font Salem Portugal". Quem o diz é Antoni Folguera Ventura, Administrador e Diretor Geral desta Unidade Industrial.

14/11/2018
The Yeatman Hotel: um hotel de luxo associado ao setor do vinho

Inaugurado em 2010, o The Yeatman Hotel foi construído na encosta esquerda do rio Douro, entre as famosas caves de Vinho do Porto, e é o primeiro Hotel de luxo na zona histórica de Vila Nova de Gaia.

14/11/2018
Cerealis: Leia a entrevista de Rui Amorim de Sousa

O projeto desenvolvido pela líder em massas e farinhas visou “trazer tecnologia inovadora e aumento da capacidade interna" tendo permitido reforçar "o potencial de crescimento da atividade nos mercados externos”. Para 2019 visam “consolidar a utilização do parque industrial existente e potenciar o crescimento de vendas pelo alargamento do portefólio de produtos inovadores e crescimento em mercados externos”.

14/11/2018
Entrevistámos Paulo Azevedo, Director-geral da Silvex

“Sempre a inventar uma vida mais fácil” é o posicionamento desta empresa portuguesa especializada em produtos de protecção e conservação em plástico, papel e alumínio que tem contado com os fundos da União Europeia e que visa, para 2019, “impulsionar o contributo para a economia circular e diminuição de impactos ambientais do plástico”.

08/11/2018
Sword Health - Uma startup Portuguesa

A Sword Health desenvolveu uma solução de fisioterapia digital para permitir que os pacientes sejam tratados remotamente em suas próprias casas.

08/11/2018
Uniplaces - uma plataforma de reserva de alojamento pela internet.

A startup Portuguesa, Uniplaces é uma plataforma de reserva de alojamento pela internet, dirigida a estudantes de todas as nacionalidades.

08/11/2018
Josefinas: a marca de sabrinas portuguesa obcecada pelo savoir faire

Filipa Júlio e Maria Cunha, uma arquiteta e uma gestora, conheceram-se num concurso de ideias de negócio e decidiram mudar de vida. As duas sócias contaram com investimento de capital de risco com Fundos FEDER para lançar a marca de sabrinas feitas à mão, de pele, e que podem ser usadas em qualquer terreno, sem estragar.

05/11/2018
Feedzai: uma startup portuguesa que lidera o mundo

Não perca a entrevista a Nuno Sebastião, CEO da Feedzai, uma empresa portuguesa dedicada à inteligência artificial para prevenir e detetar fraude nos pagamentos em instituições financeiras.

31/10/2018
SIMOLDES Plásticos

Com o apoio do COMPETE 2020 o projeto CHROMIUM LIKE visa o desenvolvimento de soluções inovadoras que permitam, sem utilização de crómio, produzir componentes plásticos para o interior automóvel, com efeito cromado para um visual estético mais apelativo e com performance melhorada na sensação ao toque, produzindo uma perceção de toque metálico (toque frio).

30/10/2018
Polopique: uma referência mundial no sector do têxtil

Atenta a questões ambientais, ecológicas e sociais, esta empresa identificou uma oportunidade: desenvolver novos fios têxteis incorporando novas matérias-primas e novas combinações adaptados ao perfil de procura internacional.

30/10/2018
Couro Azul desenvolve pele natural com propriedades de limpeza melhorada

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto NanoCleanLeather visa a investigação e desenvolvimento de pele natural com propriedades de limpeza melhorada - anti-soiling e self-cleaning - destinada ao interior automóvel, com recurso a aditivos nanoestruturados.

29/10/2018
ECO4COFFEE: Pela criação de embalagens mais ecológicas sem comprometer a qualidade e vida útil do café torrado moído

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto irá desenvolver produtos inovadores e únicos no mercado da indústria do café - embalagens para café à base da própria cascarilha de grão de café - gerando novo conhecimento científico na área dos materiais compósitos e grau de inovação elevado.

23/10/2018
MicoBioExtract: Valorização integral de subprodutos resultantes da produção de cogumelos em bioextractos

O consórcio MicoBioExtract pretende desenvolver atividades de investigação e desenvolvimento no âmbito da economia circular e biotecnologia, através da valorização de subprodutos e resíduos da produção de cogumelos em sistema fechado para a produção de novos ingredientes e revestimentos alimentares.

23/10/2018
EcoGreenRoof: a inovação mundial em coberturas verdes

Paulo Palha, CEO da Neoturf, explica que o projeto EcoGreenRoof visa a investigação num sistema de coberturas verdes que «ajudará a resolver problemas ambientais através da incorporação de resíduos industriais nos processos produtivos de alguns elementos das coberturas verdes».

23/10/2018
ECOGRÉS + NG: uma pasta de grés inovadora

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto visa o desenvolvimento de uma pasta corada de grés para louça de mesa a partir de resíduos e subprodutos industriais, valorizando não só os da GRESTEL mas também de empresas de outros sectores.

19/10/2018
Shellution: Desenvolvimento de ECO-Produtos inovadores pela incorporação de carbonato de cálcio biogénico (Resíduos)

A recuperação e valorização dos resíduos gerados por qualquer indústria são, nos dias de hoje, ações de grande impacto. A Shellution visa a incorporação de resíduo de casca de ovo sem membrana, na indústria de tintas e papel conferindo aos produtos finais propriedades inovadoras.

18/10/2018
Sabia que a Riopele lançou a marca Tenowa, dedicada aos produtos que venham a ser produzidos no âmbito do projeto R4Textiles?

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto visa desenvolver têxteis sustentáveis – reutilizados e funcionais - com base na valorização de rejeitados têxteis e agroalimentares de forma a pôr em prática a chamada economia circular.

15/10/2018
SafetyFruit: Promoção da segurança alimentar

COMPETE 2020 alavanca investimento da Frulact e da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica que, aplicando a engenharia alimentar, visa o desenvolvimento de um novo produto alimentar e da respectiva tecnologia de processamento.

15/10/2018
Nanotecnologia: a aposta da Tintex para se manter na vanguarda da inovação

É este o âmbito do projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 que, através de um trabalho profundo de investigação, visa incorporar “características estímulo-responsivas em materiais de base têxtil “, culminando na “oferta de uma nova linha de produtos têxteis inovadores” para o sector do desporto, explica Mário Jorge Silva, Administrador da empresa.

15/10/2018
CorkPlus: A contribuição das rolhas de cortiça para as propriedades químicas e sensoriais de vinho engarrafado

O projecto CorkPlus tem por objectivo determinar o impacto dos compostos fenólicos de cortiça nas propriedades químicas, sensoriais e biológicas dos vinhos.

11/10/2018
"A moda nacional está a atravessar um bom momento, quer do ponto de vista estético, quer do ponto de vista comercial."

Em entrevista ao COMPETE 2020, Adelino Costa Matos, Presidente da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, entidade promotora do Portugal Fashion, comenta o papel do projeto na promoção da Moda e da própria imagem de Portugal.

10/10/2018
"A promoção de uma imagem de excelência do calçado e da moda portuguesa é, desde o início, o objectivo deste projecto"

Em entrevista ao COMPETE 2020, Luís Onofre, presidente da APICCAPS - Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos apresenta a motivação, os desafios e os resultados alcançados no âmbito do projeto "Portuguese Shoes", um projeto de promoção da imagem internacional do calçado português.

10/10/2018
Leia a entrevista de Luís Hall de Figueiredo, membro do Conselho de Administração do CENIT - Centro de Inteligência Têxtil

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto Global.MODAPORTUGAL visa o desenvolvimento de uma campanha de promoção da imagem do sector do vestuário e da moda nacional no exterior, assente no desenvolvimento de intrumentos de comunicação como revistas, portal de moda, concurso e várias mostras coletivas.

10/10/2018
“A joalharia portuguesa está a atravessar uma fase de renovação e projeção internacional”

Entrevistámos Fátima Santos, Secretária-Geral da AORP - Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal que comentou a atualidade do setor e falou sobre o projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 “Jewellery Responsible Land”.

03/10/2018
ExpertA+: pela promoção da eficiência energética e hídrica

Promovido pelo ITeCons com o apoio do COMPETE 2020, este projeto visa dotar pequenas e médias empresas que intervenham na construção, manutenção e requalificação de infraestruturas complexas, responsáveis por consumos intensivos de energia e água, de conhecimentos técnicos especializados, potenciando coletivamente a eficiência energética e hídrica.

02/10/2018
bKET - Boosting Key Enabling Technologies

Promovido pelo CENTI (Centre for Nanotechnology and Smart Materials) o projeto bKET promove a transferência de conhecimento científico e tecnológico na área das tecnologias de largo espetro (KETs) para o setor empresarial nacional através de ações de demonstração e disseminação e valorização de conhecimento.

02/10/2018
Sistemas Inteligentes de Monitorização 4.0 - SIM 4.0

Promovido pelo Instituto de Soldadura e Qualidade, o projeto pretend sensibilizar as PMEs para o novo paradigma industrial, designado por Indústria 4.0 (I4.0), realçando e exemplificando benefícios esperados, assim como destacando os novos e exigentes desafios que se vão colocar.

01/10/2018
EcotermIP: pela competitividade e sustentabilidade da indústria portuguesa

Liderado pelo INEGI com o apoio do COMPETE 2020, este projeto visa a promoção da ecoeficiência dos processos térmicos nos setores da metalomecânica, cerâmica, agroalimentar de laticínios e de fabricação de produtos à base de carne.

26/09/2018
CoolGrafeno

A criação de insertos de moldes capazes de promoverem a qualidade em grandes séries de peças plásticas injetadas de paredes finas, tamanho reduzido e com uma geometria que pode atingir elevada complexidade e contribuir assim para uma maior projeção e atividade da FAMOLDE no mercado internacional.

25/09/2018
Bolsa do Empreendedorismo 2018

Marque na sua agenda: 15 de outubro de 2018 no Palacete Tivoli em Lisboa A iniciativa “Bolsa do Empreendedorismo” da Representação da Comissão Europeia em Portugal pretende difundir informação sobre as iniciativas da União Europeia para a promoção de uma cultura empreendedora com o objetivo de fomentar o empreendedorismo qualificado através de uma forte componente formativa.

21/09/2018
Criação de uma metodologia de desenvolvimento e teste de Sistemas de Iluminação Presenciais em plástico.

A implementação do projeto permitirá à empresa consolidar e alavancar o seu posicionamento no segmento de mercado de veículos de gama média/alta por intermédio de uma nova geração de produtos, através do desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras, alicerçadas tanto no conhecimento interno da empresa como em atividades de I&D, apostando no reforço da capacidade de inovação tecnológica.

21/09/2018
I4M - Inovação no Micro Molde e Micro Manipulação

Investigação portuguesa cria solução integrada e inteligente de micro molde, sistema de manipulação e de controlo para a produção de micro peças, com a vantagem de reduzir desperdícios (menor consumo do material dos jitos), custos em matéria-prima e processos e impacte ambiental.

21/09/2018
Additive.MILLING: Um estudo sobre a ligação entre métodos aditivos e subtractivos, de fabricação de componentes metálicos

Em declarações ao COMPETE 2020, António Malaquias, da GLN Moldes sintetiza a estratégia levada a cabo pela empresa e a importância do apoio dos fundos comunitários no âmbito do projeto supra que visa conciliar tecnologias aditiva e subtrativa num processo step-by-step que permita produzir moldes de elevada complexidade com baixa rugosidade, sem a necessidade de aquisição do equipamento híbrido.

19/09/2018
Noite Europeia dos Investigadores | 28 de setembro

`Ciência na cidade’ é o tema da Noite Europeia dos Investigadores do biénio 2018-2019, um tema cujo objetivo é aproximar investigadores e sociedade

18/09/2018
Entrevistamos Professor Paulo Santos investigador responsável pelo projeto Tyre4BuildIns

Paulo Santos investigador responsável do projeto Tyre4BuildIns, co-financiado pelo COMPETE 2020 e promovido pela Universidade de Coimbra, comenta que o projeto propõe desenvolver “um material inovador de isolamento que contribua para a resolução de diversos problemas atuais da nossa sociedade: poluição, gestão de resíduos, consumo de energia e ruído.

18/09/2018
Red2Discovery

Leia a entrevista de Rui Pedrosa, Presidente do Politécnico de Leiria e investigador do MARE-IPLeiria que coordena este projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 e que surgiu "a partir da visão clara que o mar poderá ser um elemento estratégico e diferenciador na criação de valor e riqueza para economia portuguesa" na medida em que a solução para o tratamento de algumas doenças pode estar debaixo de água.

18/09/2018
Cancro: Como travar o processo de metastização à distância?

É o objetivo principal do projeto GLYCOKiller, cofinanciado pelo COMPETE 2020 e que visa a descoberta de novos compostos com capacidade anti-metastática com potencial utilização na clínica para combater o cancro. Não perca a entrevista de Catarina Gomes, a investigadora responsável no I3S/IPATIMUP por este projeto inovador.

10/09/2018
NEUROTERA: Desenvolvimento de novos agentes terapêuticos contra a Paramiloidose e suas co-morbilidades oculares e cerebrais

Este projeto visa contribuir para o desenvolvimento de fármacos que permitam, por um lado, aumentar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida dos doentes com Paramiloidose e suas co morbilidades não atendidas, e, por outro, contribuir para a diminuição dos custos com os tratamentos suportados pelos serviços de saúde e famílias, através da disponibilização de terapêuticas eficazes.

10/09/2018
IMPUCT 2: Desenvolvimento de implantes para libertação prolongada de fármacos

Pelas mãos da Tecnimede, com a participação da Universidade de Coimbra e o apoio do COMPETE 2020, foi desenvolvido um projeto que visa melhorar a qualidade de vida dos diabéticos do Tipo 2 através de uma nova tecnologia de administração da substância ativa que permita uma libertação constante do fármaco, reduzindo o número de injeções durante o tratamento.

10/09/2018
FILTER: investigação portuguesa inova no rastreio de doenças oftalmológicas graves

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 e liderado pela Aibili, o investigador doutorado Luís Mendes comenta que o projeto visa criar «um protótipo para detecção, caracterização e monitorização de alterações associadas a duas das principais causas de perda de visão a nível mundial».

07/09/2018
PRO-DOSE: Um dispositivo para dosímetria na braquiterapia prostática e mamária

Promovido pela NU-RISE, Lda. e apoiado pelo COMPETE 2020 este projeto irá reforçar a I&DT da tecnologia PRO-DOSE, um dosímetro inovador para radioterapia que irá melhorar a precisão e eficiência destas terapias, o que resultará em menos erros e efeitos secundários para os pacientes, e logo em recuperações mais rápidas.

07/09/2018
Em Castelo de Paiva produz -se luxo: as braceletes dos relógios mais exclusivos do mundo são fabricadas na Bradco

A Bradco, empresa que apostou num produto diferenciado e de alto valor acrescentado aposta na expansão com a criação de uma nova unidade fabril mas sobretudo abre as portas à industria 4.0. Um investimento que cria em Castelo de Paiva 80 novos postos de trabalho.

07/09/2018
Bio Bike Cargo: velocípedes elétricos para um transporte urbano mais eficiente

COMPETE 2020 alavanca investimento que visa fabricar velocípedes elétricos para o transporte urbano eficiente, equipados com dispositivos de segurança e caixa de carga, desenvolvidos especificamente para o uso de empresas de distribuição e entregas citadinas.

03/09/2018
Água das Corgas-Buçaco: Lançamento no Mercado de novas marcas de água mineral natural

Este projeto contempla um conjunto de investimentos que permitirão Águas das Corgas-Buçaco, S.A., iniciar a captação, engarrafamento e comercialização de duas novas marcas de água engarrafada diferenciadoras e com caraterísticas únicas, capazes de se afirmarem no mercado internacional.

31/08/2018
Klacus: A criação de uma nova unidade fabril para a valorização de biomassa florestal

Com este projeto a empresa Klacus, S.A. visa a criação de um novo estabelecimento para valorização de biomassa florestal de menor valor comercial, proveniente, essencialmente, de limpeza florestal, tendo como foco a obtenção de estilha e casca de maior valor económico e alinhada com a bioeconomia, destinadas a nichos de elevado valor acrescentado.

30/08/2018
COMPETE 2020 alavanca investimento para melhorar ligações marítimas nos Açores

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto de Requalificação do Porto de Ponta Delgada visa a melhoria das condições de segurança, de acessibilidade e de operacionalidade, facilitando fluxos de mercadoria, mitigando riscos de acidentes de trabalho e ineficiências operacionais. Leia as declarações de Fernando Nascimento, Presidente do Conselho de Administração da Portos dos Açores, S.A..

29/08/2018
Modernização da Linha do Norte: Troço Santana/ Cartaxo – Entroncamento

As intervenções de modernização do troço Santana/Cartaxo - Entroncamento inserem-se no projeto global de modernização da Linha do Norte, o qual se assume como uma das ações prioritárias para o reforço da competitividade do setor ferroviário ao nível regional e nacional.

29/08/2018
Entrevista a José Simão, Diretor Geral da DGRM que coordena o grupo de trabalho nomeado para a Janela Única Logística

Com o apoio do COMPETE 2020, arrancou em fevereiro de 2018 o projeto Janela Única Logística

29/08/2018
COMPETE 2020 alavanca investimento de melhoria dos acessos marítimos ao Porto de Setúbal

Desempenhando o Porto de Setúbal um papel importante no comércio externo de Portugal, com destaque especial para a componente exportadora, este projeto de melhoria dos acessos marítimos ao porto de Setúbal, ao possibilitar a entrada de navios com maiores dimensões, constitui um elemento chave da competitividade e internacionalização da produção nacional.

22/08/2018
Vales Comércio e Internacionalização

A forte procura registada aos vales comércio e internacionalização conduziram ao encerramento dos avisos respetivos no Norte 2020 e no Centro 2020, no caso do primeiro e no Norte 2020 no Vale Internacionalização.

16/08/2018
NREB-Rhizo: Explorando associações benéficas em grão-de-bico

Investigar as interações entre vários simbiontes e seus efeitos combinados no crescimento de leguminosas, utilizando o grão-de-bico e mesorizóbio como modelo simbiótico.

10/08/2018
COMPETE 2020 alavanca investimento na Mecachrome Aeronáutica

Christian Santos, diretor da unidade fabril dedicada à produção de peças metálicas para a indústria aeronáutica, em Évora, sintetiza os desafios do arranque de “uma fábrica de raiz“ e à criação de 2.020 postos de trabalho. Para o sucesso do projeto destaca a “experiência e maturidade” do grupo, bem como “dos atores locais”, nomeadamente AICEP, IEFP e Câmara Municipal.

09/08/2018
Resultados do projeto WiiGoRetail

Luís de Matos, Chairman & CEO da Follow Inspiration, destaca a importância dos Fundos, enquanto móbil de rapidez e aceleração de processos: "Vemos os fundos como uma forma de fazer mais em menos tempo e é nisso que nos focamos sempre que aplicamos um fundo".

09/08/2018
Resultados do projeto Fermalg: Fermentação como tecnologia geradora de inóculo para a produção industrial de microalgas

Joana Silva, R&D Manager da Allmicroalgae, refere a visibilidade internacional que o projeto atingiu: "Aquando a disseminação do projeto FermALG ao nível nacional e internacional foi possível aferir o interesse de investigadores e de stakeholders no projeto assim como nos resultados obtidos. O pioneirismo do projeto assim como a abertura das nossas portas à comunidade veio reforçar ainda mais esse interesse"

09/08/2018
Resultados do projeto FlexStone: Novas Tecnologias para a Competitividade da Pedra Natural

Em entrevista ao COMPETE 2020, Agostinho Silva, Diretor da Zipor apresenta os desafios e os resultados alcançados no âmbito do projeto "FlexStone", um projeto direcionado para o sector das Rochas Ornamentais

09/08/2018
Resultados do projeto P4SERT

Em entrevista ao COMPETE 2020, Paula Alexandra Alvarenga, Gestora de Projetos de Inovação na Direção Técnica de Serviços de Engenharia e Inovação da Mota-Engil sintetiza os desafios e os resultados alcançados no âmbito do projeto "P4SERT" que visou a demonstração, certificação e homologação de soluções que promovem o incremento da segurança de operação em infraestruturas ferroviárias não eletrificadas

06/08/2018
MGarlic: Mendes Gonçalves aposta na investigação e inovação num único produto hortícola, o alho

O aumento significativo da preocupação com a saúde e bem-estar, o interesse em produtos mais naturais ligados à saúde levou a que a empresa necessitasse de explorar o alho, assumindo a ligação com a economia local, com a produção agrícola e a criação de valor acrescentado em produtos nacionais.

06/08/2018
FREZITE reforça investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação

O apoio do COMPETE 2020 foi crucial “para o desenvolvimento de 4 novos produtos, altamente diferenciadores, e de elevado valor acrescentado para o mercado, promovendo a competitividade e crescimento à escala global”, explica Fernando Figueiredo, Diretor Geral da Unidade Estratégica de Negócio Madeira.

06/08/2018
Continental Mabor: Leia a entrevista de Pedro Carreira, Presidente do Conselho de Administração

Trata-se de uma das maiores exportadoras nacionais especializada na produção de pneus, sediada no distrito de Braga, que com o apoio do COMPETE 2020 expandiu a atividade para uma nova área de negócio: pneus agrícolas. De salientar que, no caso do projeto Agro Tires “o apoio dos fundos comunitários foi fundamental para atrair o investimento para Portugal por parte da Continental AG, em detrimento das outras empresas do Grupo”.

30/07/2018
ImpactBondDesign: Metodologia para projeto de estruturas multimaterial coladas resistentes ao impacto para a indústria automóvel

Este projeto visa estabelecer uma metodologia completa para o design de juntas adesivas em automóveis. Atingirá este objetivo, fornecendo a indústria automóvel com as ferramentas necessárias e conhecimento para projetar juntas adesivas seguras e duráveis, com excelente desempenho sob variadas temperaturas, velocidades de impacto e outras condições adversas.

26/07/2018
Hotel Palácio dos Ferrazes: A reabilitação de um edifício no centro histórico do Porto, classificado de interesse público

O projeto visa a reabilitação do Palácio dos Ferrazes, edifício do século XVI, classificado de interesse público e que se encontra bastante degradado, e a construção de um outro edifício adjacente sendo os dois edifícios, após terminada a reabilitação/construção e instalação de todos os equipamentos e artigos relacionados exploração do Hotel, afetos à instalação e exploração de um hotel exclusivo de 5 estrelas, com a oferta de um produto diferenciado da restante oferta hoteleira do Centro Histórico do Porto.

26/07/2018
Criação de um novo estabelecimento para a produção de equipamento de análise e validação de canais de refrigeração

Criação de um novo estabelecimento para a produção de equipamento de análise e validação de canais de refrigeração e produtos plásticos diferenciados, incluindo componentes para a industria automóvel (multimatéria, transparentes e diferentes acabamentos superficiais) e produtos próprios.

26/07/2018
MomentumZai: Gestão de Alertas de Fraude

O enfoque da Feedzai no âmbito deste projeto apoiado pelo COMPETE 2020 está em criar uma solução integrada de gestão de alertas de fraude. O seu principal objectivo é melhorar a performance de equipas de análise de fraude, disponibilizando-lhes a informação certa da forma mais adequada para uma resolução mais eficiente e eficaz de casos suspeitos.

26/07/2018
Projeto Júpiter: a aposta da Sakthi Portugal no sector dos componentes de segurança crítica em ferro nodular para automóveis

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto visa criar em Portugal uma unidade industrial para produzir componentes de segurança crítica de ferro nodular para automóveis, através de um processo inovador a nível mundial. Tal permitirá apresentar uma solução mais competitiva, assente na adoção de métodos de produção inovadores, a criação de mais de uma centena de Postos de Trabalho, bem como o aumento da capacidade produtiva do grupo.

24/07/2018
A Plastificadora do Rodão: a criação de uma unidade industrial sustentável e inovadora

O projeto da Plastificadora do Ródão visa a criação de uma unidade industrial sustentável e inovadora, cujos equipamentos refletem o estado da arte, tendo como objetivo a produção e impressão de compostos de papel com polímeros e bio polímeros, destinado em particular à indústria do papel, alimentar e embalagens.

23/07/2018
Comfordriver: a inovação no interior dos camiões

COMPETE 2020 alavanca projeto estratégico que visa criar soluções têxteis inovadoras para o interior do habitáculo do camião, potenciando o desenvolvimento de produtos diferenciadores e de elevado valor acrescentado para o mercado da indústria automóvel, comenta Guilherme Paixão, Research & Development Manager da Borgstena Group Portugal.

23/07/2018
Sugar D-Wash: A inovação nos detergentes de loiça manuais

Pelas mãos da Mistolin, com a participação da Universidade de Coimbra e o apoio do COMPETE 2020, foi desenvolvido um projeto que visou criar uma família de detergentes de loiça manuais que solucione problemas ambientais, nomeadamente através da introdução de biotensioativos à base de açúcar, facilmente biodegradáveis.

