O Mundo do Calçado reunido no Porto

 

Cerca de 500 profissionais da indústria de calçado, oriundos de 33 países, concentram-se, na próxima semana, no Porto. Subordinado ao  tema  “Da  Moda  à  Fábrica:  uma  nova  era  Tecnológica”,  o Congresso Mundial de Calçado, agendado para os próximos dias 17 e 18 de maio, no Hotel Sheraton, está a gerar uma grande expectativa a nível internacional. A abertura do Congresso estará a cargo da Secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann. É o regresso ao Porto do maior evento técnico do setor de calçado no plano internacional. A primeira vez que o Congresso Mundial da UITIC se realizou em Portugal, foi em 1996. Para o Diretor-Geral do Centro Tecnológico do Calçado – Leandro de Melo - nesse período, “praticamente tudo se alterou na indústria portuguesa”. “Nos anos noventa, Portugal ambicionava ser uma referência na indústria de calçado no plano internacional. Nesse período, iniciaram-se os primeiros  investimentos  em  I&D,  nomeadamente  com  o  projeto FACAP  –  Fábrica  de  Calçado  do  Futuro.  Hoje,  já  exportamos tecnologia para todo o mundo. Evoluímos do ponto de vista técnico e tecnológico, o que nos permitiu oferecer ao mercado soluções de excelência. A aposta na promoção e nas marcas próprias chegaria mais tarde, mas a verdade é que hoje Portugal já se distingue pela produção de calçado de enorme qualidade, mesmo nos domínios de produto de cariz mais técnico, e pelo serviço exemplar, respondendo mais rapidamente do que os nossos concorrentes internacionais”.

O futuro da indústria de calçado a nível mundial vai estar em discussão no 20º Congresso da União Internacional dos Técnicos da Indústria de Calçado (UITIC). “Novos produtos e novos serviços ligados às necessidades dos consumidores”, “Desenvolvimento inteligente e produção”, “Sustentabilidade, transparência da cadeia de abastecimento e tendências regulatórias que afetam as fábricas” e “Fábricas centradas no homem e novas formas de gestão” são alguns dos temas em destaque.

Antecipando a atmosfera da 20ª edição do congresso, Françoise Nicolas, Secretária Geral da UITIC, acredita que "será uma ótima oportunidade para conhecer especialistas relevantes das principais áreas de produção de calçado, ter informações detalhadas sobre o estado das inovações disponíveis e familiarizar-se com as principais orientações tecnológicas para o setor de calçado".  

Para além de dois dias de conferências, o Congresso da UITIC tem a particularidade de estar a atrair profissionais de todo o mundo: durante três dias, os participantes poderão visitar mais de duas dezenas  de  empresas  portuguesas,  conhecendo  no  terreno  a realidade  nacional.  “Há uma grande curiosidade relativamente ao grau  de  sofisticação  tecnológica  das  empresas  portuguesas  de calçado, facto que, por si só, motivou a organização de um extenso programa de vistas a empresas”, adianta Luís Onofre, Presidente da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos).

O Congresso Mundial de Calçado ocorre numa altura em que a indústria portuguesa de calçado acaba de renovar a sua ambição de se assumir como “líder mundial na relação com os clientes, através da sofisticação do produto, da resposta rápida e ao nível de serviço”.

A APICCAPS lançou, recentemente, o «Roteiro do Cluster do Calçado para a Economia Digital». Com o FOOTure 4.0, que prevê um investimento de 50 milhões de euros até 2020, foi criado um novo ecossistema, envolvendo mais de 70 entidades, entre empresas, startups,  universidades,  centros  de  inteligência  e  entidades  do sistema científico e tecnológico.

O FOOTure 4.0 procura explorar as oportunidades criadas pela Indústria 4.0 e definiu quatro prioridades estratégicas e catorze medidas, nomeadamente criar formas de interação com o cliente num contexto  digital  e  em  rede;  melhorar  a  flexibilidade,  tempo  de resposta ao cliente, inteligência de negócios e sustentabilidade; qualificar o setor para a Indústria 4.0, tonando-o mais dinâmico, inovador e capaz de criar novos negócios; melhorar a inteligência e imagem do setor.

Fonte : Press Release APICCAPS

14/05/2018 , Por Paula Ascenção