2Bio4cartilage - Programa de intervenção integrado para prevenção e tratamento de lesões da cartilagem

 

Enquadramento

Doenças relacionadas com a cartilagem estão na lista das principais preocupações da Organização Mundial de Saúde (OMS), assumindo-se a prevenção da degeneração da cartilagem articular como uma importante questão de saúde para a qual existem poucas soluções eficazes. Por outro lado, o envelhecimento, a obesidade, deficiências nutricionais e a (in)atividade física são problemas primários para a sociedade Portuguesa, que estão diretamente associados a um elevado número de doenças reumáticas. O mundo atual enfrenta um problema sério, com mais de 250 milhões de pessoas afetadas com osteoartrose (OA) crónica.

Juntamente com um impacto significativo nos cuidados de saúde e na sociedade, a OMS revela que, em termos de Carga Global de Doenças, a OA do joelho é a 11ª causa principal de incapacidade e mostra uma tendência crescente. Embora possa danificar qualquer articulação do corpo humano, os problemas mais comuns afetam as articulações das ancas, joelhos, mãos e coluna.

Com uma tendência demográfica para o envelhecimento da população, hoje em dia, a sociedade arrastou-se para um ciclo vicioso devido à relação comprovada entre a OA e a obesidade, e o aumento da prevalência de ambos.

 

O Projeto

Assim, para contribuir para a resolução destes problemas é obrigatório ter perspetivas e abordagens de intervenção integrada multidisciplinares. É neste enquadramento que surge o projeto 2Bio4cartilage, com os seguintes objetivos principais:

(1) promover, em conjunto com os estudantes, uma abordagem de aprendizagem para um processo de ensino-ação reforçado;

(2) desenvolver um novo sistema de micro co-extrusão com a capacidade de extrudir filamentos interior e exterior, com elevada fiabilidade;

(3) otimizar a engenharia de biomateriais e bioprocessos para a construção de “scaffolds” híbridas e funcionais;

(4) conceber e disseminar um programa de exercício físico baseado no indivíduo para a redução da dor, o aumento da independência funcional e a redução dos custos associados ao diagnóstico de OA;

(5) sensibilizar a sociedade para o problema da OA, dotando-a de conhecimentos elementares sobre a doença, na tentativa de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

O projeto tem duas grandes áreas de intervenção que, embora sejam de áreas científicas diferentes, se complementam: uma centrada na prevenção da doença e outra no desenvolvimento de uma solução de tratamento.

Para alcançar os objetivos é necessário ter uma metodologia clara e bem definida, assim como uma equipa de investigação altamente motivada. O 2Bio4cartilage foi dividido em 7 atividades complementares e compreende a participação de três Institutos de Ensino Superior e o Centro Hospitalar de Leiria.

Sendo esta uma equipa multidisciplinar, espera-se que os resultados sejam bastante profícuos, na medida que se promoverá um debate permanente em conjunto entre os diferentes atores que têm um papel importante na luta contra a OA. Os resultados do projeto serão amplamente disseminados, aumentando a consciência da sociedade para este problema, assim como o conhecimento de estudantes das diferentes áreas do saber e acrescentando valor económico para um problema atual do Sistema Nacional de Saúde.

Para o Investigador Responsável do projeto, Pedro Morouço,

 

"o apoio do COMPETE 2020 revelou-se fundamental para a criação de sinergias intersectoriais, cruciais para promover um avanço significativo nos domínios da prevenção e tratamento da osteoartrose. Tentando abordar alguns dos atuais problemas que a sociedade enfrenta, este projeto foca a sua análise e intervenção em saúde, e concomitantemente, numa perspetiva de promoção do bem-estar e qualidade de vida, particularmente para os idosos. Em uma sociedade que quer ser desenvolvida, a descoberta de "novos" conhecimentos científicos e tecnológicos deve ser permanente e contínua."

 

A equipa

O projeto é desenvolvido através de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Leiria (entidade promotora), o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico de Santarém, bem como o Centro Hospitalar de Leiria.

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Cientifica e Tecnológica, envolvendo um investimento elegível de 149 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 127 mil euros.

16/04/2018 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa