siRNAGlau: Uma nova terapia para o Glaucoma

Phyzat Biopharmaceuticals - uma startup fundada há 5 anos no Porto - tem desenvolvido terapêuticas que permitam silenciar a expressão de genes envolvidos em mecanismos associados a diversas doenças degenerativas. Paulo Osswald, CFO na empresa, diz que este projeto “vai permitir terminar a fase de desenvolvimento da nova terapia para o Glaucoma, licenciar a propriedade industrial associada e uma empresa farmacêutica dará início aos ensaios regulamentares com vista à aprovação da nova terapia.

1. Enquadramento

 
O projecto siRNAGlau propõe uma nova terapia para o Glaucoma, que visa controlar mais eficazmente a progressão da doença e evitar a subsequente perda de visão, com vantagens significativas sobre as atuais terapias e reduzindo o impacto de uma doença com um custo humano e económico extremamente pesado. 
 
2. Âmbito
 
A Phyzat Biopharmaceuticals é uma startup, fundada há 5 anos no Porto, focada no desenvolvimento de terapêuticas baseadas na tecnologia de ARN de interferência, que permite silenciar a expressão de genes envolvidos em mecanismos associados a diversas doenças degenerativas. 
 
Esta tecnologia é particularmente atractiva para o tratamento do glaucoma, uma vez que o efeito perdura após a cessação do tratamento, porque a proteína silenciada tem de ser sintetizada de novo pelo organismo, para que possa recuperar a sua atividade biológica.
 
O projecto siRNAGlau cobre a fase pré-clínica de desenvolvimento de um novo candidato a medicamento, no seguimento de uma fase de descoberta concluída com sucesso pela Phyzat, em que foi feita a prova de eficácia in vitro e in vivo das moléculas siRNA mais promissoras. O projeto engloba o desenvolvimento das moléculas eleitas e a validação da sua eficácia na redução da pressão intraocular em modelos animais. 
 
Para execução do projecto a Phyzat associou-se em consórcio com o iCBR (Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra), a instituição de I&DI especializada nas doenças oftalmológicas, da Universidade de Coimbra, e com o ICBAS/MedInUP, a instituição de interface especializada no desenvolvimento experimental de novos medicamentos, da Universidade do Porto.
 
 
3. Resultados Esperados | Testemunho de Paulo Osswald, CFO na Phyzat
 
Este projecto vai permitir terminar a fase de desenvolvimento da nova terapia para o Glaucoma e licenciar o referido programa, com a propriedade industrial associada, a uma empresa farmacêutica que dará início aos ensaios regulamentares com vista à aprovação da nova terapia. 
 
O apoio do COMPETE 2020 foi fundamental para permitir juntar esta parceria e fazer avançar o projecto através de uma fase crítica de experimentação animal, permitindo ainda acelerar o desenvolvimento de competências dos três parceiros na área oftalmológica, para a continuidade das quais há já manifestações de interesse de potenciais tomadores.
 
 
 
4. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto contou com o apoio do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em copromoção, envolvendo um investimento elegível de 740 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 580 mil euros.
 
5. Links
 
Phyzat Biopharmaceuticals | Website 

11/02/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia