Novo estabelecimento para produção de Pedra de Silicato, Silicato Sódio e Lingote de Alumínio

Enquadramento

A Quimialmel - Químicos e Minerais, Lda, foi fundada em 1993 e pertence ao Quimialmel Grupo, estabelecido em Espanha, que acumula cerca de 40 anos de experiência no mercado de matérias-primas para a indústria transformadora em geral, operando em todo o mundo.

A Quimialmel tem orientado os seus produtos para a cobertura das necessidades de matérias dos principais sectores do mercado, tais como a indústria cerâmica, vidro, tintas, plásticos, metalúrgica, química, alimentação animal, galvanização, argamassas, fundição, entre outros. A empresa tem uma presença consolidada nos mais diversos mercados, comercializa praticamente todos os tipos de matérias-primas de base para a indústria, sendo, em alguns deles, líder. Está certificada pela ISO 9001 e está presente em 11 mercados: Angola, Brasil, Espanha, França, Reino Unido, India, Itália, Africa do Sul e Costa Marfim, Alemanha e Polónia, e exporta 26% do seus volume de negócios.

O Projeto

Este projeto prevê a criação qualificada de um "novo estabelecimento" situado no Parque Industrial da Vista Alegre, no Distrito de Aveiro, onde a Quimialmel irá desenvolver os processos tecnológico- produtivos relativos à produção de:

- Pedra de silicato (será a única e aplicará tecnologia inexistente no país -toda a pedra de silicato é importada);

-Silicato de sódio líquido que se destina a diversas áreas industriais, tais como, indústria de cerâmica, detergência, metalomecânica, fundição, tratamento de água, adesivos, colas entre outros, sendo o principal objetivo da Quimialmel abranger outras aplicações ainda pouco desenvolvidas. Com este projeto o silicato de sódio líquido passará a ser produzido pela Quimialmel com tecnologia de ponta, até agora inexistente em Portugal;

- Lingote de alumínio a partir da valorização de resíduos (sucatas), este sistema incluirá a aplicação de sistema de separação de escórias salinas (tóxicas) das sucatas a valorizar- único em Portugal, o que permite um aumento de 18% do volume de resíduos de sucata valorizados, deixando de ser exportados como sucata e com baixo valor económico.

Esta unidade produtiva, tendo em linha de conta a especificidade e a prudência que envolve por um lado a manipulação e por outro a produção em si destes produtos, que envolvem químicos, produtos tóxicos (letais - amoníaco por exemplo) e resíduos, tornam o edifício/pavilhão a construir um elemento fundamental do processo produtivo. Efetivamente, não se trata de um pavilhão indiferenciado, é um estabelecimento feito à medida e conforme as especificidades de segurança, dimensionamento, infraestruturas de segurança e layout produtivo otimizado para a produção destes compostos essenciais como materiais e matérias-primas para as mais diversas indústrias nacionais e internacionais.

A Quimialmel, pretende assim dar continuidade à sua estratégia de verticalização e capacitação diferenciada e especializada em termos industriais, liderando a nível nacional a produção de pedra de silicato e silicato de sódio, bem como de produção de lingote a partir de resíduos valorizados, sucata. Neste novo estabelecimento a empresa pretende incorporar estas 3 linhas produtivas estado da arte, capazes de abastecer a indústria nacional e internacional com 6000 toneladas de lingote alumínio/ano, e 12000 toneladas de pedra de silicato e 8000 toneladas de silicato de sódio.

A componente de formação profissional foi associada às operações de investimento do projeto de forma a obter uma melhor eficiência e eficácia dos processos de inovação produtiva e das novas tecnologias no novo estabelecimento da Quimialmel, bem como proporcionar aos seus recursos humanos a aquisição de conhecimentos e competências nestas áreas e o aumento das suas qualificações.

Neste sentido, a componente de formação profissional é constituída por 4 cursos que permitem a implementação de processos de qualidade e inovação produtiva e uma correta adaptação da empresa e dos sistemas produtivos às novas tecnologias e equipamentos do novo estabelecimento.

Este projeto de investimento resulta da introdução de um conjunto de inovações de processo, marketing e organizacional na empresa com o qual se pretende que esta dê um salto competitivo exponencial. Assim, a empresa, encontra-se sustentada em estratégias e táticas apresentando uma situação privilegiada para expandir o seu negócio a novos mercados.

Face a este cenário competitivo e qualificado, procura-se, com este investimento alicerçar o projeto empresarial na dotação e capacitação de fatores de especialização e vantagens agregadas (qualificação produtiva e competitiva transversal em todas as áreas criticas para o negócio - produção, qualidade, I&D, marketing, design e RH) que catapultem a empresa para o estado-da-arte do setor que lhes permita competir com a qualidade dos seus produtos com vantagem, ombreando com os players mais fortes a nível mundial.

O Apoio COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 3,6 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2 milhões de euros.

26/04/2018 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa