Andreia Fortes, vê na indústria um sector altamente motivante especialmente porque permite criar, transformar e ver obra feita

 


Qual tem sido o fio condutor da sua carreira?

O gosto pelo trabalho e pela aprendizagem e a realização profissional que daí tem advindo ao longo destes anos.   

 

A indústria pode ser 'sexy'? Como atrair mais jovens e reter talentos?

Do meu ponto de vista a indústria é sexy. A indústria permite transformar e criar. Vê-se a obra feita e isso por si é altamente motivante. Relativamente à atração de jovens e retenção de talentos, acho que no nosso país ainda há muito trabalho a fazer. O tecido industrial português é constituído maioritariamente por PMEs, muitas delas localizadas fora das grandes cidades como Lisboa e Porto. A par disto, ainda não temos grande tradição no 'casamento' entre empresas e academia. Acho este um dos pontos chave para se conseguir atrair jovens. Durante o percurso universitário os estudantes deveriam ter mais contacto com o mundo empresarial e industrial, por exemplo através da realização de estágios em contexto industrial ou até de pequenos projectos de investigação e desenvolvimento em temáticas importantes para as indústrias. Existem PMEs de cariz industrial de enorme valor em Portugal onde os talentos têm todas as condições para “criar”.

 

Pensa que é uma líder diferente por ser mulher? Acredita que existe uma liderança masculina e uma liderança feminina?

Acredito  que tanto os homens como as mulheres podem ser líderes, de acordo com as suas características de personalidade e respetiva coadunação ao seu contexto profissional (neste caso em particular). Naturalmente que há características de liderança que estão mais patentes nas mulheres e outras mais associadas aos homens; mas não creio que exista um género de liderança feminino e um género de liderança masculino.

No meu caso em particular, a minha liderança é a combinação das minhas características de personalidade, das características de personalidade das minhas pessoas e do meio em que estamos inseridos.

 

É possível ter uma carreira bem sucedida e, ao mesmo tempo, ser feliz na vida pessoal?

Acredito que sim! Cabe a cada uma de nós  gerir todas as vertentes da nossa vida e a forma como elas se inter-relacionam. 

 

Que conselho deixaria a todos (as) que escolhem a indústria para fazer um percurso profissional?

Colocar o máximo de brio e de empenho em tudo o que fizerem. Serem auto-exigentes em primeiro lugar e a seguir serem exigentes com os outros (pares, superiores hierárquicos, etc). A progressão e o reconhecimento serão uma consequência natural.

 


Outra informação de Interesse

Nome Completo: Andreia Mateus da Silva Fortes   Idade: 37 anos (01-05-1980)   Naturalidade: Marinha Grande   Habilitações Académicas: Licenciada em Engª Química pelo I.S.T. | MBA Executivo pelo Indeg – ISCTE   Percurso Profissional:   Estágio curricular de 6 meses na Bélgica numa indústria química de produção de espumas de poliuretanos   Breve experiência numa financeira de crédito ao consumo   Consultoria de Sistemas de Informação (5 anos) numa das Top 3   Desde 2010 administradora de um grupo de empresas industriais no sector dos moldes e plásticos na região da Marinha Grande     Hobbies: Viagens | Cinema | Leitura | Música


 

06/03/2018 , Por Célia Pinto