23/07/2018
TechFur: Desenvolvimento de processos sustentáveis para a obtenção de pelo animal com elevada qualidade e desempenho

O projeto TechFur tem como objetivo o desenvolvimento de processos diferenciadores com vista à preparação de pelo animal com elevada qualidade e desempenho, destinado à produção de têxteis feltrados.

20/07/2018
AgroDoIT: Transformação digital da indústria agro-alimentar

O AgroDoIT surge para melhorar a competitividade e eficiência da indústria agroalimentar Nacional ao estimular de uma forma inovadora a utilização das TIC ao longo de toda a cadeia agroalimentar.

16/07/2018
Criação de uma unidade produtiva de dispositivos médicos à base de ácido hialurónico

Com este projeto a Bohus BioTech Portugal, Lda. pretende criar uma unidade de produção dedicada à fabricação de dispositivos médicos oftalmológicos à base de ácido hialurónico.

13/07/2018
Copper Recycling Leader: a reciclagem de cobre em Portugal

O projeto tem por objetivo instalar em Portugal uma unidade de reciclagem e valorização de fio de cobre inovadora, de elevada produtividade e que se socorre de um processo tecnologicamente avançado e pioneiro.

11/07/2018
ECO STEEL TRENDS: Uma fábrica equipada com máquinas com a mais avançada e exclusiva tecnologia disponível no mercado europeu.

Com o apoio do COMPETE 2020 a empresa TR construiu uma unidade industrial, de cerca de 4000 m2, aonde se projeta e fabrica sistemas estruturais CARBSTEEL™ em aço de carbono.

09/07/2018
Iberopasta: empresa dedicada ao fabrico de massas alimentícias cria nova fábrica em Alcanena

COMPETE 2020 alavanca investimento industrial inovador e tecnologicamente evoluído que irá criar 27 novos postos de trabalho, com destaque no lançamento de novos produtos resultantes de processos de I&D em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, assumindo uma forte aposta nos mercados internacionais.

09/07/2018
Volcalis: a nova empresa para a área do isolamento mineral

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto visa a criação da primeira empresa portuguesa dedicada à produção de lã mineral, através de um processo produtivo inovador e único em Portugal. Este produto irá dar resposta ao crescimento internacional no segmento do isolamento e ao aumento da procura por produtos isolantes não combustíveis.

08/07/2018
Neya Porto Hotel

O Convento da Madre de Deus de Monchique, situado na zona da Ribeira junto ao rio Douro e construído no século XVI, será a localização de uma nova unidade hoteleira.

06/07/2018
Hotel do Cais

Os antigos armazéns da Real Companhia Velha, património histórico-cultural único e valioso da mais emblemática e antiga empresa de vinhos de Portugal, serão o palco de um novo empreendimento turístico, subordinado à temática do Vinho.

06/07/2018
Já se imaginou a dormir dentro de um barril de vinho?

Já pode desfrutar dessa experiência na Quinta da Pacheca, um dos principais players de enoturismo do Douro, que está a construir uma segunda unidade de alojamento com 29 quartos, uma piscina e um spa. O projeto, apoiado pelo COMPETE 2020, deve estar concluído em 2019.

06/07/2018
Monumental Palace Hotel: um novo conceito de hotelaria de luxo em turismo

Entrevistámos Pedro, Rocha, Vice - Presidente do Grupo Mystic Invest, que explicou que o projeto, cofinanciado pelo COMPETE 2020, visa a diversificação e a qualificação da oferta turística da cidade do porto através da reabilitação do edifício Monumental, um emblemático símbolo do património histórico da cidade. Será recriado um ambiente requintado e sofisticado, num hotel de cinco estrelas, de forma a garantir uma experiência singular e inesquecível aos clientes.

04/07/2018
Help2care: O projeto que visa apoiar no autocuidado de utentes e cuidadores

Interdisciplinar, colaborativo, multiregional e de investigação baseada na prática, este projeto visa criar um modelo de capacitação dos cuidadores e da pessoa dependente para o autocuidado e capacitar os profissionais de saúde para a sua utilização. Irá incluir um manual para o cuidador (papel, áudio e formato digital) com texto e imagens acessíveis, um website, uma app e um guião para ser utilizado pelos profissionais de saúde.

03/07/2018
2BBone: Investigação portuguesa sobre o cancro ósseo

A Universidade de Aveiro, com o apoio do COMPETE 2020, vai desenvolver substitutos ósseos com porosidade controlada por manufaturação aditiva, na presença de várias biomoléculas, de forma a obter num só componente várias funcionalidades como regeneração óssea, tratamento de cancro do osso por hipertermia e/ou infeções locais no osso.

03/07/2018
nanoHepBTher: Vacina Terapêutica para a Hepatite B crónica

Equipa de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra trabalha no desenvolvimento de uma vacina para os doentes crónicos com hepatite B. O medicamento a desenvolver terá uma ação farmacológica que resultará na eliminação do vírus da HB (VHB) das células do fígado e constituirá assim uma medida preventiva do hepatocarcinoma.

03/07/2018
A Universidade do Minho desenvolve dois novos e inteligentes dispositivos médicos

Um projeto de investigação promovido pela Unidade de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos da Escola de Engenharia da Universidade do Minho ( vai desenvolver dois dispositivos médicos : uma sonda neural multifuncional (invasiva/não invasiva, óptica e térmica) e uma prótese de anca inteligente . Dispositivos que oferecem novas funcionalidades inteligentes de diagnóstico e de terapia.

28/06/2018
Boletim de Vacinas Electrónico: uma das medidas do Simplex +

Promovido pelo SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde com o apoio do COMPETE 2020, o projeto de desmaterialização do Boletim de Vacinas veio simplificar processos, reduzir custos, melhorar a qualidade da informação e, deste modo, aumentar a proximidade do Serviço Nacional de Saúde ao cidadão, potencializando os ganhos em saúde.

27/06/2018
SIMGES: Sistema Integrado e Modular de Gestão do Ensino Superior

Direcção-Geral do Ensino Superior aposta num ponto único de informação sobre todo o sistema de ensino superior, público e privado, universitário e politécnico, de forma integrada e com elevada disponibilidade, numa vertente web e mobile, orientado para estudantes e sociedade em geral.

22/06/2018
ADC IMPACT2020: Projeto de Avaliação de Impacto Concorrencial de Políticas Públicas

O projeto que a Autoridade da Concorrência pretende implementar de criação de um procedimento interno de avaliação de impacto concorrencial de políticas públicas, contribui, para uma melhor, mais eficaz e eficiente, intervenção das entidades públicas e dessa forma para um sistema económico mais eficiente e logo para um maior desenvolvimento económico e social.

20/06/2018
Iniciativa «Alfândegas digitais» cofinanciada pelo COMPETE 2020

A criação de um ambiente sem papel para as alfândegas e o comércio constitui o objetivo do projeto “ASP - Alfândegas sem papel”, da Autoridade Tributária e Aduaneira, visando assegurar a facilitação do comércio e, simultaneamente, a eficácia dos controlos aduaneiros, reduzindo, deste modo, os custos para as empresas e os riscos para a sociedade.

19/06/2018
Projeto de Internacionalização - CorkArt

O projeto de internacionalização da CorkArt visa essencialmente o aumento da notoriedade e reconhecimento dos produtos da CorkArt derivados de cortiça assim como a promoção dos seus produtos como substitutos sustentáveis face aos produtos utilizados a partir de materiais não renováveis.

15/06/2018
SUBERTECH

A Amorim Flooring é uma nova empresa com cerca de 4 anos de atividade que pretende realizar investimento numa tecnologia inovadora a nível mundial, para possibilitar a industrialização de um novo aglomerado de cortiça, o Subertech.

15/06/2018
Fun2Cork: Desenvolvimento de revestimentos e tecidos de cortiça

Este projeto da Sedacor visou criar uma solução inovadora e integrada em cortiça de iluminação eletroluminescente, resistente ao fogo e à descoloração que permite construir dispositivos de iluminação e que pode ser integrada em novos mercados como a arquitetura, automóvel e aeronáutica.

15/06/2018
Cork2Sense: como eliminar o “sabor a rolha” e o amarelecimento de bebidas alcoólicas?

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto Cork2Sense tem como objetivo o desenvolvimento de soluções eficientes, inovadoras e de baixo-custo para aplicação em rolhas de cortiça com vista a dar resposta a dois problemas inerentes à utilização destes produtos no engarrafamento de bebidas alcoólicas, designadamente: "sabor a rolha" e amarelecimento.

12/06/2018
URBY.SENSE - Análise e previsão de mobilidade urbana fora da rotina com base em pegadas digitais

Em 28 de março 2017 foi divulgado, na Newsletter do COMPETE 2020, o projeto URBY.SENSE promovido pelo CISUC. Na altura o projeto estava ainda numa fase inicial, com poucas atividades e resultados de maior a relatar. Neste momento já passaram cerca de 15 meses pelo que consideramos de todo o interesse voltar a noticiar o projeto, atualizando toda a informação. Desafiamos Rui Gomes, investigador do CISUC e responsável do projeto, neste sentido.

11/06/2018
ASAP: Processos de Atribuição de Slots em Aeroportos

Concebido com a ambição de ter impacto à escala mundial, o projeto ASAP vai ao encontro de um desafio societal que Portugal enfrenta no âmbito do transporte aéreo: encontrar uma solução para os problemas de congestionamento que os principais aeroportos do país enfrentam. No curto prazo, a otimização da atribuição de slots é a forma económica de dar resposta ao desafio em causa.

11/06/2018
MobiWise: da sensorização móvel à recomendação de mobilidade

Promovido pelo Instituto de Telecomunicações, o projeto MobiWise irá criar uma plataforma 5G que incorporará uma infraestrutura de acesso, com sensores, pessoas e veículos, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, tanto para os seus habitantes como para visitantes.

07/06/2018
SMARTTRANSIT: Sistema de ajuda à exploração - Sistema Inteligente de Gestão Avançada de Mobilidade

O SMARTTRANSIT pretende desenvolver uma nova solução orientada aos Sistemas de Ajuda à Exploração e de informação ao passageiro/público, tendo como objetivo principal o controlo avançado da regularidade e da pontualidade do serviço de transporte que é disponibilizado, a informação em tempo real e o controlo e gestão das operações e dos recursos envolvidos.

06/06/2018
ZALI: a nova plataforma logística e industrial multimodal

Projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 visa afirmar o Porto de Aveiro como um nó logístico na cadeia de transporte do Corredor Atlântico através da oferta de uma nova área de acolhimento de atividades industriais e logísticas em zona portuária, servida por ligações marítimas e terrestres competitivas.

05/06/2018
Janela Única Logística: a plataforma inovadora nas cadeias logísticas portuárias

Promovido pela Associação dos Portos de Portugal (APP) com o apoio do COMPETE 2020, o projeto Janela Única Logística (JUL) assenta em dois desafios: Concretizar a transformação digital do sistema logístico e portuário nacional e colocar os portos nacionais na liderança do estado-da-arte dos processos de digitalização portuária. Assim, os atores das redes logísticas e as autoridades irão partilhar informação em tempo real e alinhar os seus processos para garantir o maior nível de sincronização das operações.

01/06/2018
Linha do Norte - Modernização do troço Alfarelos-Pampilhosa (2.ª fase)

O projeto de modernização do troço Alfarelos/Pampilhosa visa a eliminação de estrangulamentos à exploração eficiente da Linha do Norte e a melhoria do nível da qualidade e segurança do serviço e da satisfação do cliente (passageiros e mercadorias).

01/06/2018
Linha do Norte - Troço Braço de Prata - Alverca (Terminal da Bobadela)

Conta com o apoio do COMPETE 2020, e traduz-se na implementação de diversas ações de modernização, implementação de sinalização, controlo automático de velocidade e telecomunicações ferroviárias no complexo ferroviário da Bobadela.

28/05/2018
Altice Labs lidera consórcio que aposta na implementação do 5G em Portugal

Com o apoio do COMPETE 2020, arrancou no início de 2018 o projeto que promete desenvolver a tecnologia 5G em Portugal. Esta representa um grande avanço tecnológico, permitindo comunicações ainda mais rápidas - em velocidade e em tempo de resposta - mais confiáveis e com menor consumo de energia.

28/05/2018
CHIC: Maior projeto português de I&D na área dos media apoiado pelo COMPETE 2020

Liderado pela MOG Technologies, o projeto reúne um consórcio de 24 instituições e conta com um investimento de mais de 9,5 milhões de euros para desenvolver uma fileira empresarial nacional do sector, desenvolvendo vários processos, produtos e serviços, reforçando a exportação e a presença em 77 mercados internacionais, dos quais se destacam o brasileiro, o alemão, o espanhol, o norte-americano, o russo e o asiático.

24/05/2018
PLASTICGLOBAL: qual o impacto de agentes químicos em redes alimentares marinhas?

Esta é uma das questões que o projeto liderado pelo CIIMAR com o apoio do COMPETE 2020 visa esclarecer, tendo em conta que o objetivo central consiste na avaliação da transferência de agentes químicos mediada por microplásticos em redes alimentares marinhas/estuarinas e os seus efeitos considerando cenários de mudanças climáticas globais.

23/05/2018
EMSO-PT: Instituto Português do Mar e da Atmosfera aposta na monitorização do oceano

Filipa Marques, colaboradora no projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, explana que o objetivo passa por criar “observatórios submarinos multidisciplinares, fixos, com o objetivo de fornecer informação científica em tempo quase real, a longo prazo, dos processos ambientais marinhos relacionados com a interação entre a geosfera, a biosfera e a hidrosfera”.

23/05/2018
Oceantech: a aposta na economia do mar

Promovido por um consórcio de 12 promotores, o projeto visa desenvolver um sistema de gestão de operações submarinas com base em veículos robóticos inteligentes. Tal implica, “pela primeira vez, a utilização colaborativa de plataformas de recolha de dados distintas, integrando tecnologias disruptivas, sistemas de comunicação inovadores e uma infraestrutura de suporte tecnologicamente avançada”, explica Luís Almeida, coordenador do Oceantech.

23/05/2018
COMPETE 2020 alavanca investimento da Secil na produção de microalgas

De uma preocupação ambiental em reduzir o CO2, e fruto de um longo processo de investigação numa nova tecnologia - a fermentação, nasceu o projeto FermALG que visou a produção de microalgas para aumentar a produção e qualidade da biomassa de elevado valor acrescentado e posterior comercialização de um ingrediente alimentar com elevado valor nutricional.

15/05/2018

Durante o mês de maio a campanha "A Europa na Minha Região" vai proporcionar que conheça os projetos financiados por Fundos comunitários através da iniciativa: Projetos de portas abertas. Fique a par das iniciativas e aproveite para conhecer bons projetos.

15/05/2018
Portuguese Jewellery Global Shift

Sendo um dos setores de maior tradição em Portugal, a joalharia portuguesa atravessa agora uma fase de renovação, crescimento e afirmação no contexto internacional. A campanha Portuguese Jewellery Global Shift alavancou e apoiou a internacionalização das empresas e o posicionamento de Portugal como país produtor de excelência.

15/05/2018
Uma Expedição no Dino Parque da Lourinhã

O objetivo deste projeto passa pela criação de um parque temático associado aos dinossauros, que será como um museu ao ar livre, repleto de atividades associadas à descoberta dos dinossauros. Dia 22 de maio o Dino Parque abre as suas portas gratuitamente a 50 visitantes que se inscrevam através do info@compete2020.gov.pt. Iniciativa no âmbito da Campanha Europeia a Europa na Minha Região.

15/05/2018
Montanhas Mágicas: Trilhos da natureza

Promovido pela ADRIMAG com o apoio do COMPETE 2020, o projeto de internacionalização desta marca turística, bem como das empresas que nela atuam, está a ter repercussões positivas num território desconhecido de muitos até há pouco tempo.

14/05/2018
O Mundo do Calçado reunido no Porto

Portugal recebe 500 profissionais da indústria de calçado a nível mundial nos dias 17 e 18 de maio. Mais de 33 países estarão no Porto a debater o futuro da indústria do calçado !

11/05/2018
Regulamento Geral de Protecção de Dados

De acordo com o Regulamento Geral de Protecção de Dados, que entrará em vigor a partir do próximo dia 25 de Maio, precisamos da sua permissão expressa para continuar a enviar-lhe informações, sobre o Compete 2020.

10/05/2018
Que futuro para os Recursos Minerais de Portugal

Entrevista a Marta Peres Diretora Executiva da Associação Cluster Portugal Mineral Resources

08/05/2018
Bloco B 2021: A inovação e excelência na transformação do mármore português

É esta a visão da empresa Bloco B que, conforme explica João Barreiro da Silva, Sócio-Gerente, tem conseguido, com o apoio do COMPETE 2020, acelerar a “modernização do processo industrial para a realidade da indústria 4.0”, e aumentar a ” capacidade de extração e transformação” do mármore, resultando num aumento das exportações.

08/05/2018
COMPETE 2020 alavanca investimento da Solancis para aumento da capacidade de produção e inovação

Em declarações ao COMPETE 2020, Samuel Delgado, Administrador da empresa sintetiza o projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 que permitiu à Solancis “concretizar um grande investimento, aumentando a sua capacidade de produção, inovação e eficiência, preparando a empresa para o novo paradigma da Indústria 4.0”.

04/05/2018
Novos Processos de Projeto, Transformação e Acabamento Superficial de Pedra Ornamental

Este projeto de inovação surge da aposta da Marmobaça pelo incrementar da sua capacidade e eficiência produtiva e o alargamento da gama de oferta de produtos ornamentais, tendo por base a adoção de novos processos ao nível do projeto e da transformação de rochas ornamentais, do acabamento superficial e da logística.

04/05/2018
A Inovação no COMPETE 2020

Uma concorrência qualificada exige das empresas estratégias competitivas que lhes permitam atrair saudavelmente clientes e consumidores, os quais terão vantagens assentes numa oferta de bens e serviços diversificada, diferenciada e a preços tendencialmente mais baixos. Estratégias assentem na inovação que encontram nos instrumentos do COMPETE2020 resposta adequada.

03/05/2018
Capacidades avançadas de extração e acabamento | Armazém Logístico Digital | Ferramentas de Diferenciação e Comercialização

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto de inovação da Dell'erba surge da aposta na extensão do seu mercado através da diferenciação, nomeadamente pelo aumento da gama de produtos finais, pelos serviços de apoio inovadores, bem como pela utilização de novos canais de distribuição.

03/05/2018
RibaDesign: A aposta na “criação de indústria nas regiões mais necessitadas de investimento de desenvolvimento”

Comenta a gerência da Ribadão Design no âmbito do projeto “RibaDesign”, cofinanciado pelo COMPETE 2020, que visa criar uma fábrica e produto inovadores, num território de baixa densidade, e onde serão criados 15 postos de trabalho; 5 dos quais altamente qualificados.

03/05/2018
COMPETE 2020 alavanca investimento industrial, com relevância social e económica, em Santa Comba Dão

A SABGAL, empresa vocacionada para a produção de refeições vai criar uma unidade industrial, com recurso a tecnologia de ponta, para a produção de ultracongelados para o mercado nacional e internacional. Leia o testemunho de Ernesto Vidal, administrador, sobre a mais-valia do apoio dos fundos comunitários e a criação de dezenas de postos de trabalho qualificados.

02/05/2018
A Comissão apresentou o orçamento para o período 2021-2027 | 1,105 biliões de euros de pagamentos

A proposta da Comissão alinha o orçamento da União com as suas prioridades políticas, tal como estão refletidas na agenda definida pelo Presidente Jean Claude Juncker no Discurso sobre o estado da União em 14 de setembro de 2016 e acordada pelos líderes da UE27 em Bratislava, em 16 de setembro de 2016, e na Declaração de Roma de 25 de março de 2017. Ao concentrar-se nas áreas em que a União está mais bem colocada para produzir resultados, o orçamento foi concebido para construir uma Europa que protege, capacita e defende.

27/04/2018
Nova fábrica e novo processo de fabrico na Fernando Ferro & Irmão

Reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal, a FF&I é um empresa familiar que investe em novas instalações para aumentar a sua capacidade produtiva e orientar-se maioritariamente para a exportação. E neste esforço de investimento aumenta os postos de trabalho.

27/04/2018
Comissão Europeia propõe novas regras para ajudar as empresas a transferirem as suas atividades para outro país

A Comissão Europeia propôs a 26 de abril novas regras no domínio do direito das sociedades, por forma a facilitar os processos de fusão, cisão e transferência de empresas no interior do Mercado Único.

26/04/2018
Novo estabelecimento para produção de Pedra de Silicato, Silicato Sódio e Lingote de Alumínio

Este projeto prevê a criação de um novo estabelecimento situado no Parque Industrial da Vista Alegre, no Distrito de Aveiro, onde a Quimialmel irá desenvolver os processos tecnológico-produtivos, únicos em Portugal, relativos à produção de pedra de silicato, silicato de sódio líquido e lingote de alumínio.

26/04/2018
SustainFor: Avaliação da sustentabilidade de estratégias de gestão do setor florestal no contexto da bioeconomia

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, Ana Cláudia Dias, investigadora da Universidade de Aveiro explicou que o projeto desenvolveu e divulgou conhecimento para as fileiras florestais do eucalipto e pinheiro bravo - estratégicas em Portugal em termos económicos, ambientais e sociais – tendo criado emprego científico através de três bolsas de investigação.

26/04/2018
FIREXTR: Prevenir e preparar a sociedade para eventos extremos de fogo: o desafio de ver a floresta e não somente as árvores

Entrevistámos Fantina Tedim, coordenadora do projeto internacional FIREXTR, cofinanciado pelo COMPETE 2020, que “tem como objetivo compreender como se formam os incêndios extremos, como é possível preveni-los e preparar a sociedade para responder em caso da sua ocorrência, de modo a evitar tragédias como as que ocorreram em 2017, em Portugal”. Professora Auxiliar, desde 2000, na FLUP, coordenou, desde 2007, 2 projetos internacionais e 1 nacional, tendo participado em 3 projetos europeus.

20/04/2018
STEM 2: Significado funcional da anatomia da madeira

Promovido pela Universidade de Coimbra, o projeto Stem2 pretende entender o efeito da seca na fisiologia, atividade cambial e formação de madeira do pinheiro bravo, e seu impacto na qualidade da madeira e na produtividade florestal.

19/04/2018
EasyFlow - Operações logísticas eficientes e colaborativas para maior sustentabilidade das cadeias de abastecimento florestais

O projeto EasyFlow tem por objetivo aumentar a sustentabilidade de cadeias de abastecimento de base florestal através de ferramentas computacionais e tecnologias de sensorização para melhorar a eficiência de uso dos recursos (mão-de-obra, maquinaria e recursos naturais) e permitir o planeamento logístico sustentável e colaborativo.

19/04/2018
StrokeTherapy: investigação portuguesa usa células estaminais para tratamento de AVC

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 e liderado pela Crioestaminal, o médico e investigador João Sargento-Freitas comenta que o projeto supra visa criar uma plataforma terapêutica para doentes de AVC através de uma “técnica inovadora em Portugal e a nível internacional” que irá “recriar novos vasos para voltar a dar sangue à zona lesada”, a “ser testada em 30 doentes”.

19/04/2018
Coded-FISH: Universidade do Minho desenvolve ferramenta inovadora

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto visa combinar técnicas com análise/marcação combinatória para criar uma metodologia codificada por cores, permitindo assim uma detecção rápida, robusta e em multiplex de patogénicos e de genes resistentes a antibióticos.

16/04/2018
2Bio4cartilage - Programa de intervenção integrado para prevenção e tratamento de lesões da cartilagem

O projeto 2Bio4cartilage conta com o apoio do COMPETE 2020, e tem como objetivo a prevenção e desenvolvimento de uma solução de tratamento de uma doença que afeta mais de 250 milhões de pessoas a nível mundial, a osteoartrose.

13/04/2018
SCZ_bioMark - Diagnóstico e prognóstico da esquizofrenia: a caminho de uma medicina personalizada

Promovido pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, este projeto visa encontrar novos biomarcadores para o diagnóstico e prognóstico da esquizofrenia, construindo as ferramentas necessárias para uma medicina personalizada.

12/04/2018
Por3O: Uma abordagem ómica aplicada a azeites portugueses

A autenticidade dos azeites extra virgem, na vertente geográfica e varietal, é o principal objectivo deste projeto, promovido pela Universidade de Évora com o apoio do COMPETE 2020. Como objectivo secundário, a genuinidade do produto, numa perspectiva de adulteração, pode também ser avaliada, obtendo-se uma ferramenta útil para o despiste de fraudes e para a certificação dos azeites.

12/04/2018
Investigação portuguesa lança primeiro Gin com identidade Duriense

Chama-se “Ventozelo Premium Dry Gin” e resulta da vontade de inovação da Gran Cruz Porto - em parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e com o Cantinho das Aromáticas - em desenvolver um Gin com produtos da Região Demarcada do Douro. O projeto GINDOURO foi cofinanciado pelo COMPETE 2020.

11/04/2018
O Compete2020 no Portugal Smart Cities Summit

De 11 a 13 de abril decorre em Lisboa o maior evento sobre cidades inteligentes. Jaime Andrez, Gestor do Compete 2020, participou esta tarde no Painel dedicado aos Instrumentos Financeiros Nacionais.

10/04/2018
Promoção da Pera Rocha nos Mercados Externos

Apoiado pelo COMPETE 2020 e promovido pela Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), o projeto visa a promoção da Pera Rocha nos mercados externos, tendo como objetivos estratégicos promover a visibilidade internacional deste fruto e aumentar as exportações.

06/04/2018
Portuguese Beef: A internacionalização da carne portuguesa

Promovido pela Federação Nacional das Associações de Raças Autóctones (FERA), o projeto Portuguese Beef visa a promoção, divulgação e disseminação da carne bovina das raças autóctones portuguesas, dando especial ênfase às raças Arouquesa, Barrosã, Cachena, Marinhoa, Maronesa, Minhota e Mirandesa.

03/04/2018
SATEX - Smart Automotive Textile

Apoiado pelo COMPETE 2020 o projeto SATEX -Smart Automotive Textile applied on door panel and headliner, pretende compilar a componente têxtil produzida pela empresa, com as mais recentes tecnologias de sensorização e iluminação.

02/04/2018
OPDV: Um airbag que se adapta à fisionomia de cada ocupante?

Sim, proteger as pessoas é o objetivo da investigação do Grupo ZF, no âmbito do projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 que consiste no desenvolvimento de um sistema de ventilação do airbag que possa controlar a sua permeabilidade em função da pressão, posição e tamanho do passageiro.

02/04/2018
TMG Automotive aposta em sistemas eletrónicos para materiais de revestimento para interior automóvel

Com o apoio do COMPETE 2020, o projeto HiSurface visa desenvolver uma inovadora gama de tecidos plastificados e revestimentos para o interior automóvel, com sistemas de aquecimento e sensorização integrados, assumindo um forte carácter I&D em áreas como a electrónica impressa e os e-textiles.

28/03/2018
Aposta no habitáculo automóvel

O trabalho de investigação deste projeto é focalizado na acústica de elementos cinemáticos de produtos para o habitáculo automóvel, abordando as dimensões de funcionalidade, questões sensoriais e de satisfação do utilizador relacionadas com a perceção acústica, e a sua conversão em variáveis de engenharia e especificações de design para fabrico.

28/03/2018
Simoldes 4.0: Moldes de injeção com visão artificial e sensorização inteligente

Investigação portuguesa visa desenvolver um novo molde inteligente que incorpore soluções inovadoras de monitorização, suportadas em sistemas de visão artificial e sensorização avançada cumprindo o paradigma associado à Indústria 4.0.

28/03/2018
Já ouviu falar do projeto SAM - Smart Active Mould?

“Estudar e desenvolver uma solução inovadora para medir e controlar dinamicamente a temperatura do molde durante o processo de injeção” é o principal objetivo deste projeto, cofinanciado pelo COMPETE 2020, comenta Jorge Laranjeira, da Moldit, Indústria de Moldes S.A..

22/03/2018
Craveiral Farmhouse: o novo turismo rural de Odemira

COMPETE 2020 alavanca maior investimento privado do concelho, a abrir em maio, e que visa distinguir-se por uma oferta integrada e vertente ecológica.

22/03/2018
Sublime Comporta Country Retreat: um refúgio de charme a uma hora de Lisboa

COMPETE 2020 cofinancia projeto hoteleiro, na Comporta, concelho de Grândola, que aposta no atendimento personalizado e numa oferta de alojamento surpreendente, tendo sido criados 21 postos de trabalho.

22/03/2018
quALity - Programa de Valorização e Qualificação do Alojamento Local

Apoiado pelo COMPETE 2020 e promovida pela AHRESP a iniciativa Programa QUALITY, tem como ambição principal, responder em tempo útil, à dinâmica de crescimento explosivo do investimento no subsetor do Alojamento Local, por forma a garantir os padrões de qualidade exigidos a estas novas formas de alojamento e, assim, contribuir para o esforço nacional de promoção e projeção internacional do destino Portugal e, especificamente de cada uma das regiões de convergência

21/03/2018
i-M2S 4.0-in-Mould Monitoring System 4.0

O projeto visa a investigação e o desenvolvimento de uma nova geração de ferramentas moldantes, integrando um sistema de monitorização e controlo de todos os parâmetros e variáveis com impacto direto ou indireto em todo o processo de moldação por injeção de material polimérico, alinhada com o paradigma da Indústria 4.0

20/03/2018
Conceção e fabrico de moldes metálicos bimaterial e de grandes dimensões para a indústria automóvel

A Lismolde, espera, com este projeto, através do incremento da sua capacidade produtiva, do reforço das competências ao longo de toda a cadeia de valor e da otimização de todo o processo produtivo, recorrendo à implementação de ferramentas de melhoria, conseguir minimizar o seu lead-time e incrementar o valor acrescentado dos moldes produzidos, assim como incrementar o seu Volume de Negócios após projeto.

20/03/2018
Comissão Europeia põe em destaque a forma como a ciência e a inovação podem beneficiar o património cultural europeu

No contexto do Ano Europeu do Património Cultural 2018, decorre hoje, 20 de março, uma conferência de alto nível no quadro do Horizonte 2020 sobre a Inovação e o Património Cultural, com vista a apresentar algumas das mais promissoras inovações para preservar e valorizar o património cultural da Europa para as gerações futuras.

15/03/2018
UGREEN: investigação portuguesa otimiza consumo energético de redes

Promovido pela Eurico Ferreira com o apoio do COMPETE 2020, este projeto visa desenvolver soluções que permitam reduzir o consumo energético das redes sem fios LTE-U e Wi-Fi, sobretudo em cenários de elevada densidade de utilizadores, indoor e outdoor.

13/03/2018
Hotel A Brasileira - Porto

Promovido pela OPPA A BRASILEIRA com o apoio do COMPETE 2020, este projeto de restauro e hotelaria visa a recuperação do edifício histórico que alberga A Brasileira, café emblemático da cidade do Porto e instalação de uma unidade hoteleira de 5 estrelas.

13/03/2018
PICoM: um novo paradigma de informação preditiva na gestão do consumo de eletricidade

Smartwatt aposta em tecnologias inovadoras de forma a criar uma plataforma de serviços em cloud para gestão preditiva de consumos elétricos – com horizonte de previsão semanal e anual - com possibilidade de integração de autoprodução fotovoltaica.

13/03/2018
ESGRIDS - Desenvolvimento Sustentável da Rede Elétrica Inteligente

ESGRIDS visa desenvolver novas metodologias científicas que constituirão soluções disruptivas para responder aos desafios que se perspetivam para os sistemas elétricos do futuro.

12/03/2018
ESURFACE - Energia sustentável com base em Inovação Disruptiva

Com este projeto, a ESurface visa a edificação de uma avançada unidade produtiva com uma proposta disruptiva assente em tecnologias fotovoltaicas que são paradigmáticas, viabilizando a sua instalação no concelho de Vouzela, prometendo um elevado impacto para a economia e emprego da região bem como para a projeção do tecido económico nacional pelo forte enquadramento exportador dos seus produtos, dado tratar-se de algo novo a nível mundial.

06/03/2018
Isabel Carneiro, uma mulher que vê na mudança um desafio

É diretora geral de uma empresa que tem como pilares estratégicos a Qualidade, o Ambiente e a Segurança. Entende que o conhecimento do que produzimos é vital para que possamos dar um bom contributo. Hoje não se imagina a trabalhar fora da indústria, pois dificilmente alguma outra área a motivaria mais. Admite que acarreta algum coeficiente de stress mas largamente é compensado pelo enriquecimento de cada conquista

06/03/2018
Andreia Fortes, vê na indústria um sector altamente motivante especialmente porque permite criar, transformar e ver obra feita

Na Moldegama o cliente obtém um projeto completo, com um acompanhamento rigoroso, prestado por técnicos qualificados e na língua nativa de cada país, sempre com vista a um fornecimento eficiente e ajustado a cada necessidade especifica. Um empresa dirigida por uma Mulher que coloca o máximo de brio e de empenho em tudo o que faz. Diz que ser auto-exigente em primeiro lugar e a seguir ser exigente com os outros é garantia de progressão e reconhecimento

06/03/2018
Pilar Morais, uma mulher que aprendeu que: humildade + ambição = combinação vitoriosa

Valoriza o trabalho em equipa. E encontrou na Frulact líderes pelo exemplo e pelos valores, não pelo género ou título

06/03/2018
Cláudia Matos Pinheiro, uma mulher que considera a indústria um sector criativo e original onde o desafio é uma constante

Com mais de 35 anos de experiência no setor da metalomecânica, o Grupo A. Silva Matos é um fornecedor de referência para a indústria energética mundial. Seguindo a sua filosofia de crescimento sustentável ao longo dos anos, o Grupo ASM é hoje composto por três grandes áreas de negócio ligadas à energia: Oil & Gás, Renováveis e Equipamentos de Transportes. À frente deste setor está uma Mulher que lidera uma equipa com cerca de 400 pessoas

06/03/2018
Elisabete Rita, um percurso no Associativismo, uma mulher que vê no sector Industrial grande possibilidade de progressão

Diretora Geral na Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), uma associação que tem como missão promover e defender as condições para o exercício da atividade económica no Distrito. Uma mulher que encara a vida profissional como uma maratona e não como um sprint e que aconselha esta máxima a todos os que optarem pela indústria

05/03/2018
Colocar Portugal a bordo : 252 milhões em fundos europeus para a ferrovia

Os chefes dos Governos português e espanhol assistem hoje ao lançamento do concurso para a ligação ferroviária entre Évora e Elvas, numa extensão de quase 100 quilómetros, e das obras de modernização do troço Elvas-Caia, na fronteira. A obra de construção da nova linha entre Évora e Elvas deverá iniciar-se até março de 2019 e a conclusão está programada para o primeiro trimestre de 2022, num custo de 509 milhões de euros (quase metade provenientes de fundos europeus), segundo o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas

01/03/2018
THoR: Investigação portuguesa inovadora expõe novo conceito de transmissão de material genético entre células tumorais

Esclarecer os possíveis mecanismos como se propagam as mutações de resistência às terapias entre células tumorais é o principal objectivo deste projecto, promovido pela IPATIMUP e co-financiado pelo COMPETE 2020.

01/03/2018
BePIM III: Microdispositivos médicos com capacidades osteointegradoras por microPIM

Demonstrar a capacidade inovadora de produção de implantes dentários baseados em materiais diferenciadores, através da tecnologia avançada de microinjeção e reunir condições para ser aprovada a realização de ensaios clínicos em humanos, são os principais objectivos deste projecto promovido pela 3DTECH e cofinanciado pelo COMPETE 2020.

26/02/2018
AD-Blood-Assay: Diagnóstico precoce e preditivo na doença de Alzheimer baseado em sangue

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projecto AD-Blood-Assay tem como objetivo global investigar e validar proteínas no sangue como preditores da doença de Alzheimer e conversão para demência e definir perfis específicos de acordo com o estado da doença.

23/02/2018
SkinChip: Dispositivo de microfluídica inovador baseado em celulose capaz de suportar a modelação 3D de pele

O projeto tem como objetivo apresentar, pela primeira vez, um sistema à base de celulose, inovador, de baixo custo, seguro, descartável, sustentável, capaz de suportar o crescimento de um modelo funcional de pele.

22/02/2018
CENTI protege direitos de propriedade industrial de tecnologia para sistemas de medição de combustível

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projecto SENSE-IP surge da necessidade de proteger a propriedade industrial inerente a uma solução tecnológica inovadora relacionada com o desenvolvimento de um depósito de combustível em material compósito com funcionalidades de medição do volume de combustível embebidas, especialmente para uso em veículos aeronáuticos.

22/02/2018
Universidade Católica Portuguesa aposta na produção de novos filtros UV

O projeto UV-FILTERS, apoiado pelo COMPETE 2020, compreende a proteção, via patente, de novos filtros UV e respetivo método de produção, para utilização em produtos cosméticos/farmacêuticos e em artigos têxteis, em particular cremes protetores solares e artigos têxteis protetores do sol.

16/02/2018
Coordinated Auto Parking

O projeto envolve todo processo da internacionalização de patente de uma tecnologia disruptiva, a High-Density Parking Lots, que através da utilização de redes veiculares, navegação autónoma ou semiautónoma e, opcionalmente, tecnologia de propulsão eléctrica, faz a gestão automática de parques de estacionamento para automóveis não tripulados.

15/02/2018
CDP - IP: Proteção da propriedade industrial do processo de tingimento customizado para fibras de base Polipropileno

O projeto CPD-IP visa a proteção dos direitos de propriedade industrial, a nível internacional, dos resultados gerados no âmbito de um desenvolvimento interno do CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes relacionado com um processo de tingimento customizado para fibras de base Polipropileno.

15/02/2018
GREEDi: Plataforma inteligente e segura para gestão de recursos energéticos em edifícios de grande dimensão

O desenvolvimento de uma plataforma inteligente e com ciber-segurança para a gestão integrada, eficiente e otimizada de edifícios de grande dimensão (ou Smart and Secure Building Management System) é o principal objectivo do projecto GREEDi, promovido pela IPBRICK.

15/02/2018
eTracker: Smart Mobility on Large Scale Events

COMPETE 2020 ”alavanca actividades de I&D ao nível da mobilidade inteligente para eventos e parques temáticos”, comenta Ivo Conde, da TIMWE SPIN LAB, a propósito do projecto eTracker, “permitindo ainda estreitar laços de cooperação com as entidades do Sistema Científico e Tecnológico”.

09/02/2018
mKEP - Modelos e algoritmos de optimização em programas internacionais de doação renal cruzada

Este projeto pretende desenvolver novos modelos e algoritmos de otimização e criar uma ferramenta de apoio à decisão nos programas de doação renal cruzada que poderá ser utilizada não só a nível europeu como a nível global.

08/02/2018
FlexiRecover: uma aposta na economia circular

A valorização dos resíduos e subprodutos gerados na produção de espumas flexíveis de poliuretano é a divisa máxima deste projeto, cofinanciado pelo COMPETE 2020 e promovido pela SAPEC Química em parceria com a Flexipol e a Universidade de Aveiro (CICECO).

07/02/2018
PROJETO 100% MODAPORTUGAL ARRANCA COM PÉRIPLO INTERNACIONAL

A iniciativa promovida pelo CENIT, em parceria com a ANIVEC, contempla, nos meses de janeiro e fevereiro, a presença de 45 expositores nacionais distribuídos por nove feiras profissionais a realizar em Berlim, Birmingham, Florença, Londres e Paris.

06/02/2018
BIOPLASTIC 2.0

O projeto BIOPLASTIC 2.0 vai permitir à United Biopolymers, S.A. desenvolver e comercializar a sua gama de produtos GuiltfreePlastics®. Com o mercado dos bioplásticos a dar os seus primeiros passos, o GuiltfreePlastics® oferece vantagens técnicas e económicas claras sobre os produtos existentes disponíveis e coloca Portugal na linha da frente das bioindústrias.

02/02/2018
EntoValor - Insetos como uma oportunidade na valorização de resíduos

O projeto EntoValor, promovido pela Ingredient Odyssey, Lda., tem como objetivo principal contribuir para a transição para uma economia circular no sector agroalimentar, em que o valor dos produtos, materiais e recursos se mantenha na cadeia de valor o máximo de tempo possível e a produção de resíduos se reduza ao mínimo.

01/02/2018
UltraTV: Um ecossistema de TV de nova geração

COMPETE 2020 alavanca investimento da Altice Labs, em parceria com a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações, para testar modelos de interação e acesso a conteúdos através de novas interfaces gráficas de televisão, assim como proporcionar uma elevada qualidade de experiência ao utilizador na visualização dos conteúdos.

01/02/2018
Mog Wall Screen: a inovação na área de hardware

É este o nome do projeto que o CEO da MOG Technologies, Luís Miguel Sampaio, considera um vetor estratégico para a empresa na medida em que visa “o desenvolvimento de uma plataforma capaz de interligar os domínios do vídeo para profissionais UHD e as infraestruturas de sistemas de informação existentes” tendo como base as tendências de IoT.

26/01/2018
Alaska - Interactive Digital Signage Platform

O projeto Alaska visa o desenvolvimento de uma plataforma tecnológica de distribuição e atualização em tempo real de conteúdos interativos, disponível e acessível independentemente da localização dos utilizadores da plataforma ou dos próprios postos de Interactive Digital Signage (IDS).

25/01/2018
RESISTIR: Investigação portuguesa visa identificar anomalias epidemiológicas

Coordenado pela Maxdata Software e pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o projeto RESISTIR visa criar um sistema de informação inovador para apoiar a tomada de decisão clínica no domínio da vigilância epidemiológica, resistência aos antimicrobianos, controlo de infeção e gestão hospitalar.

25/01/2018
WISE: Redes de Comunicações em Malha formadas por Veículos Aéreos Sensíveis ao Tráfego

O projeto em desenvolvimento no INESC TEC em parceria com a Tekever, com o cofinanciamento do COMPETE 2020, está a criar uma solução de comunicações sem fios baseada na utilização de drones como pontos de acesso voadores, com capacidade de estabelecer, restabelecer e reforçar comunicações sem fios em cenários de emergência, nomeadamente, incêndios ou cheias.

25/01/2018
Entrevistámos o CEO da Bi-silque, uma empresa especialista global em produtos de comunicação visual

Graças à sua dedicação e know-how herdado pelos pais, André Vasconcelos viu a empresa transformar-se num líder mundial assente nos últimos modelos de gestão, mantendo o foco na responsabilidade social e ambiental, na constante inovação e no desenvolvimento de novos produtos, assim como, com a capacidade de agregar valor extra e diferenciador à indústria e mercado em que opera, elevando a oferta das suas marcas sempre mais além do tradicional material de escritório.

24/01/2018
+TV4E: A Televisão Interativa como veículo de difusão de serviços sociais para apoio aos seniores.

Considerando a televisão como a principal tecnologia de entretenimento dos idosos, pretende-se, neste projeto, usá-la para fazer chegar a esse público-alvo informações relevantes sobre serviços públicos e sociais, especialmente as relacionadas com o apoio às atividades diárias.

19/01/2018
A morte anunciada dos carimbos no Portugal 2020

Foi ontem anunciado nas instalações do COMPETE 2020 o fim da obrigação de carimbar os documentos imputados aos projetos co-financiados por Fundos da União Europeia. Numa sessão simbólica realizada numa Autoridade de Gestão, o Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, sublinhou a importância desta medida para reduzir a burocracia na execução dos projetos.

19/01/2018
Future Passive Optical Networks - FutPON

O projeto FutPON visa desenvolver as redes óticas passivas de próxima geração, criando soluções completas, inovadoras a nível mundial, com vista ao mercado global.

18/01/2018
Demo Digital 4.0: valorização da Indústria 4.0 em PME

O projeto Demo Digital 4.0, promovido pelo INOV e cofinanciado pelo COMPETE 2020, constitui uma oportunidade para as empresas da Região Norte e Centro de Portugal participarem ativamente no desenvolvimento de soluções que permitam alavancar o seu processo de transformação digital.

18/01/2018
TransConTech – Transferência de Conhecimento Tecnológico no Cluster de Engineering and Tooling

Reconhecendo a importância que o acesso ao conhecimento científico e tecnológico tem na competitividade internacional das empresas, o projeto TransConTech - promovido pelo CENTIMFE com o apoio do COMPETE 2020 – visa disponibilizar recursos no âmbito da Indústria 4.0 e Economia Circular.

16/01/2018
MDevNet: Rede Nacional de Transferência de Conhecimento de Dispositivos Médicos

O projeto MDevNet, promovido pela Fraunhofer Portugal, visa contribuir de forma significativa para criar uma envolvente mais favorável à atuação das empresas na indústria dos Dispositivos Médicos de Base Tecnológica, criando uma iniciativa piloto nas Regiões Norte e Centro que possa vir a ser replicada em todo o país.

15/01/2018
UMinhoTech - Technology for Future

O projeto UMinhoTech - Technology for Future, promovido pela PIEP e cofinanciado pelo COMPETE 2020, visa potenciar a valorização económica dos resultados de I&D produzidos pela Universidade do Minho e pelas suas Interfaces Tecnológicas, e reforçar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o setor empresarial.

11/01/2018
Porto Design Accelerator: Programa de aceleração para startups na área do design

Em declarações ao COMPETE 2020, Rui Coutinho, Coordenador do Porto Design Factory e do Porto Design Accelerator, responsável pelo projeto supra, sintetiza o caminho percorrido no âmbito da parceria liderada pelo Instituto Politécnico do Porto com a Associação Porto Digital (APD) e com o TICE.PT - e a importância do apoio do COMPETE 2020, que «contribuirá ainda mais para a valorização da nossa indústria e do ecossistema empreendedor.»

11/01/2018
Como incentivar a criação de ideias e a aceleração de startups inovadoras na área dos materiais avançados?

É este o desafio que o projeto TAKE-OFF, coordenado pelo CITEVE com o cofinanciamento do COMPETE 2020, pretende superar através da atuação conjunta e concertada em três sectores de atividade, designadamente, o têxtil e vestuário, plásticos e moldes, e cerâmica e vidro.

09/01/2018
AgriEmpreende

O AgriEmpreende visa a criação e dinamização de uma estrutura técnica, de gestão e tecnológica de apoio ao empreendedorismo que potencie a geração de ideias de negócio, a criação de novos produtos e novas empresas na fileira agroalimentar, especialmente em empreendedorismo qualificado e criativo.

09/01/2018
PORTA 20

O projeto PORTA 20 é uma iniciativa da CPPME para as Regiões do Alentejo e Centro, que tem como principal objetivo a criação e o apoio inicial à implementação de 20 empresas sustentáveis, enquadráveis no empreendorismo qualificado e criativo e o apoio a 12 empresas constituídas à menos de 2 anos.

04/01/2018
Prémio Produto Inovação COTEC-ANI 2017

A ADIRA AM foi a vencedora do Prémio Inovação COTEC. Trata-se de uma máquina de fabrico aditivo de peças metálicas de grande dimensão, que utiliza duas tecnologias de fabrico avançadas e disruptivas.

04/01/2018
Comissão Europeia atribui Selo de Excelência ao projeto U-Safe

Quando se acredita num objetivo, aposta-se forte na sua realização. Foi o que aconteceu na Noras Performance quando sonharam salvar vidas em segurança. Inovaram e a boia U-Safe nasceu no âmbito de um projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020.

04/01/2018
Prémio Red Dot Design 2017

Mais de 5500 produtos e inovações de 54 nações foram apresentados para o Red Dot Design Award 2017. A empresa Tech4Home foi vencedora na categoria "Product Design" com o MODU; um ecossistema de TV personalizável.

02/01/2018
A Triangle's premiada na Litoral Awards 2017

Promovida pela Litoral Magazine, os Litoral Awards 2017 premiaram o que de melhor se faz na Região Centro em treze categorias, tendo a Triangle's sido vencedora na categoria "Produto Inovação".

28/12/2017
Programa de trabalho dos auditores da UE para 2018 - prioridades de auditoria e relatórios previstos

O Tribunal de Contas Europeu divulgou, em outubro, o programa de trabalho para 2018 com pormenores sobre os relatórios especiais que os auditores da UE tencionam publicar, os relatórios anuais da instituição e o processo de programação dos trabalhos. No conjunto, os auditores prevêem produzir cerca de 90 publicações.

28/12/2017
Fast Track to Innovation

Um programa que cofinancia atividades de inovação próximas ao mercado em qualquer área tecnológica, encorajando abordagens multidisciplinares no montante máximo de €3M por proposta.

28/12/2017
Bolsas de Investigação

Estão a decorrer diversos concursos para atribuição de Bolsas de Investigação apoiadas no âmbito de projetos apoiados pelo COMPETE 2020. Conheça algumas das Instituições, as áreas científicas requeridas e as habilitações necessárias para concorrer.

27/12/2017
10ª edição dos Green Project Awards

Numa organização conjunta com a Câmara Municipal do Porto e a Lipor, o GPA, plataforma multissetorial que promove as boas práticas e a discussão pública para a sustentabilidade, vai distinguir as entidades nacionais que se destacam pelo seu contributo para o Desenvolvimento Sustentável de Portugal.

21/12/2017
Gran Cruz, uma aposta constante na inovação

No ano em que celebra o 130.º Aniversário, a líder em exportações do vinho do Porto aposta na diversificação dos seus vinhos, direcionando-os para um mercado internacional cada vez mais competitivo e exigente. GinDouro, o mais recente projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 visa desenvolver um GIN português feito com produtos da Região Demarcada do Douro e, mais concretamente, da Quinta de Ventozelo.

21/12/2017
Mirazeite S.A.

Conheça melhor esta empresa portuguesa dedicada, há largos anos, à produção e comercialização de azeite, dispondo de grande experiência na sua exportação para vários países. Equipada com a mais recente tecnologia, dispõe de um controlo de qualidade rigoroso, tendo sido cofinanciada pelo COMPETE 2020 no âmbito de um projeto de internacionalização.

19/12/2017
A Aveleda, S.A.

Líder de mercado na Região dos Vinhos Verdes, a Aveleda S.A é um dos maiores produtores de vinho em Portugal e exporta anualmente mais de metade da sua produção para mais de 70 países em todo o mundo.

19/12/2017
Cores Doces - Sociedade de Comércio de Doçaria, Lda

Conheça a Cores Doces, empresa dinâmica e competitiva que prima pela qualidade, imagem e personalização dos produtos comercializados tais como gomas, chocolates, caramelos, bolachas e biscoitos.

14/12/2017
SmartCore: a inovação em painéis multifuncionais com núcleo isolador

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto SmartCore - promovido pela Vicaima, ITeCons e Universidade de Coimbra - visa o desenvolvimento de um novo conceito de painel, multifuncional, que incorpore soluções de isolamento acústico e térmico, inovadoras a nível mundial, com diversas aplicações, nomeadamente como elementos de separação e compartimentação de espaços, ou de encapsulamento de equipamentos.

14/12/2017
ABSOLAR: uma aposta no enorme potencial da energia solar

Entrevistámos Luis Rebouta, investigador responsável pelo projeto ABSOLAR que visa “o desenvolvimento de um revestimento de 4 a 5 camadas para absorção seletiva da radiação solar para aplicações que utilizem a tecnologia solar térmica concentrada”.

11/12/2017
ECOLIVES - Gestão sustentável em olivais mediterrânicos

Pretende-se estimar o valor do controlo biológico natural em função do tipo de gestão de pragas aplicado sobre duas das principais pragas da azeitona - a mosca-da-azeitona e a traça-da-azeitona.

07/12/2017
PowerFlow

Leia a entrevista com Nuno Francisco Costa, gestor do projeto PowerFlow que visa o desenvolvimento de soluções de armazenamento de energia para vários segmentos de aplicação, através do armazenamento eletroquímico de energia baseado numa nova tecnologia de baterias de caudal.

07/12/2017
UniRCell: Parceria portuguesa consolida investigação em tecnologias do hidrogénio e pilhas de combustível

​Em declarações ao COMPETE 2020, Filipe Figueiredo, investigador coordenador do projeto UniRCell, sumaria o caminho percorrido no âmbito desta parceria liderada pela Universidade de Aveiro – em parceria com a FEUP, REQUIMTE e UTAD - e a importância do apoio do COMPETE 2020, que “permitiu a criação direta de 15 bolsas de investigação e 5 empregos científicos qualificados”.

07/12/2017
ClimTestE+: Uma nova geração de câmaras climáticas

Promovido pela empresa Aralab em parceria com o ITeCons, com o cofinanciamento do COMPETE 2020, o projeto ClimTestE+ visou a criação de uma nova geração de câmaras climáticas altamente competitivas e energeticamente eficientes, mantendo a flexibilidade de produção.

04/12/2017
Ferramenta acoplada ao BIM para a melhoria da eficiência energética e qualidade do ambiente interior na renovação de edifícios

Tem como objetivo desenvolver uma ferramenta interativa de multi-otimização para auxiliar o arquiteto na procura da melhor solução de renovação do edifício que minimize o consumo de energia e maximize a qualidade do ambiente interior de uma forma rentável.

30/11/2017
Biosurfit constrói nova unidade fabril na Azambuja

Em declarações ao COMPETE 2020, João Garcia da Fonseca, CEO e fundador da empresa fundada em 2006, sintetiza o projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 que irá dotar a biosurfit de “infraestrutura de ponta a nível mundial, bem como de uma capacidade produtiva adequada ao forte crescimento do seu negócio”.

30/11/2017
COMPETE 2020 alavanca investimento numa unidade de valorização de biomassa residual florestal

Quando em Portugal ninguém falava de biorrefinarias para biomassa, eis que a empresa CMC biomassa aposta num projeto inovador que visa a produção de farinhas de madeira como combustível industrial, com um processo de biorrefinaria dedicado às biomassas florestais.

29/11/2017
Produção de Quadros em Alumínio para Bicicletas

Leia a entrevista com Armando Levy Silva, Administrador da Triangle’s – Cycling Equipments, S.A, empresa inovadora de produção de quadros em alumínio para bicicletas.

24/11/2017
Criação de nova fábrica de produção de cal e derivados em Maxieira - Fátima

A construção de uma nova unidade fabril de produção de cal que está totalmente equipada com recursos humanos qualificados e materiais tecnologicamente avançados, tendo como objetivo criar condições de crescimento sustentado e suportado pela penetração em novos setores e mercados, quer nacionais quer internacionais.

23/11/2017
CIN quer criar uma das primeiras “fábricas inteligentes” do setor

Para tal contou com o cofinanciamento do COMPETE 2020 no âmbito do projeto CIN - Smart Factory for Innovative Coatings que visou implementar o conceito de "Fábrica Inteligente" na Nave Central desta empresa, recorrendo a métodos e tecnologias ligadas e controladas em rede, proporcionando elevados níveis de automação, eficiência, precisão e fiabilidade.

23/11/2017
Bi-Silque Transformation

É este o nome do projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 que visa revolucionar a automação, eficiência e sustentabilidade do processo produtivo desta empresa de cariz familiar fundada em 1979 vocacionada para a produção e venda de artigos de comunicação visual para casa e escritório.

20/11/2017
P&R entering 4.0 industry dimension

A P&R Têxteis pretende implementar soluções que visem a melhoria e desmaterialização dos processos internos e que possibilitem simultaneamente otimizar as ferramentas de gestão, permitindo uma análise global dos principais indicadores de desempenho, potenciando uma maior eficiência ao nível da capacidade, do rigor e da rapidez da decisão estratégica. É o projeto que permitirá lançar as bases tecnológicas e organizacionais para a introdução de uma nova filosofia industrial e organizacional 4.0 na empresa.

17/11/2017
SM 4.0 – Smart Manufacturing

Este projeto contribui decisivamente para capacitar a Socem Inpact para a quarta revolução industrial que é caracterizada pela introdução de um conjunto de tecnologias digitais nos processos de produção, além da automatização de processos/produção.

16/11/2017
FibreInSurface: Inclusão de fibras em materiais plastificados para utilização visível em superfícies no interior automóvel

TMG Automotive aposta em criar produtos inovadores de elevado valor acrescentado, com base em três pilares principais: sustentabilidade, reciclagem e redução de peso, sendo o foco do projeto FibreInSurface o desenvolvimento de um acabamento de um painel de instrumentos e de um componente estrutural do painel de porta para o sector dos transportes.

16/11/2017
Projecto Exhaust2Energy quer converter calor dos gases de escape em eletricidade

“Pretendemos desenvolver um protótipo que possa ser adotado por empresas de automóveis e seus componentes, mas também a outros processos industriais onde existe desperdício de calor de alta temperatura, como é o caso da indústria cimenteira, cerâmica, têxtil e calçado, incineração de resíduos sólidos urbanos, entre outros”, comenta o coordenador Francisco Brito, numa entrevista ao COMPETE 2020.

13/11/2017
Novos sistemas de fechadura e ignição de veículos com predomínio de eletrónica e de tecnologia de nova geração

A HUF Portuguesa irá, por via deste projeto, iniciar-se ao nível da produção de um conjunto de produtos que constituirão a nova geração dos sistemas de fecho e ignição das viaturas.

10/11/2017
BOP - Projeto de Investigação para nova Bomba de Óleo com componentes em Polímero

O BOP - Projeto de Investigação para nova Bomba de Óleo com componentes em Polímero visa responder às novas necessidades económicas e ambientais do mercado de componentes para automóvel, promovendo a investigação e desenvolvimento sobre polímeros de elevado desempenho para aplicação em componentes de bombas de óleo.

09/11/2017
HapticControl: Uma nova geração de comandos para novas formas de consumo de media

Leia a entrevista com Márcio Harpa Barata, Chief Technology Officer na Tech4Home, empresa responsável, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, de lançar uma nova geração de comandos remotos altamente diferenciados no âmbito do entretenimento doméstico e que recentemente ganhou o prémio Red Dot Award na categoria de Product Design.

09/11/2017
weWallet: Timwe cria uma forma inteligente de pagar

Este projeto visa desenvolver soluções que permitam aos utilizadores usar e gerir pagamentos, identificação pessoal, bilhética digital, e por outro lado permitir aos comerciantes implementar e gerir estratégias de marketing móvel de forma segura, fazendo-os diferenciarem-se da concorrência por uma shopping experience otimizada.

07/11/2017
Empresas satisfeitas com deslocação ao Irão organizada pela NERLEI

Foram cinco as empresas que integram a missão da NERLEI e que desenvolvem atividades nos setores de: fabricação de maquinaria para indústria da cerâmica estrutural; extração e transformação de mármores; moldes; eletricidade, automação de processos e manutenção técnica; e ainda software.

06/11/2017
Dynamic Standards Management Systems

O Dynamic Standards Management System consiste numa completa reformulação, na arquitetura, na tecnologia de suporte e na introdução de novos modelos de negócios baseados em cloud computing, no produto UEBE.Q, destinado à implementação de sistemas de gestão normativos.

03/11/2017
APTUS - Centro de Desenvolvimento de Software e Inovação em "Machine Driven Big Data & Connected Media Services"

O projeto APTUS tem como objetivo desenvolver e implementar as melhores soluções inovadoras incidentes em áreas como Big Data & Analytics e Connected Media.

02/11/2017
KnowLogis: Glintt agiliza gestão da logística hospitalar com plataforma inteligente

Desenvolvida em parceria com o INESC TEC, esta nova solução monitoriza e acompanha a gestão hospitalar, com foco na vertente logística, sendo um projeto estratégico para a empresa portuguesa de tecnologia de informação para a saúde.

30/10/2017
Physio@Home: uma solução inovadora nos tratamentos de fisioterapia e reabilitação

Com o apoio do COMPETE 2020, a Plux, em consórcio com a Fraunhofer Portugal AICOS, cria novo sistema para auxiliar as sessões de fisioterapia feitas nas clínicas e em casa do paciente, visando, melhorar a qualidade dos tratamentos e acelerar o processo de reabilitação.

30/10/2017
Promoção da autonomia de idosos frágeis através da melhoria da cognição e capacidade de marcha e utilização de produtos de apoio

O MIND&GAIT propõe promover a vida independente da população idosa fragilizada, através da melhoria da cognição, capacidade de marcha e de equipamento específico.

26/10/2017
SOCIALITE - Arquiteturas, Soluções e Ambiente para uma Internet das Coisas Orientada para as Pessoas

Entrevista com Fernando Boavida, investigador do projeto SOCIALITE. Um projeto que pretende criar uma definição de uma arquitetura de IoT que possa ser utilizada como base de aplicações centradas nas pessoas, em vários domínios como, por exemplo, aplicações em áreas sociais ou aplicações para apoio de pessoas com problemas de saúde, contemplando diversos tipos de utilizadores, possibilitando diferentes formas de comunicação e interação, e garantindo privacidade e segurança.

26/10/2017
FoodNanoSense: investigação portuguesa quer tornar alimentos saudáveis mais apetecíveis

“O sabor dos alimentos é a chave na escolha do consumidor: não interessa o quanto saudável um determinado alimento ou bebida possa ser, se o seu sabor não agradar ao consumidor é pouco provável que tenha sucesso e seja escolhido/consumido”, comenta Susana Soares, investigadora responsável pelo projeto, numa entrevista ao COMPETE 2020.

26/10/2017
FunctionalTuna: Ramirez inova e lança conservas de atum funcionais

A conserveira mais antiga do mundo em laboração aposta em alimentos funcionais ao desenvolver uma conserva de atum que permite dar uma resposta fisiológica na proteção cardiovascular.

23/10/2017
BioClarVino II: Desenvolvimento de extratos proteicos de levedura desidratados para estabilização e clarificação de vinhos

O projeto BioClarVino II pretende atingir a investigação industrial e o desenvolvimento final de um produto que irá munir os operadores do sector dos vinhos com uma ferramenta única, biológica e não alergénica com efeito preventivo e curativo a nível de oxidações nos vinhos, e com aplicabilidade a outros segmentos de vinho.

23/10/2017
Programa de Valorização & Promoção Internacional da Gastronomia Portuguesa e dos seus Produtos Endógenos

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) pretende, com este Programa, valorizar e promover a gastronomia portuguesa a nível internacional.

19/10/2017
CerWave: a inovação da Costa Verde na cozedura de porcelana

Promovido em parceria com a Universidade de Aveiro e o CTCV - Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, o objetivo deste projeto visa a otimização de um protótipo de forno híbrido gás/micro-ondas destinado à cozedura de porcelana com vista à poupança energética e à diminuição de gases de efeito de estufas.

19/10/2017
Inovação fundamental do processo produtivo, da gestão organizacional e do marketing

Com o grau de inovação do processo produtivo a empresa pretende uma inversão de 180 graus do paradigma produtivo e tecnológico da empresa, diferenciando se da concorrência, ao levar a cabo uma inovação de rutura do paradigma produtivo atual apostando na automação de todo o processo de produção.

19/10/2017
Aposta no reforço internacional da ALMAS DESIGN SA

A Almas Design, SA apostou num projeto de internacionalização delineando um plano de investimentos que teve como grande objetivo a criação de uma estrutura de marketing com uma maior orientação para o mercado através da adoção de uma postura mais direcionada para o cliente e para as suas necessidades

19/10/2017
FLOWARE Investigação e desenvolvimento de linha de produtos de Grés de Chama (flameware)

Com a realização do projeto FLOWARE, pretende-se desenvolver e fabricar um produto cerâmico capaz de suportar as tensões termomecânicas resultantes da ação direta da chama dos queimadores dos fogões domésticos e industriais.

12/10/2017
3D Yarn Design: Clariause lança fios tingidos inovadores

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto conta com a colaboração da Universidade do Minho e visa a produção de fios 3D tingidos para uso têxtil (vestuário e têxtil-lar) com características adicionais de design, sofisticação e funcionalidade. Trata-se de um produto inexistente no mercado atualmente, estando prevista a criação de 7 Postos de Trabalho.

12/10/2017
Cotesi Ultra Mesh

Nova tecnologia na fábrica da Cotesi permitirá a produção de um novo e mais resistente tipo de malha para enfardamento agrícola, uma inovação pioneira a nível mundial.

06/10/2017
PetraMAX

O projeto PetraMAX está inserido na estratégia de crescimento da PETRATEX através de uma aposta sustentada no reforço das suas capacidades de inovação, organização, produção e pela introdução de novas tecnologias e métodos inovadores nos processos de forma a aumentar a presença internacional dos seus produtos para os mercados moda, desporto e high-tech.

04/10/2017
Polopique: Aposta em fios inovadores

Atenta às necessidades e às solicitações do mercado, a Polopique identificou a oportunidade de desenvolver novos fios têxteis incorporando novas matérias-primas e novas combinações que que vão ao encontro da procura sentida a nível internacional.

03/10/2017
Consolidação da Internacionalização da Marca própria FLEX&GO

André Oliveira é o rosto ... da FLEX&GO, calçado em couro, baseado na construção stitch and turn, confortável, mas com design atrativo.

03/10/2017
Internacionalização da nova marca PERKS

António Fernandes Tavares é o rosto ... da Fábrica de Calçado Evereste, Lda. A PERKS é uma marca de calçado destinada ao segmento alto/luxo da qual já existe registo em Portugal, Europa, e diversos países da Ásia, USA, e América Latina.

03/10/2017
Internacionalização da marca própria Friendly Fire para mercados de maior valor acrescentado

Desenhada e fabricada em Guimarães, numa fábrica com mais de 25 anos de experiência na produção de calçado, a Friendly Fire surge com a ambição de se tornar líder no segmento do calçado de luxo português pelo que o/a convidamos a ler a entrevista de Rita Fernandes, sócia e diretora geral da marca, ao COMPETE 2020.

03/10/2017
Dinamização e projeção da Marca GLADZ nos mercados internacionais

Fernanda Oliveira é o rosto ... administradora com uma vasta experiência no setor do calçado que em 2014 decidiu arriscar e lançar a Gladz, uma marca própria de sapatos no segmento alto/luxo, orientado sobretudo para os mercados externos. Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto prevê a criação de 7 Postos de Trabalho.

02/10/2017
Dez PME portuguesas entre as mais inspiradoras da Europa

Há dez empresas portuguesas entre as pequenas e médias empresas mais inspiradoras da Europa, de acordo com a análise da London Stock Exchange (LSE). Numa selecção que procura distinguir as empresas com uma facturação de até 300 milhões de euros com a maior velocidade de expansão, há três companhias nacionais que repetem agora o lugar conseguido em 2016: a Vision-Box, a Iguarivarius e a Carvalhos (Couro Azul).

29/09/2017
Tirar partido da globalização: regiões beneficiarão de novo apoio da UE na construção de economias resilientes

As regiões de todos os Estados Membros podem apresentar a sua candidatura a dois projetos-piloto da Comissão, até 31 de outubro. As regiões selecionadas podem beneficiar de um apoio financeiro e de consultoria personalizados, prestados pela UE, para transformar as suas economias e modernizar as suas indústrias.

26/09/2017
SIG HABITAT: promotor da cadeia de valor do Habitat

Esta plataforma visa ser um meio de partilha de ações de conhecimento e processos de cooperação na cadeia de valor do Habitat, representada pelo Cluster Habitat Sustentável, através da divulgação de oportunidades de negócio e desenvolvimento de projetos de investigação nas temáticas da construção sustentável.

26/09/2017
Revidry: Desenvolvimento sustentável de porcelânico técnico por via seca

Desenvolver um novo processo de produção de pavimento e revestimento cerâmico em grés porcelânico, recorrendo ao método de preparação de pasta por via seca, tornando o processo ambientalmente mais sustentável é o objetivo deste projeto promovido pela Revigrés com o apoio do COMPETE 2020.

26/09/2017
PCMs for buildings

Desenvolver uma metodologia de análise do comportamento térmico de sistemas com cavidades retangulares com materiais de mudança de fase (PCMs) para o aproveitamento de energia solar térmica em edifícios.

25/09/2017
Depois de Nova Iorque, Londres, Milão, a moda nacional na Paris Fashion Week

Uma campanha promocional integrada promove a temporada SS18 Portugal Fashion, que teve início em Nova Iorque, dia 11 de setembro, e culmina em outubro com a 41ª edição nacional, nas cidades de Lisboa e Porto. E volta a ser complementado pela ação do seu "braço comercial”, o projeto Next Step.

20/09/2017
Acordo comercial UE-Canadá entra em vigor

Entra em vigor dia 21 de setembro ,a título provisório, o Acordo Económico e Comercial Global (CETA) entre a UE e o Canadá. O acordo oferece novas oportunidades para que as empresas da UE de todas as dimensões exportem para o Canadá. A partir de 21 de setembro, o CETA suprime os direitos sobre 98 % dos produtos (posições pautais) que a UE comercializa com o Canadá. O acordo entrará em vigor de forma definitiva e completa quando todos os Estados-Membros da UE o tiverem ratificado. A Comissão irá trabalhar com os Estados-Membros e o Canadá para assegurar a sua implementação gradual e eficaz.

19/09/2017
Cutinov: investigação portuguesa aposta na inovação estética para a cutelaria

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto promovido pela Belo Inox e pela Universidade do Minho visa criar texturas superficiais atrativas através de duas novas tecnologias: laser e spray plasma.

19/09/2017
“INOVBORDALLO” inovar a cerâmica caldense mantendo o ADN

O projeto “INOVBORDALLO” aposta na inovação e na automação dos processos existentes, de modo a permitir o aumento da capacidade produtiva, através de uma maior flexibilidade, eficiência e diferenciação nos produtos, fortalecendo a competitividade e reforçando a cadeia de valor. Uma ação das FAIANÇAS ARTISTICAS BORDALO PINHEIRO, cofinanciada no âmbito do Programa COMPETE 2020.

18/09/2017
OptimizedWood – Optimização de recursos florestais na construção

O principal objetivo deste projeto é desenvolver e validar, em ambiente industrial, um produto de construção inovador em madeira que consiste num painel compósito com diversas funcionalidades inovadoras.

18/09/2017
LEDinTEX: a aposta da Penedo em têxteis com LED

Com o apoio do COMPETE 2020, a Têxteis Penedo está a desenvolver um projeto - em parceria com o CeNTI e o CITEVE – que visa a industrialização e validação de têxteis com sistemas de iluminação (LED) integrados.

18/09/2017
Portugal reforça presença na maior feira de calçado do mundo

Portugal continua a reforçar a presença na maior feira de calçado do mundo. 96 empresas nacionais estão presentes na MICAM, que se realiza de 17 a 20 de setembro , e na MIPEL (feira de acessórios).

13/09/2017
AMCLASSIC: Expanding Global Horizons for Tailor Made Furniture

A Armando Ferreira da Silva & Filhos, Lda. (AFS), criadores de mobiliário para o lar, considera que a única forma de crescer no mercado internacional é reforçando a sua posição nos mercados onde já está presente e penetrando em novas geografias, através do reforço da prestigiada marca de mobiliário AMClassic.

12/09/2017
Promoção Internacional Integrada do Destino Portugal - Visit Portugal !

O projeto “Promoção Internacional Integrada do Destino Portugal” pretende promover Portugal enquanto destino turístico e as marcas regionais. Uma iniciativa do Turismo de Portugal para a criação de uma imagem internacional atrativa e para o sucesso da estratégia comercial das empresas e dos agentes junto dos turistas, cofinanciada no âmbito do Programa COMPETE 2020.

07/09/2017
Mais Competitividade : 27 milhões de euros para apoiar a formação em processos de Inovação

Publicado a 3 de julho o Aviso n.º 18/SI/2017 apoia projetos de formação integrados em processos e inovação porque as competências permitem às empresas inovar e ganhar mercados nas novas cadeias de produção mundial.

06/09/2017
“Why Portugal” ? porque está na hora de internacionalizar a música portuguesa...

O projeto “WHY Portugal” visa a internacionalização do sector da música nacional, através de diversas atividades, ações e missões, no exterior e dentro do país. Iniciativa que conta com o cofinanciamento do Programa COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (Internacionalização).

06/09/2017
FashionUP.pt

O projeto assume uma estratégia de posicionar as mais dinâmicas e inovadoras empresas e marcas portuguesas de vestuário nos mais prestigiados espaços de negócio e promoção internacional, tendo em vista o crescimento sustentando das exportações.

05/09/2017
PREMIUM PRODUCTS FOR EXCLUSIVE MARKETS 2018 - 2ND EDITION

O projeto surge em continuidade do PREMIUM PRODUCTS FOR EXCLUSIVE MARKETS e visa acelerar os processos de internacionalização das PME pertencentes aos setores da Gastronomia, Produtos Regionais, Vinhos e Comércio de Portugal, através de um conjunto de ações de presença e comunicação internacional.

05/09/2017
Já ouviu falar do EduPARK: Mobile Learning, Realidade Aumentada e Geocaching na Educação em Ciências?

Trata-se de um projeto inovador de investigação que visa compreender como uma app, dirigida a professores e alunos, em contextos de visitas de estudo ao ar livre, poderá ter impacte a nível de: valor educativo; motivação; empenho; aprendizagem autêntica e ao longo da vida; e hábitos de conservação e sustentabilidade.

05/09/2017
UniversitiesPortugal.com

Encontrar as razões certas para ter uma experiência de estudos superiores no estrangeiro e para escolher Portugal. Encontrar também informações sobre 15 universidades, incluindo todas as universidades públicas e a Universidade Católica Portuguesa. É o propósito deste website, que promove o Ensino Superior de Portugal.

29/08/2017
Poli Entrepreneurship Innovation Network (PIN)

A maior rede de empreendedorismo nacional no ensino superior politécnico, concebida com o objetivo de promover a cultura empreendedora, motivando o desenvolvimento da criatividade e ideias inovadoras.

29/08/2017
Empreende+

Iniciativa destinada a jovens empreendedores que pretendam criar um negócio por conta própria numa das seguintes áreas: arquitetura, design e publicidade, e software.

29/08/2017
Improve It

Atuar de forma concertada na qualificação de empreendedores, empresas e startups é a missão do projeto promovido pela ANJE.

23/08/2017
NAUTILUS reforça a presença no mundo digital e internacional

O projeto “Nautilus no mundo digital e internacional” pretende reforçar a presença da empresa nos mercados externos, através de uma estratégia de internacionalização estruturada, com uma forte aposta na economia digital. Iniciativa com cofinanciamento do Programa COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos Qualificação e Internacionalização PME.

22/08/2017
Waste to Value: A aposta da Compta no setor dos resíduos

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto visa lançar uma solução inovadora para a gestão de recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos, dotado de uma tecnologia diferenciadora que irá alavancar esta indústria.

21/08/2017
Louropel: líder mundial na produção de botões ecológicos e biodegradáveis

O projeto de “Ampliação e inovação da Louropel” pretende manter a liderança num setor em que os fornecedores e clientes trabalham em just in time em qualquer parte do mundo, tendo que para isso, continuar a investir na investigação de novos materiais e em novos processos de produção de botões ecológicos.

16/08/2017
Magical Industry Tour, o estímulo à invenção e empreendedorismo

O projeto “Magical Industry Tour” pretende promover o espírito empresarial facilitando a criação de empresas inovadoras capazes de atuar no mercado global. É promovido pela Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI).

16/08/2017
Inovar na diversificação e flexibilidade operacional do setor dos refrigerantes e cervejas

FONT SALEM é o fabricante líder em Espanha e Portugal em Marcas de Distribuição e co-packing de cervejas, refrescos e águas. Em Santarém ampliou a fábrica, estando esta preparada para produzir cerca de 2.200.000 Hectolitros, um aumento de aproximadamente 47% da capacidade produtiva inicial.

16/08/2017
ALMENCOR2020

Visa a criação de raiz de uma unidade industrial destinada ao descasque de amêndoa e tem como objetivo garantir o fornecimento de miolo de amêndoa que responda aos mais elevados padrões de exigência a nível internacional.

16/08/2017
Craveiral | Farmhouse by Belong staying and feeling, uma interpretação holística do turismo de natureza

O projeto “Craveiral | Farmhouse by Belong staying and feeling, criação de turismo de natureza”, pretende criar e oferecer um empreendimento de tipologia Hotel-Apartamento de 4**, onde os clientes vivam e interajam, de modo, a que desenvolvam sensações e experiências de diversão e evasão únicas em pleno Alentejo.

16/08/2017
GreenEdge ECO PELETES

A empresa irá operar no aproveitamento e valorização de material das podas de vinhas e olivais para a produção de briquetes e pellets de biomassa. Atualmente em construção, a unidade da Greenedge será a primeira da Península Ibérica a laborar com recurso a material lenhoso proveniente das podas.

11/08/2017
Empreender 2020 - Regresso de uma geração preparada

O projeto procura dar resposta a um problema nacional traduzido na ausência de um ambiente favorável à fixação no País, de uma geração de jovens qualificados, no reduzido estímulo empreendedor da envolvente, que favorece uma forte aposta desta geração na procura de outros destinos mais atrativos.

11/08/2017
FAMEST é na essência um Cluster do Calçado e Moda

O projeto “FAMEST Footwear, Advanced Materials, Equipment’s and Software Technologies − Calçado e tecnologias avançadas de materiais, equipamentos e software”, é na essência um Cluster do Calçado e Moda que pretende apostar na internacionalização do calçado português, resultado de um consórcio liderado pela KYAIA.

11/08/2017
reGrafitti - da grafite resíduo ao grafeno reforço - um novo caminho para o fabrico de nanocompósitos

O objetivo é recuperar elétrodos de grafite (resíduos) transformando-os em matéria-prima secundária, de modo a reutilizá-la sob outra forma em produtos finais, ou seja, peças poliméricas injetadas.

08/08/2017
Labesfal - Aumento da capacidade produtiva para produção de penicilinas

Novo edifício de 6.000 m2 construído para albergar duas novas linhas, que vão produzir penicilina para administração intravenosa. Esta expansão levará à criação de cerca de 114 novos postos de trabalho em Santiago de Besteiros.

03/08/2017
CASA - Ceramic Alternative Strong Article, é esta a sigla do novo produto cerâmico lançado pela Vista Alegre Atlantis

No âmbito de uma investigação em consórcio com a Mota II Soluções Cerâmicas, S.A., o projeto CASA resultará na criação de uma linha de produtos cerâmicos, que apresentam a riqueza cromática e a leveza da faiança, associada a um desempenho superior ao nível de resistência e durabilidade, mediante um processo produtivo melhorado e ajustado, com menores consumos.

01/08/2017
11 recomendações apresentadas à Comissão Europeia numa nova visão para a investigação e a inovação da UE

A Europa deve capitalizar melhor o conhecimento que produz e transformar o seu potencial de inovação em crescimento económico. A pesquisa e a inovação devem ser priorizadas nos orçamentos da UE e nacionais, com uma duplicação do orçamento para o sucessor do Horizon 2020, o atual programa de pesquisa e inovação da UE. E deve envolver os cidadãos no enfrentamento dos desafios globais através de missões de inovação amplamente mobilizadoras.

01/08/2017
GreenSolarShade

Pretende-se com este projeto desenvolver um sistema inovador e sustentável de coberturas verdes assentes em estrutura metálica para sombreamento de parques de estacionamento com capacidade de produção de energia e aproveitamento das águas pluviais.

01/08/2017
Leica continua a apostar em Portugal

Miguel Ferreira, responsável pelo Departamento de Gestão de Projetos & Desenvolvimento na empresa comenta a mais-valia do apoio do COMPETE 2020 no âmbito do projeto que visa desenvolver, pela 1.ª vez em Portugal, objetivas e binóculos com elevada performance e alta fiabilidade mecânica.

31/07/2017
SOMEMA IPB, a nova unidade industrial

O projeto “SOMEMA IPB” assenta na criação de um novo estabelecimento industrial, que permita a produção de moldes de grandes dimensões para peças plásticas de interiores e exteriores para automóvel, como Painéis de instrumentos e Para-choques.

31/07/2017
"Ultra-Light Felts" - Nova geração de feltros leves da FEPSA

O projeto “Ultra-Light Felts - nova geração de feltros leves” promovido pela FEPSA, visa o desenvolvimento de uma nova geração de feltros leves com gramagens abaixo dos 80 gramas (referência feltro leve - copa B / aba 8 cm), reforçando as características e os níveis de qualidade, tendo como objetivo atingir as 40/50 gramas.

25/07/2017
INNOVCAR e o iFACTORY: A Bosch a investir em inovação

INNOVCAR e o iFACTORY são dois grandes projetos promovidos pela Bosch em parceria com a Universidade do Minho, uma estratégia integrada de aquisição de conhecimento científico e de desenvolvimento de tecnologia.

25/07/2017
Pillow2Bed

O projeto Pillow2Bed pretende, através de um design criativo e inteligente e a combinação de materiais e estruturas têxteis, desenvolver uma almofada decorativa que seja facilmente convertida numa cama confortável e adaptável a diferentes condições de utilização.

25/07/2017
Smart Cover Pool & Deck

Com o apoio do COMPETE 2020, uma PME portuguesa aposta em soluções inovadoras para piscinas inteligentes, seguras e sustentáveis.

25/07/2017
AQUAFALLS NATURE HOTEL & SPA - 5**

Requalificação e ampliação do Hotel que apostará num conceito diferenciador: ‘Nature-Hotel’, baseado na natureza e nos costumes e tradições locais - Caniçada-Vieira Do Minho – Vila Do Geres. Será este o tema que terá expressão nas edificações, na decoração de cada piso e, em particular, no núcleo museológico a ser instalado na unidade. Um Hotel que proporcionará uma experiência turística que evidencia o património imaterial associado ao lugar, a vivência do rio e da montanha e todas as atividades que deles dependem.

20/07/2017
Divulgação documento da EMCE | Sessões públicas de apresentação do Programa Capitalizar

Divulgamos o documento da Estrutura de Missão para a Capitalização das Empresas - EMCE*, resultado de em trabalho rigoroso e exaustivo das medidas e apoios disponíveis às empresas através do Programa Capitalizar, apresentado nas sessões públicas

19/07/2017
Parque dos Dinossauros da Lourinhã

O objetivo deste projeto passa pela criação de um parque temático associado aos dinossauros, que será como um museu ao ar livre, repleto de atividades associadas à descoberta dos dinossauros.

19/07/2017
Royal Óbidos Spa & Golf Resort, sinónimo de turismo de luxo diversificado

O projeto “Royal Óbidos Spa & Golf Resort” - ROS&GR visa promover um conjunto de produtos turísticos de luxo diversificados, tendo em vista o incremento da competitividade e apostando em modelos empresariais inovadores assentes numa forte aposta de internacionalização.

18/07/2017
Qimono Value for life

O projeto promovido pela VYGON compreende a criação de uma nova unidade industrial, criada de raiz, no concelho de Paredes, para produção de uma gama de dispositivos médicos que incorporam uma inovação tecnológica designada QIMONO.

18/07/2017
Inovgrass: a inovação nos tapetes de relva artificial

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, e no seguimento de projetos de I&DT bem-sucedidos, a Exporplás visa a produção de novos monofilamentos poliméricos para tapetes de relva artificial com características inovadoras.

18/07/2017
J&J Teixeira aposta em mobiliário hospitalar inovador

Denominada Wooden, a nova linha de mobiliário terá funcionalidades antibacterianas e antiestáticas, de nível permanente (mantém-se com o uso), um design apelativo, com formas em 3D e a possibilidade de entrega rápida.

12/07/2017
3 ways to care: innovation, security and comfort

O projeto da Dorel PT pretende reforçar o seu posicionamento num mercado com altos níveis de concentração e de competitividade e encontra-se assente em três vetores-chave: inovação, qualidade e segurança dos produtos.

11/07/2017
Grupo Premium requalifica Hotel em Chaves

Apoio do COMPETE 2020 alavanca investimento do grupo hoteleiro português que visa requalificar o Aquae Flaviae, hotel que a marca detém em Chaves, através do aumento da classificação de 3** para 4** e do novo serviço de SPA, valendo-se da sinergia ímpar com as termas de Chaves, proporcionando assim um serviço diferenciador, focado no setor de saúde e bem-estar.

11/07/2017
CREATOUR: Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais

CREATOUR é uma iniciativa de investigação multidisciplinar com o formato de demonstração baseada em processos colaborativos envolvendo cinco centros universitários que trabalham com organizações culturais / criativas e outras partes interessadas localizadas em pequenas cidades nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve.

11/07/2017
Essence Inn Marianos Hotel

O Essence Inn Marianos nasce da ampliação e requalificação de um empreendimento turístico com elevação da classificação para um hotel de 4 estrelas, é um empreendimento de referência em Fátima que, pela sua estrutura e modo de funcionamento, assenta a sua estratégia numa oferta de bem-estar e lazer inclusiva e diversificada.

04/07/2017
CRIAÇÃO DO OPORTO BOEIRA GARDEN HOTEL 5**

O projeto do OPORTO BOEIRA GARDEN HOTEL 5**, promovido pela QUINTA DA BOEIRA - ARTE E CULTURA, LDA., visa a construção de um empreendimento turístico de raiz, localizado na Quinta da Boeira, uma propriedade cuja existência remonta ao ano de 1850. Além dos 3 hectares de harmoniosos jardins existe, no centro da propriedade, um majestoso palacete de rara beleza, sendo reconhecida como a sala de visitas de Vila Nova de Gaia.

04/07/2017
Ceramics Portugal Does It Better

É esta a mensagem chave da campanha promovida pela APICER - Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria e cofinanciada pelo Portugal 2020 no âmbito do COMPETE 2020 através do projeto que visa implementar ações de promoção da cerâmica portuguesa em mercados internacionais, de forma fundamentada e validada pelos stakeholders.

04/07/2017
Intercork III - Campanha Internacional da Cortiça

Promover a cortiça e os seus produtos nos principais mercados de destino, gerando mais informação junto do trade e consumidores, criando as condições de reforço e aumento das exportações, são os grandes objetivos do Intercork III.

30/06/2017
Portuguese Fashion News

O projeto Portuguese Fashion News consubstancia-se num plano de ações integradas, direcionadas transversalmente à área da Moda, com repercussões que se estendem dos tecidos, à confeção e, em especial, aos têxteis técnicos com as suas múltiplas e crescentes aplicações seja em produtos especializados, náuticos, de segurança, para criança, seja para Casa, Arquitetura ou Design Urbano, Automóvel, etc.

28/06/2017
Jewellery 2020: The Global Shift

A Jewellery 2020: The Global Shift visa reforçar a capacitação da ourivesaria portuguesa na sua internacionalização e no acesso ao mercado global, e tem como objetivos gerais robustecer a marca internacional da ourivesaria portuguesa a nível global, alargar a base geográfica dos intercâmbios comerciais, dotar o setor de uma maior capacidade exportadora e incentivar a participação em dinâmicas de competitividade e internacionalização.

26/06/2017
“Fundos dinamizam mais de 1/4 do investimento industrial do país”

Em entrevista ao Expresso, Jaime Andrez, gestor do Compete 2020 destaca a importância dos fundos na dinamização do investimento da indústria transformadora e a necessidade de crescente seletividade na atribuição dos apoios às empresas. Artigo in #Expresso by Joana Mateus.

26/06/2017
O COMPETE 2020 apoia a indústria aeronáutica em Portugal e atribui 23,5 milhões de euros à EMBRAER.

A Política de Coesão da União Europeia investe na modernização industrial da região portuguesa do Alentejo apostando na indústria aeronáutica.

20/06/2017
NEXTSTEP - NEXT distribution SubsTation improvEd Platform

Liderado pela Efacec Energia, este projeto visa desenvolver um inovador Posto de Transformação e efetuar a sua demonstração na rede de distribuição em Baixa Tensão, agregando a experiência e a expetativa da indústria com o conhecimento e a capacidade científica que as entidades do consórcio aportam.

20/06/2017
Casas inteligentes: Bosch e Universidade de Aveiro apostam em soluções inovadoras e eficientes

No âmbito do projeto Smart Green Homes, cofinanciado pelo COMPETE 2020, será feita uma investigação integrada em conectividade, energias renováveis, eficiência energética, reciclagem e materiais inteligentes para soluções disruptivas em residências sustentáveis com o máximo conforto e segurança.

20/06/2017
PAVENERGY - Soluções de Geração de Energia nos Pavimentos

O objetivo geral deste projeto é o desenvolvimento e a implementação de um sistema eletromecânico ou piezoelétrico inserido no pavimento para a produção de energia elétrica através do movimento dos veículos.

10/06/2017
Exposição Resistance com 11 projetos em Pedra Portuguesa na Art Basel 2017

O Primeira Pedra promovido pela Assimagra, marcará presença com 11 obras de arquitectos/escultores portugueses na Exposição Resistance, no Vitra Campus, durante a Art Basel 2017, de 12 de junho a 2 de julho, Alemanha.

08/06/2017
CAER Industrialization

A Caetano Aeronáutica S.A. perspetiva dotar-se da capacidade técnica e tecnológica que lhe permita angariar novos pacotes de fornecimento junto dos principais fabricantes da indústria aeronáutica, nomeadamente a Airbus e a Boeing.

07/06/2017
Já ouviu falar do Elevar: Estudo Localizado de Estruturas Verticais com Aeronaves Robotizadas?

Liderado pela Tekever ASDS (Aerospace, Defense and Security), num consórcio com o IST - Instituto Superior Técnico e o LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P., o projeto Elevar visa obter um protótipo funcional de uma aeronave autónoma equipada com sensores e algoritmos de navegação por visão, que colmata insuficiências já identificadas, permitindo, assim, disponibilizar um serviço que não existe a nível internacional.

06/06/2017
Portuguese Shoes X The Coolest Shoes In The World

Agora é a vez dos coolest kids...Em 2017, depois de Iconic, a APICCAPS lança a campanha The Coolest Shoes in the World, para promover a progressão do crescimento do calçado de segmento infantil a nível internacional. Uma estratégia que os instrumentos de apoio do COMPETE 2020 querem alavancar e disseminar.

06/06/2017
FASCOM: um novo conceito de negócio com soluções avançadas de fabrico e formas inovadoras de comercialização

Fábrica de Calçado Sozé, S.A. lidera projeto que visa criar condições necessárias para uma nova forma de negócio de artigos de moda, baseada numa resposta rápida às preferências do consumidor.

06/06/2017
Reforço da Internacionalização da Marca WOCK

Aposta na consolidação e crescimento da Marca WOCK nos mercados Internacionais. A empresa explora segmentos de mercado específicos, o calçado técnico para diversas aplicações, das quais se destaca a área médica/hospitalar, que assenta nos seguintes fatores de competitividade: inovação, diferenciação e design.

05/06/2017
Museu Nacional do Calçado já é Candidato ao Prémio Melhor Museu do Ano 2017

Museu Nacional do Calçado já é Candidato ao Prémio Melhor Museu do Ano 2017, um espaço de cultura que se traduz num instrumento de competitividade!

05/06/2017
FLEXCRAFT - Flexible Aircraft

O projeto FLEXCRAFT, visa aprofundar um dos conceitos de aeronaves gerados pelo projeto newFACE, financiado pelo QREN, e está assente num novo conceito de uma aeronave de pequena dimensão, de asa fixa, com pilotagem remota, para uso pessoal e/ou transporte de mercadorias e de cabine não pressurizada. Durante o projeto, o consórcio irá realizar o desenvolvimento e avaliação deste conceito de aeronave em três linhas principais, nomeadamente: 1) Voo e Operação; 2) Usabilidade e Versatilidade; e 3) Materiais e Processos de Produção.

02/06/2017
GREEN TEXTILES CLUB: Conclusões do Seminário Final

Realizou-se no passado dia 31 maio, o Seminário Final do Projeto Green Textiles Club, promovido pela ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, sob o tema "A sustentabilidade no presente e futuro da indústria têxtil e vestuário portuguesa". Este projeto é cofinanciado no âmbito do #Portugal2020, através do Programa #Compete2020.

31/05/2017
ALIR_mcs – Advanced Lightweight Impact Resistant: materials, components and structures

O projeto ALIR_mcs – Advanced Lightweight Impact Resistant: materials, components and structures, visa conceber uma solução compósita de baixo peso com capacidade de resistir a solicitações de impacto de baixa, média e alta energia. Pretende-se que esta solução venha a obter a certificação aeronáutica civil (EASA CS-VLA), de modo a poder aplicar-se a aeronaves não tripuladas.

30/05/2017
Internacionalização da marca própria EXCEED para mercados fora da Europa

A Fábrica de Calçado DURA vai, com a sua marca própria EXCEED, apostar em novos mercados fora da Europa, de grande potencial e dimensão, nomeadamente os Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, e vai reforçar a sua posição com a imagem de marca associada à obtenção da Certificação da Qualidade segundo a Norma ISO 9001.

30/05/2017
AI MIOPO - Alchemy Innovation

Desenvolver a marca MIOPO a nível nacional e internacional, introduzindo modelos de roupa eco-inovadoras e com um design revolucionário. Tudo isto acompanhado numa eco embalagem criativa.

30/05/2017
GRLF: Conceção e caracterização de coberturas verdes e fachadas vivas construídas com sistemas estruturados em cortiça

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto visa desenvolver de sistemas de coberturas verdes e fachadas vivas que façam uso de aglomerado de cortiça expandida, possibilitando a melhoria do desempenho ambiental e energético em conformidade com os requisitos funcionais e de durabilidade impostos pelas guidelines internacionais.

30/05/2017
Eco Wood & Furniture – Competitividade pela Gestão Florestal Sustentável

Projeto promovido pela aimmp que visa apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços “verdes” inovadores por parte das empresas, transformando as preocupações ambientais em valor acrescentado.

29/05/2017
Projeto FoodNanoSense quer tornar alimentos saudáveis mais apetecíveis

Como podem ser apetecíveis os alimentos cujo sabor não é agradável? A resposta está a ser estudada pelo grupo de investigadores ligados à U.Porto, responsável pelo projeto “FoodNano Sense”.

26/05/2017
FIRE-C-BUDs – Efeitos indiretos de incêndios florestais nos fluxos e no balanço de carbono

O projeto FIRE-C-BUDs – "Efeitos indiretos de incêndios florestais nos fluxos e no balanço de carbono", pretende avaliar os efeitos indiretos de incêndios florestais no ciclo de carbono, em plantações de pinheiro bravo, quantificando os fluxos por escorrência superficial, respiração do solo e fotossíntese, e vórtice turbulento.

23/05/2017
VinylGreen – Produção de tubos de PVC isento de ftalatos

O projeto VinylGreen - Produção de tubos de PVC isento de ftalatos, pretende desenvolver uma nova gama de plastificantes de base naturais que serão sintetizados de forma a maximizar o seu efeito plastificante, que permitirá aumentar a biodegradabilidade dos materiais, e encontrar uma solução definitiva que não envolve a utilização compostos tóxicos.

23/05/2017
Turismo de Portugal apresentou o Centro de Inovação do Turismo

O Turismo de Portugal apresentou no passado dia 22 de maio, o Centro de Inovação do Turismo, um projeto no âmbito do Programa do Turismo 4.0, que quer transformar Portugal num "hub global de inovação e desenvolvimento digital".

23/05/2017
SLMXL: A aposta da Adira no fabrico aditivo de peças metálicas de grande dimensão

Apoio do COMPETE 2020 alavanca investimento da empresa de Vila Nova de Gaia em nova tecnologia SLM que, com a incrível liberdade de design proporcionada pelo método de adição sucessiva de material, permite criar geometrias únicas, com elevada precisão, até hoje impossíveis de realizar.

23/05/2017
INOV_LAMI

Desenvolvimento de sistemas de reforço inovadores e aperfeiçoamento dos modelos de cálculo em lajes mistas aço-betão

23/05/2017
EUROCAST AVEIRO, S.A.

Nova fábrica do Grupo francês metalomecânico GMD - a Eurocast, já está a funcionar em Estarreja e irá criar mais de 170 novos postos de trabalho direto. A unidade industrial destina-se à fundição de peças de alumínio a alta pressão para a indústria automóvel.

18/05/2017
Já ouviu falar do coMMUTe - Multifunctional Modular Train Floor?

Liderado pela MCG mind for metal, num consórcio com a Amorim Cork Composites, ITeCons e Critical Materials, este projeto visa criar um pavimento flutuante modular e multifuncional para interiores ferroviários com um sistema de aquecimento elétrico inteligente, garantindo conforto em termos de isolamento térmico, acústico e de vibrações.

16/05/2017
MareCom: Redes e Serviços Marítimos Comunitários

Desenvolvimento de uma solução de comunicações marítimas de elevada disponibilidade, banda larga e baixo custo, que permita servir as comunidades que operam em ambiente marítimo com ligações fiáveis e de banda larga.

15/05/2017
U-Safe, a boia salva-vidas totalmente inovadora

Noras Performance desenvolveu e patenteou a U-Safe, uma boia autopropulsionada e controlada remotamente que permite salvar um náufrago sem pôr em risco a vida de quem salva.

11/05/2017
Investigação portuguesa inovadora no combate à bio-incrustação marinha

Desenvolver novas substâncias, através de produtos de origem marinha, capazes de impedir a bio-incrustação nos barcos e com um reduzido risco ambiental são os objetivos do projeto liderado pela Universidade do Porto e cofinanciado pelo COMPETE 2020.

09/05/2017
SIDENAV: Smart infrastructure for deep sea navigation

O projeto SIDENAV visa a validação e aplicação de uma tecnologia que foi desenvolvida no âmbito do projeto TURTLE (financiado pelo QREN) que possibilita a exploração de recursos biológicos e geológicos (recursos minerais) a grandes profundidades marítimas, quer na coluna de água quer no solo e subsolo sob jurisdição Portuguesa (por exemplo da Dorsal Meso-Atlântica).

09/05/2017
Balanço do evento anual "A Caminho do Portugal 2020 – Resultados e Oportunidades de Financiamento"

A sessão quase lotou, no evento anual "A Caminho do Portugal 2020 – Resultados e Oportunidades de Financiamento" para a apresentação de resultados do programa de fundos comunitários, realizado no passado dia 8 de maio, no Grande Auditório do Convento São Francisco.

09/05/2017
26 de maio "Dia de Portas Abertas" no Citeve

No dia 26 de maio poderá conhecer o trabalho do CITEVE na promoção dos têxteis e na diversidade de aplicações que os têxteis têm em vários outros setores. Neste dia, os visitantes terão a oportunidade de visitar as instalações do CITEVE e saber quais os resultados de alguns dos projetos desenvolvidos pelo sob o apoio da UE.

09/05/2017
25 de maio "Dia de Portas Abertas" da Aquatropolis

No dia 25 de maio poderá conhecer os desenvolvimentos e as novidades da indústria da aquacultura no contexto do advento da Industria 4.0. De portas abertas à sociedade, os seis parceiros do projeto Aquatropolis irão promover um conjunto de ações de esclarecimento dos produtores e sensibilização da comunidade relativamente às aquaculturas inteligentes e processos produtivos sustentáveis.

09/05/2017
15 de maio "Dia de Portas Abertas" da Mendes Gonçalves

No dia 15 de maio 2017 a Mendes Gonçalves abre as portas para dar a conhecer a fábrica onde se produzem inúmeros molhos e temperos. É também uma oportunidade para conhecer os projetos em curso.

09/05/2017
13 de maio "Dia de Portas Abertas" no CIIMAR

No dia 13 de Maio o CIIMAR - Universidade do Porto estará de portas abertas através da iniciativa “An Open Sea for Innovation”, inserida na campanha “Europa na Minha Região”. No 2.º piso do Terminal, o CIIMAR vai expor vários módulos de Ciência que abordam exemplos do percurso da investigação em curso no CIIMAR.

09/05/2017
10 de maio "Dia de Portas Abertas" da Crioestaminal

No dia 10 de maio será possível visitar o laboratório de referência mundial e conhecer em detalhe o percurso da Crioestaminal, projetos em curso e perspetivas futuras.

09/05/2017
18 de maio "Dia de Portas Abertas" da Frulact

No dia 18 de maio o FRUTECH - Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Frulact está de portas abertas para mostrar como a Investigação, Desenvolvimento e Inovação desempenham um papel crucial na vida da empresa.

04/05/2017
A Caminho do Portugal 2020 – Resultados e Oportunidades de Financiamento

As Autoridades de Gestão dos Programas Operacionais do Portugal 2020 promovem, no próximo dia 8 de maio, no Convento de São Francisco, em Coimbra, o Evento Anual 2017 das que terá lugar sob o tema "A Caminho do Portugal 2020 – Resultados e Oportunidades de Financiamento".

02/05/2017
Inauguração da unidade Fabril da Eurocast Aveiro S.A.

Dia 2 de maio pelas 16:00 é inaugurada a unidade fabril da EUROCAST Aveiro S.A, no Eco Parque Empresarial de Estarreja.

02/05/2017
EasyFloor: Painéis sanduíche para a reabilitação de pisos de edifícios

O objetivo do projeto EasyFloor consiste no desenvolvimento de painéis sanduíche inovadores em polímero reforçado com fibras para a reabilitação de pisos degradados em madeira de edifícios antigos.

28/04/2017
Slimframe: uma fachada sustentável inovadora

Sabia que o COMPETE 2020 está a apoiar um projeto que visa criar um kit de fachada sustentável assente num sistema modular com características térmicas e energéticas otimizadas, ajustada aos requisitos técnicos e climáticos do espaço europeu?

26/04/2017
à conversa com ...

Fernando Alfaiate, Vogal da Comissão Diretiva do COMPETE 2020

26/04/2017
à conversa com ...

Alexandra Vilela, Vogal da Comissão Diretiva do COMPETE 2020

26/04/2017
à conversa com ...

Jaime Andrez, Presidente da Comissão Diretiva do COMPETE 2020

20/04/2017
NanoPlus Window

O projeto NanoPlus Window propõe a criação de uma nova janela inteligente, reunindo num único sistema vertentes essenciais para a eficiência energética e melhoria da qualidade do ar interior em edifícios.

18/04/2017
IntegraCrete : Estudo avançado do comportamento em serviço do betão armado

O projeto “IntegraCrete” Estudo multi-físico e multi-escala dos efeitos combinados de cargas aplicadas e deformações devidas a variações de temperatura e retração em estruturas de betão armado é um projeto de investigação alargada que incorpora caracterização experimental, ensaios à escala real com monitorização, e a correspondente simulação com recurso a simulações com abordagens mutli-escala e multi-física.

18/04/2017
Cork.a.Tex-Yarn: Fio com elevada incorporação de cortiça

Promovido pela Sedacor em parceria com a Têxteis Penedo, o objetivo primordial deste projeto é a escalabilidade, otimização e validação industrial do conceito inovador de fio revestido com aditivos de cortiça obtido no projeto anterior "Cork.a.Tex", aumentando assim a capacidade produtiva através da construção de uma linha piloto, com vista à sua utilização comercial.

18/04/2017
wiiGO Retail

Carrinho de compras que identifica e segue uma pessoa. O carrinho, é completamente autónomo e tem inteligência artificial para reconhecer as pessoas e o meio ambiente e foi desenhado para facilitar a vida a cidadãos com mobilidade reduzida.

18/04/2017
FlexStone: Novas Tecnologias para a Competitividade da Pedra Natural

O Projeto FlexStone, liderado pela CEI, consiste no desenvolvimento e demonstração em ambiente real de dois equipamentos totalmente inovadores para a Pedra Natural: um Equipamento para fabrico de tampos de cozinha por medida e um Equipamento multifuncional para “fábrica de amostras em Rocha Ornamental”.

13/04/2017
A Política de Coesão da UE pode ajudar as regiões com baixos rendimentos e com baixo crescimento

No relatório publicado sobre as regiões mais atrasadas da UE em termos de crescimento ou de riqueza, a Comissão identifica caminhos claros para apoiar estratégias de crescimento regional, com o apoio dos fundos da UE.

12/04/2017
P4SERT – Power for a Safe and Efficient Rail Transport

O projeto P4SERT tem como principal objetivo a demonstração, a certificação e a homologação de um conjunto de soluções autónomas que promovem o incremento da segurança de operação em infraestruturas ferroviárias não eletrificadas.

11/04/2017
Já ouviu falar do projeto "mcRICE: Compósitos multifuncionais sustentáveis"?

Amorim Isolamentos lidera projeto inovador centrado no desenvolvimento de novos materiais - a partir de compósitos que incorporem resíduos de casca de arroz e cortiça ou casca de arroz e borracha - capazes de responder às exigências da arquitetura moderna e da construção sustentável.

11/04/2017
Bicafé quer maximizar a extração de cafeína de resíduos no processo de torrefação de café

De olhos postos na economia circular, a empresa torrefatora de café nacional testa tecnologia para obter extratos ricos em cafeína de uma forma eficiente, mais rápida e sem recurso a solventes orgânicos, para possível aplicação em produtos alimentares, cosméticos e de higiene corporal.

11/04/2017
POTATOPLASTIC – Desenvolvimento de um composto bioplástico biodegradável à base dos subprodutos de batata

O projeto POTATOPLASTIC visa desenvolver um composto bioplástico biodegradável, à base dos subprodutos de batata, para substituir o plástico tradicional.

11/04/2017
MultiBiorefinery

Estratégias multiuso para a valorização de uma gama alargada de subprodutos e resíduos agroflorestais e das pescas: Um passo em frente na criação de uma biorrefinaria integrada.

04/04/2017
TeleGEOM - Telemedicina, Georreferenciação e Gestão de Meios

O TeleGEOM destina-se a gerar, proteger e disponibilizar informação segura, fiável e em tempo útil aos intervenientes no processo de intervenção do INEM, por forma alcançar os melhores resultados possíveis com os recursos disponíveis.

04/04/2017
U.NORTE GATEWAY

Partilhando práticas e recursos entre as universidades do Consórcio U.Norte.pt. o projeto visa a modernização dos serviços administrativos, a consolidação de recursos adstritos à gestão, preservação da informação e a partilha de práticas e recursos entre as universidades daquele Consórcio.

04/04/2017
ADSE Mais e Melhor: Evolução dos Sistemas de Informação da ADSE

ADSE aposta nas TIC com um conjunto de serviços especialmente dirigido para os beneficiários, entidades empregadoras e prestadores da rede da ADSE. Uma resposta rápida e próxima às solicitações.

31/03/2017
Estudo sobre a utilização da Propriedade Intelectual pelos cidadãos europeus

O observatório da European Union Intellectual Property Office (EUIPO) publicou novo estudo sobre a utilização da Propriedade Intelectual (PI) pelos cidadãos europeus. Através deste novo estudo verificou-se um aumento generalizado, não só quanto ao apoio por parte dos cidadãos da EU aos direitos de propriedade industrial, como também uma crescente utilização legal do digital.

28/03/2017
Drive In do Empreendedor

Tem uma ideia para um negócio e pretende saber como a desenvolver? Está a pensar criar a sua empresa e gostaria de obter apoio adicional? Poderá encontrar resposta a estas e muitas outras questões através do “Drive In do Empreendedor”.

28/03/2017
Generation.mobi - Rede social de devices interativos para uma nova geração de mobilidade urbana

Investigação portuguesa desenvolve sistema de gestão de mobilidade dinâmico de nova geração, baseado no conceito de uma rede social de bicicletas interativas e interoperável com o ecossistema da cidade. Espera-se, assim, atingir um nível de inovação radical, a nível nacional e internacional, dos serviços e operações de mobilidade urbana inteligente.

28/03/2017
URBY.SENSE - Análise e previsão de mobilidade urbana fora da rotina com base em pegadas digitais

A utilização massificada de dispositivos interativos como telemóveis, cartões inteligentes, dispositivos GPS e câmaras digitais fornecem ‘pegadas digitais’ sem precedentes, revelando onde estão os utilizadores e quando. Neste projecto procura-se aproveitar este manancial de informação e estudar a mobilidade dos utilizadores através da conjugação de múltiplas fontes de dados por forma a permitir um melhor ajuste da mobilidade em geral dentro das cidades, com o ambicioso objetivo de alcançar viagens mais baratas, mais céleres e associadas a uma menor pegada de carbono.

28/03/2017
CobusLightWeight: Investigação e desenvolvimento de uma nova geração de autocarros de aeroporto

Desenvolvimento de uma nova geração de autocarros para aeroporto, denominada CobusLightWeight, mais leves e eco eficientes. Estes autocarros são o resultado do trabalho de I&D de novas soluções estruturais e da incorporação de materiais avançados.

24/03/2017
ID-Traction: Projeto nacional de engenharia e inovação ferroviária

A Nomad Tech e a FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) lançam projeto de engenharia “made in Portugal” na área da tração elétrica que visa criar uma solução de atualização tecnológica de “Plug&Play” do sistema-conversor de tração de comboios de alta velocidade de custo otimizado e melhor rendimento energético.

21/03/2017
Tecnologia portuguesa simplifica o desenvolvimento de dispositivos IoT

Otimizar o desenvolvimento e a produção de tecnologias na era da Internet das Coisas é o objetivo do projeto Internet of Things in Package (IoTiP), promovido pela Nanium S.A. em parceria com o Fraunhofer Portugal com o apoio do COMPETE 2020.

21/03/2017
PAR - PORTAL ARQUIVO RTP: A nossa memória coletiva à distância de um click

O arquivo da RTP é o repositório da memória coletiva nacional, com um património cujas origens remontam ao início das emissões regulares da Rádio e da Televisão. Atualmente está disponível online a todos os cidadãos de forma universal os conteúdos audiovisuais, sonoros e fotográficos, coligidos, descritos e classificados ao longo de sessenta anos pela RTP e pela Cinemateca Nacional.

21/03/2017
WISEN: Rede de Comunicação sem Fios com Eletrónica Inteligente Integrada

O projeto WISEN procura dar uma resposta transversal e eficiente no uso das tecnologias de comunicação sem fios e sistemas de sensorização com maior adaptabilidade, menor dimensão, menor impacto no processo de trabalho das diferentes indústrias produtivas.

20/03/2017
Campanha #investEU

Campanha #investEU sobre investimentos europeus e os seus benefícios para os cidadãos.

17/03/2017
Interreg Volunteer Youth

A iniciativa Interreg Volunteer Youth destina-se a envolver jovens voluntários europeus para apoiar, promover e comunicar as realizações concretas dos programas e projetos Interreg. Tendo por objetivo oferecer, na medida do possível, as mesmas vantagens que o Serviço Voluntário Europeu, nomeadamente em matéria de viagens, alojamento, alimentação e seguros.

15/03/2017
“AGATHA” Sistema inteligente de análise de fontes abertas

O projeto “AGATHA” - Sistema inteligente de análise de fontes de informação abertas para vigilância/controlo de criminalidade, é uma plataforma dirigida às polícias de investigação criminal e serviços de inteligência, e que facilita a recolha de indícios de práticas criminosas utilizando toda a informação disponível em fontes abertas e a analisa automaticamente.

15/03/2017
Conselho de Reitores lança página para apoiar estudantes internacionais

Cofinanciada pela COMPETE2020, a página lançada pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) é a porta de entrada para todos os estudantes internacionais, disponibilizando informações sobre as várias universidades e cursos do país.

14/03/2017
Efacec aposta em soluções inovadoras para o carregamento de veículos elétricos

É esse o principal objetivo do projeto EVolution, cofinanciado pelo COMPETE 2020 e alinhado com os domínios prioritários da Estratégia de I&I para uma Especialização Inteligente, contribuindo, assim, para uma economia mais competitiva, sustentável, criativa e internacionalizada.

13/03/2017
DMM – Desenvolvimento, Maquinagem e Montagem

Fabrico de peças de alta precisão e exatidão para automóveis, de modo mais sustentável e amigo do ambiente.

09/03/2017
Breathe2Seat: projeto da TMG Automotive visa desenvolver pele artificial respirável para interior automóvel

Com o apoio do COMPETE 2020, este projeto pretende apostar num novo produto, com caraterísticas ímpares, usando um material comum - o PVC, levando a um impacto económico e à sua diferenciação em relação aos seus pares.

09/03/2017
CHROMIUM LIKE

O projeto visa o desenvolvimento de soluções inovadoras que permitam, sem utilização de crómio, produzir componentes plásticos para o interior automóvel, com efeito cromado para um visual estético mais apelativo e com performance melhorada na sensação ao toque, produzindo uma perceção de toque metálico (toque frio).

08/03/2017
Programa da Agência Espacial Europeia apela à apresentação de projetos de empresas portuguesas

O Instituto Pedro Nunes anuncia que está a decorrer uma nova call para projetos que incorporem tecnologia espacial em futuros serviços de outras áreas. Aproveitando a condição geo-estratégica de Portugal, apela-se à apresentação de propostas com aplicações práticas no universo dos PALOP e projetos relacionados com os oceanos.

07/03/2017
Leia a entrevista de Isabel Vasconcelos, diretora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa

Faz parte da equipa do projeto Smartwine, cofinanciado pelo COMPETE 2020 e que visa desenvolver novas culturas-mistas para produzir vinhos feitos à medida, satisfazendo as exigências dos consumidores.

07/03/2017
Joana Paredes, uma investigadora dedicada a melhorar o prognóstico e tratamento dos doentes com cancro

Joana Paredes, investigadora do i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto coordena o "Cancel Stem", um projeto de 2,5 milhões de euros, cofinanciado pelo COMPETE 2020 e que visa explorar novas formas de entender e combater o cancro.

07/03/2017
Benedita Aguiar, a mentora do Projeto PT Creative Village em entrevista ao COMPETE 2020

O projeto PT Creative Village conta com o cofinanciamento do Programa COMPETE 2020 no âmbito da OT 3 - Reforçar a competitividade das PME, PI 3.1 - Promoção do espírito empresarial facilitando nomeadamente o apoio à exploração económica de novas ideias e incentivando a criação de novas empresas, designadamente através de viveiros de empresas - Sistema de Apoio a Ações Coletivas.

07/03/2017
Isabel Braga da Cruz, Executive Director na PortugalFoods em entrevista ao COMPETE 2020

Tem licenciatura em Engenharia Alimentar e doutoramento em Ciência e Engenharia Alimentar na área da Biotecnologia. Tem uma pós graduação em gestão onde foram desenvolvidas competências no desenvolvimento de ideias de negócio de base tecnológica. De 2010 a Março de 2016 desenvolveu trabalhos na área da gestão do conhecimento na PortugalFoods. Após Março 2016 até ao presente, desempenha funções de direção executiva na PortugalFoods.

01/03/2017
PortugalFoods - Internacionalização do setor agroalimentar 2015-2017

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto visa reforçar e promover a vocação e o conhecimento internacional do setor agroalimentar nacional por via da implementação de processos coletivos de informação, da capacitação das empresas e da mobilização em ações de promoção internacional.

01/03/2017
Strawberry+: Novas abordagens para impulsionar a qualidade do morango desde o campo até à indústria

Apoiado pelo COMPETE 2020, este projeto visa aumentar a aptidão do morango para uma transformação tecnológica com menos aditivos e reduzir o seu desperdício pós colheita.

21/02/2017
Projeto ReStoragePear

O projeto “ReStoragePear - Desenvolvimento de estratégias na prevenção do escaldão superficial e acastanhamento interno na pêra Rocha e garantia da qualidade no armazenamento de longo prazo.

21/02/2017
Devan Micropolis, o centro de excelência de know how de microencapsulação lança projeto inovador nos têxteis

Chama-se TexBioPro e visa desenvolver um processo em contínuo para produção de micropartículas não tóxicas e biodegradáveis para posterior incorporação em substratos têxteis.

21/02/2017
CLEVERFIL: Inovando a Fiação, Acompanhando as Tendências com Produtos Diferenciadores

O projeto promovido pela CLEVERFIL prevê a criação de novas instalações dotadas da mais avançada e sofisticada tecnologia produtiva, organizacional e gestionária que possibilitará o crescimento da empresa pela elevada capacidade de resposta e pela capacidade de inovação que a mesma deterá.

21/02/2017
SMART CLOTHIUS

Linhas de vestuário técnico para os nichos de desporto e saúde, que possuirão funcionalidades avançadas através da utilização de novas matérias-primas, nomeadamente fios condutores e nova tecnologia, o que resultará num vestuário sem costuras, muito apreciado pelo conforto que proporciona.

16/02/2017
Ecotrophelia Portugal 2017

A PortugalFoods e a Federação das Indústrias Portuguesas AgroAlimentares (FIPA) vão lançar o prémio Ecotrophelia Portugal 2017. O prémio visa o desenvolvimento de um produto alimentar eco-inovador a ser desenvolvido por um grupo de alunos de licenciatura, pós-graduação e/ou mestrado, com menos de 35 anos e que integrem uma equipa de dois a dez elementos. O produto deve ter em conta critérios como sabor, cor e aroma, o seu potencial e relevância comercial e a sua reprodutibilidade industrial.

14/02/2017
"TERRY_Advance" Desenvolvimento de uma nova geração de estruturas de tecidos de felpos customizados

O projeto “TERRY_Advance – desenvolvimento de uma nova geração de estruturas de tecidos de felpos customizados” tem como objetivo o desenvolvimento de uma nova geração de estruturas de felpos de alto desempenho, com propriedades e funcionalidades orientadas para nichos de mercados de elevado valor acrescentado. A Mundotêxtil considera que qualquer pessoa poderá ser um potencial utilizador do seu produto.

14/02/2017
Peniche e a Reserva Natural das Berlengas, um mar de oportunidades

Liderado pelo Politécnico de Leiria, a equipa multidisciplinar de investigadores do projeto Red2Discovery acredita que a solução para o tratamento de algumas doenças poderá ser encontrada “debaixo de água”.

14/02/2017
OPWEC - Otimização de Conversores de Energia das Ondas

Liderado pela Universidade do Porto - Faculdade de Engenharia, o projeto tem dois objetivos muito claros: por um lado, desenvolver e avaliar duas tecnologias para converter a energia das ondas; por outro, projetar sistemas de amarração eficientes para os dispositivos quando instalados perto da costa e ao largo.

14/02/2017
Aquatropolis - Intelligent Management System for Sustainable Aquacultures

Um consórcio, composto por seis organizações públicas e privadas, une-se com a missão de promover a inovação, o desenvolvimento tecnológico e a internacionalização de tecnologia portuguesa inspirada no advento da Indústria 4.0 aplicado ao desenvolvimento sustentável do setor aquícola nos países da Bacia do Atlântico.

09/02/2017
A Comissão Europeia lança iniciativa para financiar projetos de infraestruturas de transportes

Mil milhões de euros para maximizar investimento privado na infraestrutura europeia de transportes. Novo convite à apresentação de propostas para combinar o Mecanismo Interligar a Europa (MIE) com outras fontes de financiamento, incluindo o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE).

08/02/2017
DeepFloat Sistema de variação de flutuação para aplicações submarinas

O projeto DeepFloat consiste num sistema de variação de lastro flexível para aplicações submarinas com capacidades avançadas de controlo. Este sistema consiste num componente que permite variar a flutuabilidade de uma vasta gama de veículos e sistemas para operação em meio oceânico, em diferentes profundidades até aos 4.000m.

08/02/2017
FEIE mobiliza mais de 168 mil milhões de euros em novos investimentos nos 28 Estados-Membros

O Plano de Investimento para a Europa deverá mobilizar agora mais de 168 mil milhões de euros em investimento total.

07/02/2017
O Ministro da Economia, Prof. Manuel Caldeira Cabral, visitará a Prémière Vision Paris

A convite da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que, conjuntamente com a Associação Selectiva Moda, organiza e apoia a participação de mais de 30 empresas de tecidos, malhas e acessórios, naquela que é considerada a feira internacional de plataforma das matérias-primas têxteis e das tendências, o Senhor Ministro da Economia, Prof. Manuel Caldeira Cabral, visitará a Prémière Vision Paris, na manhã do próximo dia 7 de Fevereiro.

07/02/2017
FlexiCover: estrutura electro têxtil inovadora

Desenvolver e validar, tecnologicamente e à escala industrial, uma estrutura electro têxtil inovadora, que funcionará como um normal resguardo de colchão, agregada num produto integrado que fará o registo de uma série de informação relevante.

07/02/2017
MedOn - Reconciliação Terapêutica

O projeto MedOn visa garantir a segurança na utilização de medicação do doente e a transmissão de informação correta sobre a mesma, minimizando os riscos associados à prestação de cuidados de saúde, com o desenvolvimento de uma ferramenta informática.

07/02/2017
Saúde: a caminho um novo dispositivo inovador para a administração endovenosa?

Promovido pela Muroplás num consórcio que integra o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), o projeto Seringa DUO visa o desenvolvimento de uma nova seringa de dupla câmara de libertação sequencial, para melhorar a prática de administração endovenosa.

07/02/2017
Cancel Stem: projeto de 2,5 milhões de euros para tratamento do cancro

Trata-se de um projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, liderado pelo i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, ao qual se juntaram 75 investigadores de 18 equipas de investigação portuguesas, com um objetivo comum: explorar novas formas de entender e combater o cancro.

03/02/2017
1.º Certificado STeP entregue, no âmbito do GREEN TEXTILES CLUB

Foi hoje entregue o 1.º certificado STeP, concluído no âmbito do projeto GREEN TEXTILES CLUB, à empresa Têxteis Penedo SA que, também se certificou através da ISO 9001:2015.

02/02/2017
Livro "Cerâmica Portuguesa: Tradição e Inovação" | APICER

No âmbito da celebração dos vinte anos de atividade, a APICER apresentou o livro "Cerâmica Portuguesa: Tradição e Inovação", que será distribuída nos diversos certames e eventos internacionais em que a APICER venha a ter participação institucional.

31/01/2017
InovCluster levou Sabores Portugueses a Berlim

A InovCluster organizou a participação conjunta na 82.ª edição da Feira International Green Week, um certame internacional dedicado à Alimentação, Agricultura e Horticultura, que decorreu entre os dias 20 e 29 de janeiro, em Berlim.

31/01/2017
Já ouviu falar do projeto NANOCLEANLEATHER?

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, tem como objetivo a investigação e desenvolvimento de pele natural com propriedades de limpeza melhorada - anti-soiling e self-cleaning - destinada ao interior automóvel, com recurso a aditivos nanoestruturados.

31/01/2017
Vieira de Castro lança novas categorias de bolachas e drageados

Apoiado pelo COMPETE 2020, este projeto visa o aumento da capacidade produtiva da Vieira de Castro, através da instalação de novas tecnologias que permitirão produzir novos e diferenciados produtos, otimizando a eficiência dos seus processos produtivos.

31/01/2017
Revi Clean Facade: Desenvolvimento de um sistema de revestimento com elementos cerâmicos auto drenantes para fachadas

Apoiado pelo COMPETE 2020, este projeto contribuirá para reforçar a presença da Revigrés em países mediterrâneos e sul-americanos, onde a utilização de elementos cerâmicos no revestimento de fachadas é uma solução com significativa expressão cultural e arquitetónica.

31/01/2017
Arroz-BIG

Desenvolvimento de produtos de arroz com baixo índice de glicémia.

24/01/2017
Shopview2Market

O Shopview é uma tecnologia inovadora, de visão computorizada e processamento de imagem, que serve para verificar os produtos à venda, de acordo com o planeamento do espaço, e também para identificar rupturas de stocks, entre outras situações.

24/01/2017
RoMoVi Robot Modular e Cooperativo para Vinhas de encosta

O projeto RoMoVi Robot Modular e Cooperativo para Vinhas pretende investigar e desenvolver uma solução modular de robótica terrestre para vinhas de encosta, o que permitirá uma profunda mudança de paradigma do setor vitivinícola no sentido da "automatização inteligente" das vinhas de encosta.

24/01/2017
MaxCut4Fish Investigação e desenvolvimento de sistema inteligente de corte automático e otimizado de pescado congelado

O projeto MaxCut4Fish Investigação e desenvolvimento de sistema inteligente de corte automático e otimizado de pescado congelado, pretende explorar e conjugar o potencial da visão computacional e automação sensorial, o que permitirá cortes ótimos para cada pescado em função das suas características morfológicas, volumétricas e de peso, permitindo uma maximização do aproveitamento do pescado.

24/01/2017
AdaptPack: a exploração de tecnologias robóticas avançadas em sistemas de paletização

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 e promovido pela JPM - Automação e Equipamentos Industriais, S.A. num consórcio que integra o INESC TEC e o INEGI, este projeto visa desenvolver uma solução de paletização modular, adaptável e flexível para os vários tipos de indústrias e de setores produtivos.

21/01/2017
NERSANT promoveu visita à Casa Cadaval no âmbito do Ribatejo Empreende

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, promoveu no dia 19 de janeiro, uma visita à Casa Cadaval, uma das maiores e mais antigas herdades agrícolas do Ribatejo. A visita contou com diversas personalidades empresariais e institucionais e realizou-se ao abrigo do projeto Ribatejo Empreende.

19/01/2017
100% Internacional

A participação na Pitti Bimbo é a primeira incursão no âmbito do projeto 100% Internacional, uma iniciativa promovida pelo CENIT em parceria com a ANIVEC que tem como objetivo apoiar a internacionalização e fomentar as exportações das empresas portuguesas de vestuário.

17/01/2017
Investigação portuguesa estuda os efeitos do consumo moderado de vinho na saúde

A Aveleda S.A. implementou um projeto de I&D, com o apoio do COMPETE 2020, que consiste no estudo da capacidade antioxidante dos seus vinhos, a que se seguirá o desenvolvimento de uma nova bebida à base de vinho, com atributos funcionais para a saúde.

17/01/2017
Effi-WorldGlass

Novos conceitos e materiais para moldes utilizados na produção eficiente de embalagens de vidro. Este projeto é dedicado à seleção e desenvolvimento de novos materiais com melhores propriedades térmicas e mecânicas que permitam melhorar o desempenho dos moldes utilizados na indústria do vidro.

17/01/2017
DecorGlass: uma nova gama de peças em vidro decorado

Este projeto visa maximizar a produção, o uso e a exploração do conhecimento em novos materiais manufaturados com vista à valorização de produtos com aplicações, tanto nas indústrias tradicionais, como nas indústrias intensivas em tecnologia.

17/01/2017
Ach Brito: ‘Preservar o Passado, Estimular o Presente, Desafiar o Futuro’

Ach Brito, a primeira fábrica nacional de sabonetes e perfumes, e uma das mais antigas da Península Ibérica, tendo construído ao longo dos tempos uma imagem de especialista na conceção e produção de sabonetes.

12/01/2017
Metal Empreende

O Projeto METAL EMPREENDE, promovido pela ANEME em parceria com a AIDA, é dedicado aos empreendedores. Até 15 de fevereiro está aberta a 1ª Call para selecção de participantes para o programa de capacitação de empreendedores.

10/01/2017
R4Textiles: Riopele aposta na sustentabilidade ambiental

Através do projeto R4Textiles, cofinanciado pelo COMPETE 2020, e que visa desenvolver têxteis sustentáveis - reutilizados e funcionais - com base na valorização de rejeitados têxteis e agroalimentares de forma a pôr em prática o novo paradigma da economia circular.

10/01/2017
Tradição competitiva para as PME da região da Serra da Estrela

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto visa reforçar as capacidades de organização e gestão das empresas desta região, bem como aumentar as competências de TIC e marketing digital.

10/01/2017
JETWARE 2.0 - Tecnologia de impressão digital em cerâmica utilitária

Desenvolvimento de um sistema, assente em tecnologia de impressão digital, para aplicação de decorações em louça cerâmica utilitária, orientado essencialmente para superfícies parcialmente curvas.

10/01/2017
Licor Beirão: Uma história mágica e secular

A empresa J. Carranca Redondo, Lda. pretende alavancar a sua posição competitiva nos mercados internacionais, através da internacionalização da marca por via da participação em feiras e certames da especialidade.

03/01/2017
Revigrés distinguida com o prémio internacional iF DESIGN AWARD 2016

A Revigrés foi distinguida com o prémio internacional iF DESIGN AWARD 2016, na categoria de Produto, tornando-se na primeira empresa portuguesa do setor de revestimentos e pavimentos cerâmicos a receber este prémio, atribuído à Coleção Cromática.

03/01/2017
TMG Automotive vence Prémio Produto Inovação COTEC-ANI

A TMG Automotive recebeu o Prémio Produto Inovação COTEC-ANI com o seu tecido plastificado ecológico e altamente resistente utilizado nos interiores dos automóveis da Daimler e da Toyota.

03/01/2017
The Navigator Company e AMORIM premiadas nos Prémios Exportação e Internacionalização

A afirmação da economia nacional e a melhoria da sua competitividade dependem, em muito, do incremento da capacidade exportadora e da aposta na internacionalização das empresas portuguesas. O Novo Banco e o Jornal de Negócios, numa parceria com a IGNIOS, lançaram a edição 2016 dos prémios supra, promovendo o sucesso daquelas empresas nacionais.

03/01/2017
ERT Têxtil Portugal, SA vence Prémio PME Inovação COTEC-BPI 2016

O Prémio PME Inovação COTEC-BPI distingue anualmente uma PME que se tenha destacado no panorama nacional pela sua atitude e atividade inovadoras. A ERT, empresa de têxteis técnicos de São João da Madeira, ganhou o mais prestigiado prémio de inovação de Portugal que é atribuído pela COTEC.

03/01/2017
Cachapuz conquistou o prémio BEFA na categoria de Empresa com Melhor Cultura Empresarial

Direcionados para as PME, os BEFA têm como objetivo premiar o que de melhor se faz nas empresas em Portugal. A Cachapuz, pioneira em Portugal na conceção e fabrico de equipamentos de pesagem, é a líder destacada de mercado no seu sector de atividade e é a Empresa com Melhor Cultura Empresarial.

02/01/2017
OLI conquista prémio do “Archiproducts Design Awards 2016”

O prémio do “Archiproducts Design Awards 2016” é um dos mais prestigiados prémios de Arquitetura e Design do mundo. A OLI conquistou este prémio com uma solução desenhada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira.

30/12/2016
Hydrocork da Amorim Revestimentos em Hannover na DOMOTEX

O best-seller à prova de água, da Amorim Revestimentos vai estar presente na DOMOTEX. A empresa reforçará a sua oferta de visuais em cortiça ao lançar três novas coleções.

29/12/2016
OLI presente no Hospital de Tel Aviv

A inovação portuguesa da OLI irá permitir que o Tel Aviv Sourasky Medical Center – a primeira instituição pública de Israel a adoptar uma inovação da empresa portuguesa -, diminuia a taxa de infeções hospitalares e evitar as mortes e complicações associadas a estas doenças.

27/12/2016
Proteus: Produtos e tecnologias para o sector do Eucalyptus globulus

Este projeto, enquadrado numa lógica da economia circular, visa desenvolver novos produtos, matérias-primas alternativas e tecnologias associados à valorização de subprodutos decorrentes da atividade de produção de pasta para papel.

27/12/2016
“Montanhas Mágicas”: a magia das serras de Montemuro, Arada e Gralheira

Apoiado pelo COMPETE 2020, o projeto de internacionalização desta marca turística, bem como das empresas que nela atuam, está a está a ter repercussões positivas num território desconhecido de muitos até há pouco tempo.

22/12/2016
Alteração ao Aviso N.º 20/SI/2016

O prazo limite para a apresentação de candidaturas ao Vale Incubação foi alterado para 31 de janeiro de 2017.

22/12/2016
Stone.PT – A Marca da Pedra Natural Portuguesa

A marca STONE.PT surgiu da necessidade de transmitir uma imagem de sofisticação e de qualidade, com garantia de origem, possibilitando o aumento do nível de credibilidade da pedra portuguesa certificada juntos dos consumidores de pedra natural.

21/12/2016
Governo anuncia o cumprimento da meta dos 450 M de pagamentos às empresas

No âmbito da visita que decorreu hoje, dia 21 de dezembro , à empresa Caetano Coatings, o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas anunciou o montante de pagamentos de 460 M às empresas e apresentou uma nova meta : mil milhões de euros durante 2017.

20/12/2016
Tejo Wine Region - Defined by a river. Refined by tradition

Projeto promovido pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo – CVRTEJO com o objetivo de criar um maior conhecimento da Região do Tejo e dos seus Vinhos junto dos vários especialistas do setor, Media, Lideres Opinião, Importadores e Distribuidores e Público Geral nos diversos mercados.

20/12/2016
Casa da Prisca une esforços para um posicionamento forte no mercado internacional

António Santos, administrador da Casa da Prisca, considera que “o apoio do COMPETE 2020 contribuirá de forma determinante para o posicionamento da empresa no mercado internacional e para a sua divulgação juntos dos mercados alvo”.

19/12/2016
«Ações Urbanas Inovadoras»

Foi lançado convite à apresentação de projetos, no valor de 50 milhões de euros, no âmbito da iniciativa «Ações Urbanas Inovadoras».

16/12/2016
NetEffiCity

NetEffiCity é o nome do projeto que visa implementar um sistema de gestão inteligente e descentralizado de recursos energéticos, adaptado aos consumidores. A acção vai desenrolar-se durante os próximos 18 meses em comunidades de duas cidades portuguesas, Penela e Alfândega da Fé, e vai apostar na produção distribuída de energia eléctrica e flexibilidade das cargas, através de programas de demand response.

14/12/2016
Maçarico nas mesas do Mundo

Um modelo de internacionalização assente no conhecimento de cada mercado, no estabelecimento de relações comerciais sólidas com cada cliente e na capacidade de desenvolver produtos adaptados aos gostos e exigências de cada mercado.

14/12/2016
Port and Douro Wines, a Taste of Origin

Projeto promovido pela Associação das Empresas de Vinho do Porto com o objetivo de aumentar os níveis de notoriedade dos vinhos do Douro e Porto

13/12/2016
Roteiro da Ciência visita o Minho

O Comissário europeu Carlos Moedas leva a 3.ª edição do Roteiro da Ciência, nos dias 19 e 20 de dezembro, à região do Minho. Com uma agenda dedicada à investigação, ciência e inovação, o Comissário reúne com autarcas, representantes das universidades da região norte, investigadores e empresários.

13/12/2016
Empresas portuguesas recebem 39 distinções no ISPO Trend Fórum 2017

Sete empresas portuguesas arrecadaram um total de 39 distinções no ISPO Trend Fórum 2017 e terão os produtos premiados em exposição na próxima edição da maior feira de artigos de desporto do mundo que se realiza em Munique, de 5 a 8 de fevereiro próximos.

13/12/2016
Seis projetos portugueses recebem bolsas do Horizonte 2020

O CEI anunciou hoje os nomes dos 314 vencedores do concurso de bolsas de consolidação de 2016, onde constam 6 projetos portugueses. Estes cientistas de excelência, a meio da sua carreira, foram contemplados com um total de 605 milhões de euros, no âmbito do programa de investigação e inovação da UE, o Horizonte 2020.

13/12/2016
iCanSea: Conservas com macroalgas para diferenciação nutricional e sensorial

Desenvolver produtos alimentares de conservas de peixes e moluscos com integração de macroalgas da costa portuguesa, como alimentos seguros, saudáveis e com teor de sal reduzido

13/12/2016
MicroBioWine

Projeto único e inovador que estudará o impacto da inovação nos processos vitivinícolas nos consórcios microbianos e a sua importância na produção de vinhos diferenciados

13/12/2016
Já imaginou uma tinta com propriedades auto-desinfetantes?

A Barbot em breve vai lançar a B-Safecoat, um produto inovador, ecológico e com valor acrescentado e que responde às verdadeiras necessidades dos clientes.

13/12/2016
SHARP, é esta a sigla do projeto que visa desenvolver uma linha de produtos alimentares à base de algas

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto envolve uma equipa multidisciplinar e visa desenvolver e lançar novos produtos alimentares de potencial nutricional superior aos existentes no mercado nacional e internacional, oferecendo soluções promotoras de uma melhoria do estado de saúde e de envelhecimento saudável.

07/12/2016
O COMPETE 2020 atinge a meta de 300 milhões de euros de pagamentos

Edição N.º 17 de 06 de dezembro de 2016 | 001-PAM-M-017-01, Propriedade da Autoridade de Gestão do COMPETE 2020

06/12/2016
RING - Ribatejo Inovação Na Gestão

Desenvolvimento de ações de modernização e melhoramento das metodologias e processos de gestão, nas áreas da Inovação Organizacional e Gestão, Qualidade e Otimização de Processos

06/12/2016
Como fomentar uma cultura de ecoeficiência e cooperação?

É este o desafio que a Associação Nacional dos Industriais de Papel e Cartão (ANIPC) quer superar ao criar uma metodologia de ecoeficiência que conduza à melhoria do desempenho ambiental e económico das empresas do setor, através da redução de custos e de impactes ambientais.

06/12/2016
Já ouviu falar do Portugal Bike Value?

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto visa apresentar o potencial do território nacional para localização de indústrias, pela integração com centros tecnológicos, universidades, autoridades locais, e, também, ser um terreno para a experimentação com uma comunidade ampla de utilizadores.

06/12/2016
Associative Design - The Best of Portugal

Promover a inovação, a qualidade e o design dos produtos portugueses ao mais alto nível de uma forma integrada, passando a exportar todos os elementos que compõem a decoração de uma casa, de modo a contrariar a prática corrente de exportar móveis de forma isolada.

29/11/2016
Indústria 4.0 a Quarta Revolução industrial

A Indústria 4.0 ou a Quarta Revolução Industrial é impulsionada pelas tecnologias inovadoras que causam efeitos profundos, quer nos sistemas de produção quer nos modelos de negócio, fazendo com que as empresas tenham a capacidade de criar redes inteligentes ao longo de toda a cadeia de valor.

29/11/2016
ADIRA INDUSTRY 4.0

Desenvolvimento de soluções hardware e software implementando serviços de dados e comunicação entre máquinas no âmbito da Indústria 4.0

29/11/2016
RoboCer3D - Fabrico rápido de produtos em porcelana por “Robocasting 3D”

O projeto RoboCer3D tem como objetivo o desenvolvimento de uma tecnologia de fabrico aditivo para produtos em porcelana, nomeadamente a tecnologia de “Robocasting 3D” (R3D). Uma tecnologia que permite o fabrico de peças com geometrias e funcionalidades que não são possíveis obter por tecnologias convencionais.

29/11/2016
IMP_4.0: Integrated Management Platform

Desenvolvimento de uma plataforma inovadora de integração e interoperabilidade que capacite as organizações a adotarem práticas presentes no conceito de Fábricas Inteligentes

25/11/2016
Insolvência das empresas na Europa

A Comissão Europeia propõe uma nova abordagem sobre a insolvência das empresas na Europa: promover a reestruturação precoce para apoiar o crescimento e proteger o emprego.

25/11/2016
Desenvolvimento Sustentável

A Comissão Europeia apresentou uma abordagem estratégica para alcançar o desenvolvimento sustentável na Europa e em todo o mundo.

22/11/2016
Start-up and Scale-up é a aposta de UE nas empresas em fase de arranque

Esta iniciativa reúne uma série de ações novas e já existentes, a fim de criar um quadro mais coerente para que as empresas em fase de arranque possam crescer e exercer a sua atividade em toda a Europa.

17/11/2016
Valor acrescentado europeu dos FEEI em Portugal

Os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) desempenham um papel crucial em Portugal ao promoverem a investigação, a inovação e o empreendedorismo e ao desenvolverem as competências necessárias para colmatar as lacunas em termos de qualificações e aumentar o emprego.

16/11/2016
Inovwall

Desenvolvimento de uma Nova Tecnologia de Produção para Sistema de Parede Pétrea Modular Multifuncional utilizada na Construção e Reabilitação Sustentável e Eco-eficiente.

16/11/2016
Construção: Nova plataforma visa esclarecer dúvidas sobre marcação CE

Apoiado pelo COMPETE 2020, o projeto acCEpt CE marking visa a conceção e operacionalização de uma Plataforma que apoie os fabricantes do sector da construção no processo de marcação CE dos seus produtos e, consequentemente, potencie a colocação de produtos inovadores no mercado europeu.

16/11/2016
HOME ZERO

Encontrar novas formas de construir, com elevada sustentabilidade ambiental, baseadas na aplicação dos conceitos da arquitetura bioclimática, introduzindo novos sistemas de produção, acumulação e gestão de energia.

16/11/2016
Taxa Base de Portugal desce para -0,05% no âmbito dos auxílios de Estado

Foi atualizada a taxa base para cálculos relacionados com os auxílios de Estado, sendo a nova taxa para Portugal de -0,05%, desde o dia 1 de novembro de 2016, conforme divulgado pela Comissão Europeia, através da Comunicação (2016/C 372/08), de 11 de outubro de 2016.

15/11/2016
MADE IN PORTUGAL de partida para a MEDICA

A feira internacional Medica Düsseldorf, dedicada à saúde e cuidados médicos, abriu as portas no dia 14 e prolonga-se até 17 de Novembro, para uma edição onde deverão marcar presença cerca de 4 mil expositores. As cores portuguesas estarão representadas por 4 empresas nacionais: Barcelcom – Custoitex – Fitor – MagicPharma – integradas na comitiva liderada pela Associação Selectiva Moda.

10/11/2016
Acordo de Paris sobre alterações climáticas entrou em vigor

O Acordo de Paris sobre alterações climáticas entrou em vigor a 4 de novembro de 2016, sendo uma luz verde à rápida ação climática, antecipada em quatro anos antes do prazo limite de 2020 e da COP 22 a decorrer até dia 18 novembro em Marraquexe, Marrocos e que terá como meta a ratificação do Acordo por todas as partes signatárias.

09/11/2016
AVIGAE: Assistente Virtual Inteligente para a Gestão Ativa da Energia em Edifícios

Desenvolvimento tecnológico de uma solução que permite desencadear ações de gestão ativa de consumos de energia, com vista a um aumento da eficiência energética e a uma melhor gestão de energia em Edifícios.

09/11/2016
Projeto OptimOdour - promoção da eficiência energética

O Projeto OptimOdour é um projeto de IDI empresarial com elevado cariz tecnológico que pretende desenvolver um produto inovador para controlo inteligente da ventilação em ETARs, visando atingir melhoria do desempenho energético e consequente redução de custos operacionais.

09/11/2016
greenURBANLIVING - Sistemas multifuncionais baseados em aglomerado de cortiça expandida para a construção de coberturas verdes

Apoiado pelo COMPETE 2020, este projeto tem como principal objetivo desenvolver novos sistemas de cobertura e fachada verdes estruturados em aglomerado de cortiça expandida, numa ótica de sustentabilidade, visando a proteção dos recursos, o aumento da eficiência energética dos edifícios e a mitigação de alguns efeitos das alterações climáticas no espaço urbano.

08/11/2016
Têxtil também entra no Web Summit

Um componente para o interior de automóveis com integração de sensores impressos e sistemas de luz que promovem a segurança do condutor desenvolvido no âmbito projeto ITechInovCar (na foto) irá estar patente na exposição que o Ministério da Economia vai promover durante a realização do Web Summit.

08/11/2016
Mercado Nipónico na mira portuguesa

De 14 a 16 de novembro, irá realizar-se a segunda edição anual da Jitac European Textile Fair, a feira de tecidos dedicada aos produtos europeus, conta com a presença de 5 empresas portuguesas – Burel Factory – Eurobotónia - Lemar – Tintex Textiles – Texser/ Têxtil Serzedelo - que viajam até Tóquio com o apoio da Associação Selectiva Moda.

08/11/2016
Tecnologia 100% nacional e pioneira mundialmente é finalista nos Prémios Europeus de Banda Larga 2016

Tem o nome de NG-PON2 e permite aumentar as atuais velocidades de fibra ótica em 16 a 32 vezes; viabilizando assim o compromisso de levar a fibra a 5,3 milhões de casas e empresas portuguesas até 2020. Apoiado pelo COMPETE, trata-se de um projeto de elevado interesse técnico-científico e económico, capaz de revolucionar o sector das telecomunicações, um sector fulcral para a economia portuguesa.

08/11/2016
Estudo para atrasar a progressão da doença de Machado-Joseph premiado na 1ª Edição do Prémio Janssen Inovação

O 2º PRÉMIO atribuido na área das Neurociências foi para a equipa do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra cujo trabalho poderá constituir a base do primeiro medicamento relevante para tratar ou, pelo menos, atrasar a progressão da doença de Machado-Joseph.

08/11/2016
REVIFEEL PLUS: Revestimentos cerâmicos com conforto térmico melhorado

Projeto, desenvolvido pela Revigrés, em parceria com o CeNTI, distinguido com o 1º Prémio Inovação. REVIFEEL PLUS é um sistema inovador de pavimentos cerâmicos com elevado conforto térmico, que suaviza as sensações de frio ou de calor.

07/11/2016
Bolsas de Investigação

Estão a decorrer diversos concursos para atribuição de Bolsas de Investigação apoiadas no âmbito de projetos apoiados pelo COMPETE 2020. Conheça algumas das Instituições, as áreas científicas requeridas e as habilitações necessárias para concorrer.

02/11/2016
Projeto PictoPharma vencedor do 2.º lugar no concurso “Born from Knowledge”

O projeto PictoPharma- Pharmaceutical Pictogram System consiste num sistema inovador de pictogramas farmacêuticos, sobre perigos, precauções e informações do medicamento, associado a várias aplicações na indústria para um vasto mercado que não oferece qualquer resposta idêntica. Um projeto apoiado pelo POFC – COMPETE.

02/11/2016
Rose4pack: Investigação portuguesa desenvolve embalagem biodegradável inovadora com propriedades antioxidantes

Apoiado pelo Programa COMPETE, o projeto “Rose4Pack” foi um dos vencedores da 7.ª Edição do Food & Nutrition Awards, na categoria de Investigação e Desenvolvimento, anunciados no passado dia 13 de outubro, no Centro de Reuniões da FIL.

02/11/2016
SOCIAL: Social Cooperation for Integrated Assisted Living

Apoiado pelo COMPETE 2020, o projeto supra incidiu no desenvolvimento de tecnologias e serviços de informação inovadores para apoio às redes de cuidados centradas no grupo etário acima dos 65 anos.

02/11/2016
FallSensing: projeto tecnológico português reduz risco de queda nos idosos

Com o apoio do COMPETE 2020, três instituições portuguesas criaram uma solução tecnológica capaz de avaliar o risco de queda dos seniores e estabelecer um plano personalizado de exercícios de prevenção.

02/11/2016
MT PORTUGAL: Medical Tourism in Portugal - Health, Wellness and Tourism in Portugal

Um projeto de internacionalização no domínio do Turismo de Saúde, focado no Turismo Médico. Afirmar Portugal como um destino de turismo médico de alta qualidade clínica e tecnológica, integrando unidades hospitalares e hoteleiras de excelência que garantem cuidados médicos do melhor nível e oportunidades de convalescença e recuperação num ambiente particularmente atraente e acolhedor.

31/10/2016
Programa de trabalho da Comissão para 2017: Realizar uma Europa que protege, capacita e defende

A Comissão Juncker adota o terceiro programa de trabalho, que se centra claramente na concretização das 10 prioridades enunciadas nas Orientações Políticas, visando dar resposta aos maiores desafios que a Europa enfrenta atualmente.

28/10/2016
200 Milhões de euros chegam às PME portuguesas

O Ministério da Economia, através da Instituição Financeira de Desenvolvimento, disponibilizou aos concorrentes da Linha de Financiamento a Fundos de Capital de Risco, os resultados da análise técnica das 25 candidaturas aceites a concurso.

27/10/2016
Empréstimo do BEI vai apoiar Emprego e Inovação em Portugal

O BEI - Banco Europeu de Investimento, assinou um empréstimo de 20 milhões de euros com a Caixa Económica Montepio Geral com vista a promover o Emprego e as Empresas em fase de arranque em Portugal.

26/10/2016
Plataforma “Talent Portugal” é apresentada hoje

É hoje lançada, no Centro Empresarial Lionesa, a plataforma “Talent Portugal”, uma comunidade que visa a atração de talento para trabalhar em território nacional.

25/10/2016
WaterSHAPE - Shape Adaptative Projetfile for High Performance Water Assisted Injection Moulding Process

Liderado pela Moldetipo II, o projeto combina tecnologias de injeção assistida por água assente na introdução de um elemento tecnologicamente avançado, o projétil 4D dinâmico e adaptativo, tendo em vista o desenvolvimento de novos e melhorados produtos, de elevado desempenho, mediante uma menor utilização de recursos e atividades.

24/10/2016
INTERMOLDE no Caminho da INDUSTRIA 4.0

O projeto iProcessApp na produção de moldes para vidro traduz-se na implementação de um novo processo de produção altamente inovador, resultado do projeto de IDT ToolingEDGE. Este processo inovador designado processo integral, permitirá reduzir drasticamente o número de operações necessárias para a produção de um molde para vidro traduzindo-se na redução do custo de produção.

22/10/2016
O seu projeto Portugal 2020 foi aprovado?

A Revista One World destaca um conjunto de conselhos práticos com vista não só a aumentar a celeridade do processo de acompanhamento e verificação da execução dos projetos por parte dos respetivos Organismos Avaliadores, mas também minimizar a ocorrência de eventuais irregularidades.

21/10/2016
Fraldas de criança 100% portuguesas ganham prémio europeu de inovação

Para Nuno Ribeiro, CEO da Nunex, o apoio dos fundos comunitários “já começou a dar frutos com o reconhecimento em Paris do carácter inovador e qualitativo dos nossos produtos projetando a empresa junto de vários dos principais compradores internacionais”.

21/10/2016
LaTCh II: Lightweight Thermoplastic Composites II

Produção de componentes estruturais para o setor automóvel que alia desempenho mecânico, redução de peso e redução do número de operações necessárias à obtenção do componente final.

20/10/2016
Bolsas de Investigação | Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra tem a decorrer 3 concursos para atribuição de Bolsas de Investigação, no âmbito de projetos apoiados pelo COMPETE 2020. As candidaturas encontram-se abertas.

19/10/2016
PRIMA - Primeira parceria de investigação no Mediterrâneo

A Comissão apresentou uma proposta para a criação de Parceria para Investigação e Inovação na região do Mediterrâneo, PRIMA. A primeira parceria deste tipo na bacia do Mediterrâneo procura desenvolver investigação conjunta que leve a novas soluções para a sustentabilidade de gestão dos recursos hídricos e de produção alimentar.

18/10/2016
SHARP: uma nova linha de produtos alimentares à base de algas

O COMPETE 2020 é um Programa decisivo para fomentar “a cooperação entre entidades, nomeadamente entre o tecido empresarial e a comunidade científica”, afirma Carla Monteiro, Administradora na Irmãos Monteiro S.A..

18/10/2016
UMinho cria plataforma “Ainda estou a aprender” para apoiar alunos com dificuldades de aprendizagem

“Ainda estou a aprender” é o nome da nova plataforma educativa, que tem como finalidade apoiar alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura. Um projeto promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, e cofinanciado pela FCT e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através do COMPETE 2020, no âmbito do Portugal 2020.

18/10/2016
Smart Farming: Ferramenta avançada para operacionalização da agricultura de precisão

Desenvolvimento de uma ferramenta de gestão agronómica que irá proporcionar a simplificação e a otimização de processos agrícolas.

17/10/2016
PICASSo, arco-irís de corantes orgânicos multi-funcionais provenientes de cogumelos e plantas

Há milénios que o Homem conhece diversas espécies de fungos e as utiliza para os mais diversos fins, incluindo o tingimento. O projeto PICASSo, reúne 3 empresas e 2 entidades do Sistema Científico e Tecnológico para desenvolver uma linha inovadora de produtos têxteis coloridos recorrendo apenas a compostos de origem natural extraídos a partir de plantas e cogumelos.

16/10/2016
O sonho americano da ourivesaria portuguesa

Um sector que cresceu 500% e ganha novo fôlego às mãos de jovens autores que reinterpretam as tradições e dá a Milla Jovovich o papel de promover a joalharia portuguesa no mundo. A AORP promove a internacionalização da joalharia portuguesa com o apoio do COMPETE 2020.

16/10/2016
ANJE deseja alargar o "Portugal Fashion" para além do Porto e Lisboa

O presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários tem como objetivo, alargar o Portugal Fashion a outros lugares do país, como por exemplo Coimbra ou Algarve, porque se trata de uma marca portuguesa de todos.

14/10/2016
NERSANT Business vai internacionalizar empresas com o apoio do COMPETE

O evento realiza-se este ano sob a alçada do Export Intelligence, novo projeto de apoio à internacionalização de empresas que a associação está a dinamizar.

13/10/2016
Ferramenta de autoavaliação para as PME

Com o objetivo de testar a ferramenta, que permite às empresas medir a sua eficiência de recursos, a Agência Europeia para as Pequenas e Médias Empresas está a recolher feedback sobre a utilização da mesma.

12/10/2016
Vencedores dos PRÉMIOS REGIOSTARS 2016

Na terça-feira à noite, teve lugar em Bruxelas, no âmbito da Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, a cerimónia anual de entrega dos Prémios RegioStars da Comissão Europeia.

11/10/2016
Comissão Europeia lança plataforma para “abrir portas” a negócios no feminino

A WEgate é uma plataforma pan-europeia que promete "abrir portas" a mulheres que queiram avançar com um negócio próprio. Medida faz parte do plano da Comissão Europeia para dinamizar empreendedorismo.

11/10/2016
Resultados dos investimentos da UE em 2007-2013

A Comissão Europeia publicou os resultados de uma avaliação independente dos investimentos da UE feitos no período de 2007-2013, com relatórios específicos para cada Estado-Membro.

11/10/2016
Águeda: capital da bicicleta ganha player de peso

Com o apoio do COMPETE 20202, a FJ Bikes Europe vai produzir bicicletas de gama média-alta e eléctricas, criando 100 postos de trabalho diretos.

11/10/2016
COMPETE 2020 apoia a criação de empresa pioneira na prestação de serviços de injeção com recurso a magnésio

A Moldegama Injection visa lançar uma nova área de negócio e novos produtos/serviços para o Moldegama Industries Group, SGPS, complementando o portfólio atual com um serviço pioneiro, a nível mundial, na área de injeção multimaterial e magnésio.

11/10/2016
Balestrand Pharma: a nova start-up farmacêutica na região centro de Portugal

O projeto visa a criação de uma unidade fabril para a fabricação e lançamento de inovadores produtos farmacêuticos, criando 17 novos postos de trabalho, num investimento total de cerca de 3 milhões de euros, em parte cofinanciado pelo COMPETE 2020.

10/10/2016
Os 1215 projetos apoiados pelo Portugal 2020 garantem a criação de cerca de 13 mil novos empregos

As empresas que concorreram ao Portugal 2020 comprometeram-se a atingir resultados concretos, que vão dinamizar a criação de riqueza, as exportações e o emprego.

08/10/2016
Qualificar e Internacionalizar as empresas até 31 de Outubro

Reforçar a competitividade da economia portuguesa e a sua presença no mercado internacional é essencial para as empresas, recorrendo aos mecanismos que estão disponíveis no Compete 2020.

03/10/2016
O investimento em Portugal | Sessão 7 de outubro | Montijo

No dia 7 de outubro, às 10h, no Cine-Teatro Joaquim d’Almeida, no Montijo, participe no grande balanço da aceleração dos fundos estruturais direcionados às empresas, porque os instrumentos do Portugal 2020 são fundamentais para alavancar o investimento privado.

03/10/2016
COTTONANSWER diferencia, diversifica e incrementa capacidade produtiva

A empresa vai apostar em novas tecnologias para a área produtiva e organizacional, às quais associará investimentos em soluções inovadoras de marketing, num projeto que visa a introdução de novos produtos e novas formas de relação com o cliente.

03/10/2016
Quando o sucesso implica alargar a cadeia de valor a jusante

O projeto de investimento apoiado pelo COMPETE 2020, pretende capacitar a MD Engineering como uma empresa especialista e de excelência no desenvolvimento/produção de moldes técnicos para injeção.

03/10/2016
A inovação chega aos «E-Têxteis» e aos tecidos técnicos

Com o apoio do COMPETE 2020, a Tabel - Estamparia e Acabamentos Têxteis, Lda. vai criar uma unidade produtiva, com um novo layout, de artigos de vestuário com base em «E-Têxteis» e têxteis técnicos a partir de tecidos inteligentes.

03/10/2016
COMPETE 2020: “uma mais-valia de grandes proporções para o hotel e para a região”

Palavras de Marcel Silveira, diretor geral do Hotel São Lázaro, em Bragança, e que está a ser alvo de uma reformulação profunda, possibilitando, renovar a imagem e obter a classificação de 4 estrelas, de forma a requalificar a oferta a nível internacional para aquela região.

03/10/2016
O pavimento Wicanders, da Amorim Revestimentos, recebe Certificação F4 Star

A empresa portuguesa Amorim Revestimentos é o produtor líder mundial em soluções de pavimentos. A Authentica, premiada linha de produtos da Wicanders acaba de receber a sua certificação F4 Star, o mais elevado padrão de qualidade do governo japonês.

30/09/2016
Projeto High Speed Shoe Factory é o ponto de partida para projeto europeu BEinCPPS

O projeto, apoiado pelo COMPETE, High Speed Shoe Factory vai ser util na implementação de um projeto europeu que envolve 23 parceiros onde se incluem 4 entidades nacionais: o CTCP, a KYAIA, o INESC TEC e o CESE.

30/09/2016
Bolsas de Investigação | Universidade do Minho

A Universidade do Minho tem a decorrer 3 concursos para atribuição de Bolsas de Investigação, no âmbito de projetos apoiados pelo COMPETE 2020. As candidaturas encontram-se abertas.

28/09/2016
Recomendações para facilitar acesso das PME aos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento

A Comissão fez o balanço do trabalho do grupo de alto nível para a simplificação em prol dos beneficiários dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI).

28/09/2016
A volta ao mundo em 100 filmes

“Moov”, “The Ordinary Tasks of The Super Human, “Style”, “ícaro” e “Icarus” foram eleitos os melhores Fashion Films de 2016.

27/09/2016
UE apoia economia portuguesa com 300 milhões de EUR para financiar PME e 'Start-ups'

O BEI - Banco Europeu de Investimento, contratualizou ontem com os bancos portugueses BPI, Caixa Geral de Depósitos, Millennium BCP e Banco Santander Totta, a concessão de quatro empréstimos no valor de 70 milhões de EUR cada, com o objetivo de operacionalizar o programa da União Europeia (UE) para a promoção do Emprego e das Start-ups em Portugal.

27/09/2016
Panorama 58: Uma Agenda Urbana para a UE

A edição do outono de 2016 da revista Panorama está agora disponível em linha. O principal artigo desta edição analisa a Agenda Urbana da UE, estabelecida pelo Pacto de Amesterdão acordado durante o verão.

27/09/2016
Algarve já pode ter linha eletrificada

Integrada num pacote de apoios com €630,5 milhões, a eletrificação da ferrovia algarvia vai avançar.

27/09/2016
INJOVEM apoia a promoção do espírito empresarial jovem

Promovido pela Apemeta – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais, o projeto INJOVEM – Inovação, Jovens e Empreendedorismo foi criado para apoiar o empreendedorismo qualificado e inovador, através do estímulo à criatividade, experimentação e deteção de novas oportunidades e modelos de negócio.

27/09/2016
Regeneração ITV - Promover o Empreendedorismo Inovador, Qualificado e Criativo na Fileira Têxtil e Vestuário

Dinamizar o ecossistema empreendedor da fileira têxtil e vestuário, para facilitar o desenvolvimento de empresas inovadoras, qualificadas e criativas, com potencial de internacionalização.

26/09/2016
Portugal Ventures abre a 17ª Call for Entrepreneurship

Estão abertas as candidaturas à Décima Sétima Call For Entrepreneurship: de 26 de setembro a 27 de outubro.

26/09/2016
Lançada a 5ª edição do Boletim Fundos UE - QREN e Portugal 2020

Já se encontra disponível o Boletim Informativo dos Fundos da União Europeia - QREN e Portugal 2020 n.º 5, lançado pela AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão.

24/09/2016
Projeto “PT Creative Village” rumo à revitalização empresarial

A Associação Famílias está a dinamizar o projeto “PT Creative Village” conjuntamente com várias autarquias e universidades e pretende captar empreendedores qualificados e criativos, fixando e desenvolvendo conhecimento, criatividade e inovação. Uma iniciativa que conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020.

23/09/2016
Brochura da Evolução da Indústria Têxtil e do Vestuário | ATP

Esta brochura é da autoria da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, desenvolvida aquando da comemoração dos seus 50 anos. Conta-nos a breve história da evolução da indústria têxtil e do vestuário, desde a Idade Média à Industrialização.

20/09/2016
Frulact desenvolve tecnologia para incorporar pepitas de chocolate em preparados para iogurte

COMPETE 2020 apoia projeto de investigação industrial “Chocobits” que pretende desenvolver um novo processo capaz de produzir e incorporar pepitas de chocolate microbiologicamente estáveis em preparados de fruta.

20/09/2016
Ribatejo Empreende: Apoios à criação de empresas no Ribatejo

A NERSANT tem um novo projeto, apoiado pelo COMPETE 2020, através do qual irá criar e dinamizar um conjunto de ferramentas e atividades de atração e fomento do empreendedorismo qualificado e criativo e de apoio à criação de novas empresas no Ribatejo, sobretudo em setores de alta e média-alta tecnologia, uso intensivo de conhecimento e indústrias culturais e criativas.

20/09/2016
Projeto promove café português em mercados internacionais

A Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) quer que as marcas de café nacionais tenham um melhor acesso aos mercados internacionais e, nesse sentido, submeteu uma candidatura ao COMPETE 2020: “Portuguese Coffee Hub”.

20/09/2016
Peixes de aquacultura vão ter alimentação mais saudável e sustentável

O objetivo do projeto Alissa é criar ferramentas para tornar os peixes de aquacultura mais resistentes e saudáveis, através da alimentação.

19/09/2016
O COMPETE 2020 alavancou 113 milhões de euros de investimento no setor agro-alimentar, o 2.º maior empregador em Portugal

O setor agro-alimentar apresenta uma complexa da cadeia de valor: empresas diferentes, em mercados diferentes e para diferentes consumidores. No contexto dos diversos instrumentos de apoio do COMPETE 2020, foram aprovados 86 projetos correspondendo a 56 milhões de apoios de Fundos da União Europeia, alavancando o dobro de investimento.

14/09/2016
AEP volta ao Irão com 10 empresas para a quarta ação de promoção do “made in portugal” dos últimos 10 meses

Desde novembro de 2015 até agora, a associação abriu as portas do mercado iraniano a 44 operadores económicos nacionais.

14/09/2016
Estado da União 2016: Reforçar o investimento europeu em prol do emprego e do crescimento

«A Europa deve investir fortemente nos seus jovens, nos seus desempregados e nas suas start-ups. O Plano de Investimento para a Europa, dotado de 315 mil milhões de euros, mobilizou já 116 mil milhões de euros em investimentos no seu primeiro ano de funcionamento. Pretendemos agora alargá-lo a nível mundial.» – Presidente Juncker, Discurso sobre o estado da União de 2016

12/09/2016
O COMPETE 2020 já aprovou 146 milhões de euros para projetos de investigação .

Porque a aposta na investigação científica é crucial para o processo de inovar estreitamente ligado à competitividade, o COMPETE 2020, disponibiliza instrumentos específicos para apoiar projetos e entidades que atuam na esfera da ciência e da tecnologia. Apresentamos-lhe alguns destes dando voz aos investigadores, atores fundamentais neste processo de criação de conhecimento e valor.

12/09/2016
Investigação portuguesa dá novo rumo a resíduos agroalimentares da indústria da vinha e do vinho

A conceção de produtos alimentares com valor acrescentado e a criação de um plano alternativo de gestão para estes resíduos são os dois principais objetivos do projeto “Vine & Wine Residues”, apoiado pelo COMPETE 2020.

12/09/2016
Três grupos de investigação portuguesa - UTAD, IST e UCP - unem esforços e conhecimento para produzir vinhos feitos à medida

Apoiado pelo COMPETE 2020, o projeto Smartwine estuda as interações que estão na base da fermentação do vinho de forma a desenvolver novas culturas-mistas que permitam produzir vinhos em consonância com as preferências dos consumidores.

11/09/2016
Moda Portuguesa agita Madrid

Até 11 de setembro realiza-se mais uma edição da feira madrilena, Momad Metrópolis, que conta com 10 representantes das cores lusas, uma ação apoiada pela Associação Selectiva Moda e pela ATP, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da moda, no âmbito do projeto de internacionalização do From Portugal 2015-2016, cofinanciado pelo COMPETE 2020.

10/09/2016
Bolsas de Investigação | CITEVE

O CITEVE tem a decorrer 2 concursos para atribuição de Bolsas de Investigação, para Licenciados e para Mestres, no âmbito de projetos apoiados pelo COMPETE 2020. As candidaturas encontram-se abertas no período de 26 setembro a 7 outubro de 2016

10/09/2016
Internacionalização do setor automóvel português na Automechanika em Frankfurt

A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria promove, pela primeira vez, a participação de empresas nacionais na "Automechanika", que vai ter lugar em Frankfurt, de 13 a 17 de setembro.

09/09/2016
Katty Xiomara e Miguel Vieira marcam o regresso do Portugal Fashion à New York Fashion Week

Inserido numa estratégia de diversificação dos mercados , o roteiro internacional de desfiles do Portugal Fashion ganha um novo reforço. O projeto de moda luso está de volta à New York Fashion Week (NYFW) após mais de uma década de interregno.

09/09/2016
iBook o vértice da inovação tecnológica e dos materiais inteligentes

Um projeto que pretende aumentar a interação do utilizador ao folhear um livro expandido a um dispositivo digital, criando um cenário rico em estímulos sensoriais, onde a imaginação, a curiosidade e a criatividade estão escondidas atrás de um virar de página.

08/09/2016
Horizonte 2020 atribui 8,2 milhões de euros a 6 investigadores portugueses

O Conselho Europeu de Investigação anuncia a atribuição de 325 bolsas para investigadores em início de carreira, representando um financiamento total de 485 milhões de euros. Foram contemplados seis investigadores portugueses com bolsas individuais, perfazendo um total superior a 8,2 milhões.

08/09/2016
Têxteis lar portugueses desfilam em Madrid

O Parque Ferial Juan Carlos I será o palco da segunda edição anual do certame Intergift, que se realiza de 7 a 11 de setembro. De Portugal estará presente uma comitiva composta por 8 empresas, 7 das quais viajam até Madrid com o apoio da Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal, cofinanciado pelo COMPETE 2020.

07/09/2016
CBRE marca presença no maior evento imobiliário do mundo

No âmbito do projeto “Living in Portugal Now”, cofinanciado pelo COMPETE 2020, a CBRE leva à capital dos Emirados Árabes Unidos quatro promotores imobiliários portugueses para participarem no maior e mais influente evento do setor imobiliário a nível mundial, o Cityscape Global 2016.

06/09/2016
AIDA realiza Missão Empresarial a Silicon Valley (EUA)

A AIDA realiza uma Missão Empresarial a San Francisco/Silicon Valley, a 7ª Edição do “Global Strategic Innovation – International Executive Programa, acção inserida no âmbito do projecto INOV_MARKET, aprovado ao abrigo do programa PORTUGAL 2020 e COMPETE 2020, Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

06/09/2016
Douro Azul diversifica oferta no segmento dos cruzeiros fluviais no Rio Douro

Empresa pretende atrair um segmento de mercado mais jovem, por via da conjugação de elementos inovadores da embarcação com atividades de animação turística diferenciadoras.

05/09/2016
APTECE promove rota do peixe em Londres

Este evento insere-se na estratégia de comunicação e divulgação do projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, a “Rota do Peixe Português”, uma rota de turismo gastronómico de pescado, que realça os melhores peixes em cada região do pais, as formas de confeção e onde usufruir deles, contemplando um conjunto de atividades de que qualquer pessoa pode beneficiar e que realçam a ligação do destino ao mar, ao rio e à oferta complementar de qualidade.

05/09/2016
Tecidos portugueses estão na moda

A cidade da moda recebe, em setembro, a 23ª edição da feira Milano Unica. O certame mais priveligiado de Itália conta com a presença de 10 empresas portuguesas, 4 das quais apoiadas pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal, cofinanciado pelo COMPETE 2020.

04/09/2016
Indústria portuguesa de calçado criou mais de 340 marcas

A indústria portuguesa de calçado conta com mais de 340 marcas, uma estratégia setorial de valorização das coleções, dos produtos e do '"made in" Portugal

02/09/2016
COMPETE 2020 já aprovou 110 milhões de euros de investimento para projetos no setor do Turismo

Portugal está na moda e o Turismo em Portugal vive momentos de prosperidade. Num momento em que está em discussão pública a Estratégia para o Turismo 2027, damos a conhecer projetos apoiados pelo COMPETE 2020 que consubstanciam modelos de negócio capazes de gerar valor e diferenciação.

01/09/2016
2018 o Ano Europeu do Património Cultural, uma proposta da CE

A Comissão Europeia pretende chamar a atenção para o papel do Património Cultural da Europa, como testemunho de identidade relevante na história da humanidade, promovendo a sua partilha às gerações futuras, e eleger o ano de 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural, conforme proposta apresentada ao Parlamento Europeu e ao Conselho, a 30 de agosto.

31/08/2016
AlgaeCoat | Revestimentos comestíveis baseados em extratos de macroalgas para produtos hortofrutícolas frescos

A Campotec IN e o IPLeiria, encontraram uma alga que garante a conservação de maçãs fatiadas por alguns dias.

30/08/2016
Monumental Palace Hotel um emblemático hotel de luxo na cidade do Porto

O emblemático palacete construído em meados do Séc. XX, outrora a Pensão Monumental, fica situado na Avenida dos Aliados no Porto e vai ser alvo de um ambicioso projeto de requalificação hoteleira. Com abertura prevista para o mês de março de 2017, o atual proprietário, reitera o desejo de transformar o Monumental Palace hotel no mais emblemático hotel de luxo da cidade do Porto.

30/08/2016
EXPORT RIBATEJO 2020

O projeto EXPORT RIBATEJO 2020 é promovido pela NERSANT. o projeto reúne um conjunto de atividades relacionadas a prospeção de mercados, com o objetivo de melhorar o posicionamento das empresas participantes no mercado global, permitindo que estas iniciem exportações ou reforcem o seu potencial exportador.

30/08/2016
Revista BOW – Portugal Business on the Way | AEP

Nasceu a Revista BOW – Portugal Business On the Way, com o tema de capa Competitividade Global, Desafios e Oportunidades. Este é o resultado do trabalho desenvolvido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, no âmbito do apoio à internacionalização das empresas.

30/08/2016
Terras Altas de Portugal | Novos Horizontes

Cinco distritos do interior de Portugal vão apostar forte na promoção dos seus produtos tradicionais no estrangeiro através do projeto ‘Terras Altas de Portugal – Novos Horizontes’

29/08/2016
Munich Fabric Start A/W 16-17 | Tecidos Portugueses no Mundo

A participação das 8 empresas portuguesas em mais uma edição da Munich Fabric Start A/W 16-17 é uma ação do From Portugal 2015-2016, uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda e pela ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da moda.

26/08/2016
FeelViana Hotel vocacionado para o Turismo Ativo no Cabedelo

Já arrancou a construção do primeiro "hotel desportivo" em Portugal, situado na belíssima região do Minho, Viana do Castelo, junto à praia do Cabedelo.

22/08/2016
PROINTER+ | Encontros empresariais na Colômbia

O PROINTER+ é um projeto que tem como objetivo principal aumentar o reconhecimento da imagem de Portugal, na Colômbia e no Equador. No âmbito deste projeto a Câmara de Comércio e Indústria Luso Colombiana leva empresários à Expo Camacol, onde Portugal é o país convidado da maior feira do sector da construção da América Latina.

19/08/2016
Bolsas de Investigação | CIIMAR

O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – CIIMAR tem a decorrer concursos para atribuição de Bolsas de Investigação no âmbito de projetos apoiados pelo COMPETE 2020.

19/08/2016
QI – Qualidade e Inovação

O programa “QI – Qualidade e Inovação” promovido pela AIP, no âmbito do Compete 2020, tem como objetivo optimizar o desempenho das empresas, de forma a garantir e incrementar a sua competitividade nos mercados em que atuam. Este projeto destina-se a PME das regiões do Norte, Centro e Alentejo e permite implementar Sistemas de Gestão da Qualidade e de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação.

18/08/2016
IPO de Lisboa aposta nas novas tecnologias

O IPO de Lisboa está a iniciar a execução de três projetos de investimento em Tecnologias de Informação e Comunicação que permitirão modernizar os serviços e infraestruturas tecnológicas, desmaterializar processos clínicos e administrativos e implementar mecanismos de segurança da informação.

16/08/2016
Bolsas de Investigação

Estão abertos concursos para atribuição de Bolsas de Investigação no âmbito de projetos apoiados pelo COMPETE 2020 em co‐promoção nos quais o ITeCons é co‐promotor.

12/08/2016
Portugal é país convidado da maior feira do setor da construção da América Latina

Portugal, representado pela Câmara de Comércio e Industria Luso-Colombiana, é o país convidado da Expo Camacol, uma das mais importantes feiras do sector da construção da América Latina, que se realiza de 24 a 27 de Agosto em Medellín.

12/08/2016
O que se descobre no balanço de 26 anos de trabalho da AEP?

A Associação Empresarial de Portugal apoiou a internacionalização de 3000 PME. Já o futuro passa por trazer cada vez mais os potenciais clientes ao país.

12/08/2016
Calçado investe mais de €30 milhões

Empresas do sector apresentam 54 projetos ao Portugal 2020.

11/08/2016